Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jeitinho brasileiro

O jeitinho brasileiro é uma expressão que está entre os nossos "desenrasca" e o "chico esperto". Ou seja, o pessoal tenta puxar a brasa à sua sardinha e tirar proveito dos outros. Bom, já chega de provérbios populares e vamos passar à situação. Tenho andado com a sensação que a minha senhoria se aproveita altamente de sermos estrangeiros. Fiquei com a sensação de que ela pensa "são estrangeiros podem pagar e eu posso aproveitar-me disso".

Nunca disse nada, pois nunca tive bem a certeza, até hoje... A casa está longe de ser perfeita ou nova. O chão tem formigas, o frigorifico é estranho, não há armários sufucientes e de cada vez que ela diz que vai trazer alguma coisa cá para casa, traz sempre coisas a cair de velho. Ela compra novo para ela, e traz o usado para nós. O chuveiro deixou de funcionar e ela quer que nós paguemos um novo.  Há ainda o dinheiro extra que consegue através dos pagamentos à empregada, que ela diz que vai para produtos mas que ninguém sabe muito bem quanto...

Há ainda os telefonemas mistério. Já aconteceu ligar-me para me informar que tal pessoa vem cá a casa, repetir isso 3 vezes ao telefone, e depois a pessoa nunca aparecer. Quando perguntámos porque não veio ela responde que nunca esteve para ir e que eu devo ter percebido mal. Mal??? Um telefonema inteiro só sobre isso?

Por ultimo há as coisas fora do lugar. Toalhas minhas que apareceram no armário do quarto ao lado. A cadeira do meu colega que apareceu no meu quarto. Janelas abertas no meu quarto quando as deixei fechadas. A mobília que muda de sitio enquanto estou no trabalho.

Cansei-me... Investiguei e não... isto não é normal, nem mesmo neste país tão estranho às vezes. Assim, estou oficialmente à procura de casa!

10 Notinhas minhas

Nota 1- Put@ merd@ (expressão muito usada no Brasil)

Nota 2 - Quando o pessoal está a perder, não joga como se estivesse ganhar, ok?

Nota 3 - CR7 só é uma estrela nos anuncios, porque no campo nem se vê...

Nota 4 - Correcção da nota 3, vê sim... a cair de cada vez que olham para ele... ah e vê-se também a olhar para os ecrans gigantes para ver se o cabelo está no sítio!

Nota 5 - Dava tudo para abrir os olhos às milhares de pessoas que discordam das notas 3 e 4 (o que vale é que fora de Portugal não se encontram tais espécimes).

Nota 6 - A culpa não foi da sorte! A culpa não foi dos jogadores! A culpa não foi do Carlos Queirós! A culpa não foi dos apoiantes! Estas coisas acontecem... para uns ganharem outros têm que ir para casa. Para uns serem bons outros têm que ser maus!

Nota 7 - Adoro o Fábio Coentrão! Melhor jogador português deste mundial!

Nota 8 - Gostei do ar de desespero do Eduardo depois de fazer a sua 17ª brilhante defesa... "eh pá, eu estou a fazer a minha parte, mas vocês podiam fazer a vossa também!!!"

Nota 9 - Agora já posso comprar uma camisola do Brasil sem sentir que estou a trair o meu país!

Nota 10 - Put@ merd@!!!!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

O meu Resumo do Mundial

Já aqui escrevi sobre o mundial mas pouco foi sobre futebol. Resumindo tudo muito bem, estou a adorar este mundial cheio de surpresas! Grandes equipas que sairam, outras mais pequenas e não esperadas que ficaram. Os jogos fantásticos e fenomenais começaram agora nesta segunda fase. O dia de ontem (Domingo) foi o que os brasileiros chamam, uma verdadeira delicia! Os próximos também prometem... Mal posso esperar por ver a Argentina jogar contra a Alemanha. Antes disso terei que ver uma das minhas equipas favoritas ir para casa, no Brasil x Holanda, pois são as equipas por quem mais torço a seguir a Portugal. No entanto, isso quer também dizer, que vou ver uma das minhas equipas preferidas chegar às semi-finais, pois se uma vai para casa a outra fica!

