Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ginásio... no Brasil

Quem me conhece sabe que estar quieta é quase impossível. Tal como na Polónia, também no Brasil decidi ir gastar as minhas energias extra num ginásio. Como a "malhação" é a "modalidade" mais conhecida e practicada do Brasil decidi experimentar. Aqui não se brinca em serviço. Os instrutores são todos licenciados em educação física (na Polónia a maioria tinha feito um workshop de 2 meses e chegava). Antes de começar é obrigatória uma avaliação física pelo fisioterapeuta. O treino é depois programado ao pormenor tendo em conta essa avaliação. Quando digo ao pormenor é ter um papel escrito com os exercicios, quantos devo fazer, o peso que devo usar, a altura da cadeira, a altura da peça que fica nos tornozelos/cotovelos (dependendo do exercício), alongamentos, etc... tudo mesmo!
Hoje foi o primeiro dia... desconfio que amanhã nem me vou mexer...



Também aprendi a minha primeira lição.

Lição n.1: Se estás a fazer um exercício de musculação pela primeira vez e não te custa... estás a fazer alguma coisa errada!

Mais uma cá de casa

Nesta casa cada dia é uma novidade. Hoje ouvi vozes no andar debaixo. Será que foi o colega de casa que voltou? É melhor lá ir ver... Estavam dois homens que nunca tinha visto na vida a conversar na minha sala. Eu entro, e olho para eles com aquela cara do tipo..."e vocês são?". Com a maior das calmas o mais velho explica-me que é o ex-marido da senhoria e que o rapaz que estava com ele ia ficar uns dias. Vou passar à frente aquela parte em que eu acho que pagando a renda todos os meses acho que tenho o direito de saber se vem alguém novo ou não, e que tipo pedir licença para entrar também não seria má ideia principalmente sabendo que não nos conheciamos, ou mesmo que tocasse a campaínha e entrasse já melhorava... e vou passar à parte engraçada da conversa. 

Senhor: E há quanto tempo é que vocês (o E. também lá estava) estão aqui?
Eu: Eu estou desde Março, e ele está desde Novembro. Ele não fala muito português ainda...
Senhor: Ah, e você está aqui desde Março? Mas o seu português já é muito bom!
Eu com aquela cara de "'tas a gozar não 'tás?: Eu sou portuguesa...

Entre este e o que me disse que eu era de Curitiba, por causa do meu sotaque... venha o diabo e escolha...

Eu respondo sempre o mesmo a esse tipo de comentários:  

Eu não tenho sotaque... vocês todos é que têm!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sons no laboratório

B. talking to herself while preparing a sample: Now here it comes the hardest part...
Patapum (sound of something breaking)
B.: Well... not anymore...

Experimentais vs Teóricos - part II

Eu: Está a ver estas rectas que eu obtive? A expressão teórica não se ajusta, deve haver aí um outro parâmetro que é preciso considerar ou mudar.
E: Pois, deve ser isso. Eu vou dar uma vista de olhos e logo te digo.

Duas semanas depois...

E: Eu olhei para a tua expressão e a conclusão a que cheguei é que tens que repetir a experiência outra vez.
Eu: Obrigado! Até aí cheguei eu assim que vi os pontos... E por acaso eu repeti e deu igual... e agora?
E: Agora não sei. Isso deve ser erro experimental (resposta típica de um teórico quando não sabe como resolver o problema).

Mas atenção! Conheço teóricos normais (a maioria até)... o nosso é que é um caso especial.

Experimentais vs Teóricos

A B. é minha colega e é uma física experimental.
O E. também é meu colega, mas é um físico teórico.

B para o E: Eu quero provar esta expressão experimentalmente, mas preciso que me calcules esta constante aqui que não dá para determinar experimentalmente.

Duas semanas depois...

E: Oh B., já pensei no teu problema. Então temos esta expressão blá blá blá. Então a minha conclusão é que tens que determinar esta constante experimentalmente e depois eu posso calcular o resto.
B: Mas eu tenho o resto, eu preciso é da constante... que não dá para medir experimentalmente.
...
E: Porque é que não dá? Pegas na amostra, pões lá na máquina e medes!
B: Mas isso requer alta temperatura e vai queimar-me a amostra.
E: E então?
B: Então não a posso usar depois de queimada e preciso dela para continuar a experiência!