E não me esqueço do jogo de amanhã... o grande duelo ibérico! Dê lá por onde der, Portugal não pode voltar ainda. Há que correr e suar e força nessas canetas!
Não deixa de ser engraçado, termos o segundo melhor ataque, tendo ganho apenas um jogo e empatado os outros. Tudo por causa daqueles 7 golos...
Vamos manter as estatisticas e marcar mais amanhã, ok?

Vuvuzelas

Na sexta feira pûs pela primeira vez uma vuvuzela aos beiços. A seguir dei por mim a cantar: se uma vuvuzela incomoda muita gente, 2 vuvuzelas incomedam muito mais!

Coisinha mais irritante. Sorte a minha estar do lado de cá do mundo, onde durante o mundial inteiro vi só e apenas duas vuvuzelas ao vivo.
Achei engraçado, que as duas que eu vi eram verdes e amarelas, cores do Brasil. Porque raio é que em Portugal só se vendiam laranja? Era para apoiar a Holanda? Por mim tudo bem, adoro a selecção da Holanda! Ou venderam-se vuvuzelas vermelhas e verdes depois de eu ter vindo embora?

Portugal x Brasil

O grande dia chegou. Durante semanas toda a gente se metia comigo por causa deste jogo. A situação era favorável aos dois, por isso o clima era bastante amistoso. Com a camisola das quinas vestida lá me sentei entre cerca de duas dezenas de camisolas amarelas e verdes. O jogo começa. Por cada grito da multidão ouve-se outro de uma voz só... a minha. Saltou-se, gritou-se, aplaudiu-se, mas principalmente riu-se muito. A certa altura estavamos todos tão cansados de não ver golos que começamos a torcer pelas duas equipas. Mas não tivemos essa alegria. "Que jogo de compadres" diziam os brasileiros. 



Não faz mal. Vamos curtir o resto do dia. Bebemos muito, comemos muito, ouvimos os habituais músicos e cantámos e dançámos com a sua musica. A festa durou até às 10h da noite.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Fim de semana

Tenho tanto para contar sobre este fim de semana grande (sim, porque sexta houve jogo do Brasil e ninguém trabalhou), que nem sei por onde começar!!!

Começo amanhã, ok? Preciso de recuperar primeiro!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Daqui ao New York Times é um pulinho...

... dos grandes!!!!!

O jornal da minha antiga escola preparatória convidou-me a escrever um artigo... pasmem-se... sobre mim! Achei uma experiência engraçada e espero ajudar de alguma forma os futuros adultos da minha cidade. Nem que seja a ver que a Guarda é um nanoponto no mundo!

Leiam se tiverem paciência. Senão vejam só a foto, que foi tirada pelo excelente fotografo J.E.W. (que me bate se eu não disser isso aqui!).


A qualidade é um bocado duvidosa mas as palhices são assim... Cliquem na imagem para a aumentar!

É que é mesmo bonito!

É lindo não é?

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PORTUGAL!!!!

Afinal os meninos quando querem até jogam... Até o Ronaldo abriu finalmente o frasco do ketchup.
Vi o jogo em casa sozinha. Quem levou com a excitação toda foi o gajo que veio aqui deixar água. Deve ter pensado que eu não sou boa da cabeça... e não sou por isso também não faz mal!

Golos não devem ser problema da contagem final... Mas ganhar ao Brasil é que era!


Aprender português

Tendo sido durante anos o alvo de gargalhadas de cada vez que abria a boca para falar polaco, sinto-me agora um pouco no direito de me rir dos que tentam falar português.

Durante a festa:
Nós: E. é sim que se diz e não sime.
E.: Mas eu não consigo.
Nós: Consegues. O som tem que sair pelo nariz. Vá treina... sim sim sim sim sim sim.
Ao fim de algum tempo de treino ele consegue.
E.: Sim sim sim sim sim sim
Nós: Boa! Viste, afinal consegues!
E.: Sime!!!!

Bacalhau e Brasil

Qualquer desculpa é boa para a malta se juntar. Quando há jogo do Brasil a desculpa não podia ser melhor. E quando a malta se junta e a portuga está por perto há sempre bacalhoada. À beira de bater o record de pessoas para quem cozinhei (não bati porque faltou gente, continuo nas 16), lá passei horas em mais uma cozinha que não a minha. Já perdi a conta da quantidade de cozinhas que já usei para fazer bacalhau...


O pessoal gostou (até os alérgicos a peixe comeram!) e mais ainda gostaram do futebol! Nota-se que a expressão "joga bonito" nasceu no Brasil. Oh gentinha endiabrada (no bom sentido claro). Lá em casa eles pulavam, vibravam, sofriam, mesmo depois de estarem a ganhar. Foi o máximo! Mas o meu coração vermelho e verde não me deixa ficar 100% feliz a cada golo do Brasil! Metade está no jogo de amanhã, porque a esperança é a ultima a morrer...

E termino este post com uma citação da Carol, porque nem eu teria resumido melhor:

"De futebol e samba percebem os brazucas"

Aviso importante

Fica aqui o aviso para futuros visitantes do sexo feminino: não andem de autocarro no ultimo banco, principalmente se tiverem os seios avolumados. É que a probablidade de acabarem com eles nas costas é enorme!

PS. Ouviste Lee? Ouviste Chepa?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Teorias interessantes

A teoria confirma-se: quando a frança joga o mundo inteiro torce pela outra equipa. 
Hoje, o mundo inteiro ficou feliz.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estreia no Mundial

Vou passar à frente a estreia de Portugal no mundial porque não tenho muito a dizer. Pelo menos não mais do que já deve ter sido dito por aí. Vou portanto falar da estreia do Brasil. 

No centro do departamento puseram-se bandeiras, um ecran gigante e sofás. Na sala do café havia canjica (um mistura doce de farinha de milho com amendoins) e quentão (tipo o vinho quente da Austria mas feito com cachaça). O pessoal juntou-se todo por ali e fizeram-se prognósticos. Quando eu respondi que apostava em 2-0 para o Brasil a resposta que ouvi foi "hiiii, ve-se logo que é portuguesa, pessimista e não está habituada a ganhar". Viu-se...

Canjica e quentão

Eles falavam em 4-0, 6-0, sempre com aquele optimismo tão brasileiro. A verdade é que 10 minutos depois do ínicio da partida os prognósticos deles já tinham mudado. No ínicio da segunda parte já viam a coisa mal parada. O que eu admiro mais neles é mesmo o facto de nunca, mas nunca, terem deixado de pensar que o Brasil não ia ganhar. Para eles sempre foi uma questão de tempo. 190 milhões a pensarem assim deve ajudar, não?

Gostei também do futebol deles, mais rápido, mais bonito, sem desistir daquela bola lá ao fundo, quase sem cartões e principalmente sem as quedas de 2 em 2 minutos. 

Gostei da experiência e fico feliz por ainda haver muitos jogos pela frente (espero eu). O país parou completamente. Os bancos fecharam, as lojas fecharam e os autocarros passaram a circular menos. Apagaram até as luzes da universidade e mal encontrei o caminho no final (ninguém me manda não ter saído com os outros e ter ido ver das amostras). 

Domingo há mais e parece que desta vez vai ter bacalhau... feito por mim claro!

domingo, 13 de junho de 2010

Agora fica tudo explicado

Durante o meu doutoramento na Polónia, tentei usar um composto químico chamado DMF. Tentei usa-lo porque estava descrito em vários artigos que era bom para fazer o que eu queria com os meus materiais. Tentei várias vezes mas a coisa nunca deu certo. Ossos do ofício, pensava eu. 