Não... o E. não tem 10 anos... tem mais de 30. Mas eu deveria ter desconfiado quando lá em casa me pediu "tu que és uma cientista experimental, abre-me aqui este frasco de azeitonas"...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Faxineira

Por morar com dois rapazes e me ter cansado de limpar tudo sozinha, aceitei a sugestão da senhoria e contratámos uma empregada 2 vezes por mês. A senhora é a maior simpatia e muito engraçada. Mas no final de limpar a casa, aquece o almoço dela no fogão e deixa o tacho para nós lavarmos...

É justo... ela limpa o que nós sujamos e nós o que ela suja...

Aqui no Brasil as coisas são tal e qual nas novelas. Toda a gente tem uma "faxineira", talvez por cobrarem tão barato e as pessoas mais ricas têm até empregadas que cuidam da casa todos os dias, dormem lá, usam fardas e fazem sucos quando as madames chegam a casa. Muito chique e criam-se empregos!

domingo, 25 de julho de 2010

Sábado no Centro

Começámos por um passeio pelo parque municipal da cidade. Muito verde, com um lago artificial onde se pode andar de barco a remos e cheio de peixes, e uma feira popular em pequeno. Tem ainda as habituais barraquinhas com pipocas, cachorros quentes, água de coco e gelados. É um local muito agradável, onde sabe bem dar um passeio. Também se pode comprar um saco de comida para alimentar os peixes do lago, que são enormes!



Depois do pior gelado de sempre no parque (não sabia a nada, não dava para morder de tão duro e só pingava) fomos ao Museu de Artes e Ofícios. O museu é muito engraçado e mostra as antigas profissões como sapateiro, agricultor, carpinteiro, etc. Para quem mora numa grande cidade como Belo Horizonte tudo é diferente, assim como para a americana que estava comigo. Para mim que cresci na aldeia apenas vi coisas que ainda posso ver entre as ferramentas do meu pai e avós. A parte que gostei mais foi a colheita da mandioca (adoro mandioca!) e a confecção do açucar. Fiquei com sede só de ver como se faz.

Panelões usados para o fabrico de açucar

Depois do museu e de um almoço para respôr a energia andámos pela cidade. Encontramos a gay parade bem no centro, com menos gente que o esperado. Seguindo as indicações de um amigo encontrei ainda uma loja fantástica! Uma loja de doces de Portugal! Desde pastéis de Belém a pastéis de santa clara, queijadas de Sintra, Dom Rodrigos, tortas, tudo! Pena ser tudo tão caro, o que estando no Brasil é normal. Ainda assim vou voltar mais vezes!



Terminámos o dia com uma água de coco na praça da Liberdade (da qual não tenho fotos) e já com as pernas pesadas voltámos para casa.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Etiqueta dentária

Todos os brasileiros (até hoje ainda não conheci a excepção) têm uma escova e pasta de dentes no gabinete ou na mala. Todos os dias encontro vários brasileiros na casa de banho a seguir ao almoço, a lavar os dentes. É um hábito tão forte, que às vezes encontro-os de escova na mão, já com a pasta em cima, a tomar café na sala comum. No fim do cafézinho lá vão eles escovar os dentes.

Com tanto fluor no ar, fiquei cheia de inveja e comprei eu também uma caixinha para a escova e a pasta e decidi fazer o meu dentista feliz. Hoje, na casa de banho, notei que não conheço as regras de etiqueta básicas de escovar os dentes. Uma colega entrou e começou a falar comigo. E agora? O que é que eu faço? 

A: Falo enquanto escovo? Muitos não entendem o meu português, imagino com a boca cheia...
B: Tiro a escova da boca e falo enquanto me babo toda? Poucas pessoas tiveram o prazer de me ver assim e gostaria de não aumentar o número...
C: Cuspo mesmo sem ter acabado de escovar? Não, se é para lavar faz-se o serviço em condições...
D: Vou investigar o caso e descobrir quais são as regras deste mundo secreto da escovagem!


sábado, 17 de julho de 2010

Os melhores golos da época passada

Há vários golos de equipas portuguesas, mas a grande surpresa é... o Sporting da Covilhã! 
É assim mesmo! Não é preciso estar-se num clube da primeira divisão para se marcarem golos bonitos!

Gostei ainda do numero 62. Um momento daquele futebol bonito que tem sido cada vez mais raro nos últimos anos.


Comentário do dia

"Nossa! Belo Horizonte é tão legal que até frio tem!"

by estudante do norte do Brasil que passou esta semana em Belo Horizonte.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Perigos invisíveis

Ando a trabalhar com um laser na gama do ultravioleta. Para quem não sabe é um laser de radiação UVB, como a do sol, não a que bronzeia mas a que causa danos à pele, e é invisível. No primeiro dia fui avisada seriamente: cobre a maior parte do corpo possível, põe protector solar e usa sempre óculos de protecção pois a radiação naquela sala é 100000 vezes maior que a do sol.