Há dois dias o meu colega F. disse que ia só lá abaixo ao laboratório buscar a amostra dele com DMF e eu fiquei curiosa. Ele levou não só a amostra mas também o frasco com o DMF. Quando eu vejo o liquido do frasco desato a rir às gargalhadas, enquanto ele e o técnico que lá estava, olhavam com ar aparvalhado para mim...

É que finalmente descobri a verdade por detrás dos meus fracassos com o DMF. O DMF é um liquido transparente e fluido como a água e não amarelo e pegajoso como aquele da Polónia que datava de 1954!

Dia dos Namorados*



Hoje (dia 12) é dia dos namorados no Brasil. Comentei isso com um colega e disse-lhe que eles tinham tudo trocado, pois o dia dos namorados é geralmente em Fevereiro. Ele disse logo que faz todo o sentido porque dia dos namorados deve ser no inverno... Vendo por esse lado, até faz sentido. 

O resto não é muito diferente daí. Há lojas e restaurantes enfeitados com coraçãos, os casais vão ao cinema ou jantar fora, trocam-se presentes e deve-se dar mais uso que o normal aos motéis. Tudo em menos quantidade que pelo menos na Polónia, onde só de andar na rua enjoava com tanto coração vermelho, mas isso sou eu...

*This post is dedicated to my sweet valentine J.

sábado, 12 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010



Com o mundial já a decorrer não podia deixar de falar nisso. Acho que não é novidade dizer que o Brasil respira futebol. Em cada canto há uma bandeira, fala-se no mundial em todo o lado, fazem-se apostas, e claro que também gozam comigo!

O que é que isto tem de diferente de Portugal? Não sei explicar, mas é diferente. É como se esta febre de futebol aqui fosse mais saudável. Aí parece que ultrapassou todos os limites. Não se fala noutra coisa e mesmo quem não gosta de futebol tem que levar com tudo isso. Aqui há opções (na TV por exemplo), e a festa não é um negócio.

Aqui não há vuvuzelas, pois o melhor modo de apoiar a selecção não é usar instrumentos que representam outros países, mas sim os pandeiros e tambores típicos daqui mesmo.

Aqui o povo sai a rua para ver os jogos nos ecrans gigantes, espalhados por todo o lado, e depois dos jogos há concertos livres, pois as bandas não cobram nada.

Aqui há ponto opcional, que é como quem diz, quem quiser faltar ao trabalho para ver os jogos do Brasil pode, sem sair prejudicado.

No departamento também vão por um ecran e vai haver comida tradicional. Em particular o lider do meu grupo vai pôr TV no laboratório, pois diz que há por lá uma portuguesa que precisa de ver jogos que nem sempre envolvem o Brasil.

Não sei explicar melhor. É o máximo. É mais saudável. Vale a pena! Venham cá ver!

Mesmo a calhar


Persegui esta musica durante anos. Nunca consegui saber o nome do grupo apesar de toda a gente a conhecer. Descobri hoje, que os autores são uma das minhas bandas brasileiras preferidas, Skank. Irónico não é? Como a musica é muito antiga não consta dos cd's da banda que eu tenho. Além disso, e melhor ainda, os Skank são daqui mesmo de BH e o video clip da musica foi filmado aqui mesmo no estádio do Mineirão, num clássico Cruzeiro x Atlético. O jogo terminou 1-1, o que foi conveniente visto que a banda é composta por 4 elementos, 2 de cada clube.

Com mundial a decorrer, não poderia haver melhor banda sonora que esta!

http://www.youtube.com/watch?v=ftVoTWgSaQk

O video não estava disponivel para postar aqui.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sair à noite no Brasil é...

... beber cerveja e ouvir chorinho (tipo de musica brasileira) a noite inteira, e adormecer a arrotar a torresmos...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A bela da novela brasileira

Quando era mais nova, tal como a maioria das pessoas, via novelas brasileiras. Depois surgiram as portuguesas, que rapidamente se tornaram no que são hoje: todas iguais, sem graça e com histórias muito mal contadas. Nos tempos de universidade gostava de estudar e escrever relatórios com a novela brasileira a fazer barulho de fundo, mas desde que me mudei para o estrangeiro que nunca mais vi televisão no geral, novelas em particular. 
 
 

Hoje, acendi a TV aqui de casa. Depois das noticias veio a novela. Comecei a ver... já tinha saudades de uma boa novela brasileira. E agora continuo aqui, em frente ao ecran. Quero saber quem matou a mãe da rapariga e se a outra vai ou não conseguir ir morar com o namorado, porque o pai não quer. Há ainda o casal que acabou porque anda ali tramoia mas ainda não entendi bem, e a menina rica que se vai casar por interesse... 

É a pura da loucura!

domingo, 6 de junho de 2010

O melhor do brazil é...

... FRUTA!!!!

Descobri aqui perto um mercado pequeno só com frutas e vegetais! Hoje fui às compras!

É engraçado ver como eu me delicio com as mangas, papaias e bananas exóticas enquanto os brasileiros, provavelmente cansados disso tudo compram imensas laranjas e morangos, de aspecto pouco saudável.

Nas mãos tenho um mamão e um cacho de bananas de uma das 7 qualidades daqui que já não sei o nome. Já não tinha mais mãos para a melancia, mangas, quiabos, e afins.

sábado, 5 de junho de 2010

A Europa vista pelos americanos

Quanto ao resto não sei mas a parte de Portugal é tããããoooo verdade!


Click to enlarge

Best of the muppets - III

Ok, prometo parar depois deste! Mas são irresistiveis. Esta canção é uma das minha favoritas de sempre. Lembra-me sempre duas coisas: as viagens com o P. de Évora à Guarda ou vice-versa, e o (fantástico, espectacular, incomparável, ...) musical WWRY.

E esta versão também não fica nada atrás.


Best of the muppets - II

E o que seriados the muppets sem o seu... mahna mahna!
Tão simples e tão fantástico!


Best of the muppets

Porque hoje é sexta feira, apeteceu-me relembrar as férias e a canção que aprendi nessa altura e que me arrancou tantas gargalhadas...

A letra é fenomenal e o Rowlf é o melhor pianista cão já visto! Se precisarem ajuda para perceber as piadas digam, porque eu fui percebendo à medida que ouvia a musica mais e mais vezes.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia Mundial Sem Tabaco

Ontem foi o dia mundial sem tabaco. Venho um dia atrasada, mas ando para escrever este post há já algum tempo.



Eu detesto e abomino tabaco. Lá que as pessoas se queiram matar aos poucos é com elas, mas que me obriguem a mim ao mesmo tempo é que não está certo.

Desde que saí de Portugal que me habituei a sair à noite e a voltar para casa sem aquele cheiro horrivel no cabelo e na roupa. Ainda um dia alguém me vai explicar porque é que a lei do tabaco em Portugal não resultou. É o unico país onde eu estive onde ainda se fuma em locais fechados. Ah e tal está frio. Frio? Na Polónia quem queria fumar saía à rua com -10ºC. O mesmo na Suécia. Na Alemanha. Na Austria.

Além disso a lei ajudou muita gente a perder esse vicio. Outro factor que acho um exagero em Portugal. Nunca vi tanta gente a fumar como no nosso país. Mais de metade dos meus amigos portugueses fumam. Mais de 90% dos meus amigos estrangeiros NÃO fumam.

Irritar-me mais do que isto só mesmo ouvir da boca de fumadores coisas retrógadas como "não queres apanhar com o fumo, não saias à noite". Dois dedos de testa são o mínimo necessário para ver o quanto isto é ridiculo...

São coisas assim, juntamente com os altos impostos, os salários pobres da investigação científica, entre outros que me fazem pensar que voltar para ficar é bastante improvável!