Ok. Respeitei tudo. Fui à casa de banho. Quando voltei... vi a senhora da limpeza sair de lá... tranquilamente foi ver se havia caixotes do lixo para despejar. Disse que abriu a porta a medo, mas como não viu nada ligado entrou!

Pois é... mas há perigos que são invisíveis...

terça-feira, 13 de julho de 2010

Nuestros hermanos?

Metade do povo brasileiro pensa que os portugueses odeiam os espanhóis como eles odeiam a Argentina.
A outra metade acha que a Espanha ter ganho o mundial foi para nós como se Portugal tivesse ganho.

É que não tem mesmo nada a ver... nem uma nem a outra...

Conversa que teria feito sentido...

... na Espanha!

Logo pela manhã vejo os meus dois colegas de t-shirt vermelha.
Não comentei.
Chego ao laboratório vejo mais um de vermelho.
Não comentei mas pensei "parece que combinaram todos!".
Na cantina à hora de almoço vejo mais umas 6 pessoas com camisolas vermelhas.
Mau...
Decidi perguntar a um colega: "mas combinaram todos vir de vermelho hoje?"
"Combinar? Não... a Espanha foi campeã..."
"E...?

domingo, 11 de julho de 2010

Ajudem-me aqui...

Casa 1: Estudio acabado de renovar, a 10 minutos da universidade, numa rua com uma padaria (que vende dos melhores bolos que já comi, o que pode ser perigoso!), lavandaria, e perto de um supermercado. O problema é que só tem uma janela que tem pouca luz solar.

Casa 2: Casa com um quarto, casa de banho e sala/cozinha. Imensos armários, sofá, janelas grandes que deixam entrar a luz o dia todo. Também foi acabada de renovar. Tem quintal com árvores de fruto, garagem, e até máquina de lavar! Fica longe da universidade, no cimo de uma rua tão inclinada que faz a Guarda parecer plana (desconfio que a pé aquela rua me iria proporcionar umas quedas bem bonitas), e perto de uma favela. Não há lojas ali em volta.

Os preços são comparáveis! E claro... numa ou na outra... vou morar sozinha! Já não tenho paciência para aturar criancinhas grandes!

Preciso sair daqui!

Já não bastava as minhas coisas nos armários da cozinha e nas prateleiras do frigorifico aparecerem nos armários de outras pessoas, como agora também passo uma tarde a fazer ovos verdes para levar para a festa de hoje, e desde ontem à noite até hoje de manhã desaparecem metade!

Grow up people! 

Até parece que moro com 20 pessoas, mas na verdade são mesmo só 2., mas um deles é a pessoa mais mimada que já conheci... ai como eu não suporto meninos da mama!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Comentários brilhantes II

Uma das fontes parecia estar estragada e o C. estava a testar se lá passava ou não corrente electrica. Descarnou os fios e enquanto ligava o multímetro:

C. para mim- Segura aí no fio.
Liga botão, ajusta botão, liga os cabos, olha para a minha mão com o fio...
C.- Aaaaahhhhh química!!!! Não junta os fios que vai tudo pelo ar!

Gostei particularmente do grito de pânico que ele deu e do facto de me ter chamado química.
Quando faço tudo direitinho "oh, que bonitinho portuguesa", se faço alguma coisa mal "oh química!"

Comentários brilhantes

Ontem às 8 da noite:

Chefe- Olha o pico está a dar 250 e devia dar 300. Vamos ver se alinhamos um pouquinho melhor.
Pausa...
Chefe- Olha agora está a dar 200! Vamos tentar de novo.
Pausa...
Chefe- Agora está a dar 150! Vamos ter que mexer mais.
Eu- Isso!... Quando der 50 vamos para casa, ok?

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Oh sorte...

Uma pessoa deixa um principiante a medir sozinho por umas horas, este engana-se num botaozinho e pronto... lá passamos nós o dia todo a apertar parafusos e a alinhar espelhos!

Com um intervalo para ver a Holanda ganhar ao Uruguai, claro!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Palavras sábias

"Onde e como foi o teu doutoramento não importa! A tua carreira começa agora!"

by padrinho* sóbrio e sábio!


*sim, arranjei um padrinho na UFMG, mas que não vem substituir nenhum dos outros que tenho. Até porque Pincho só há um, é o meu padrinho e mais nenhum ;)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais mundial

Foi-se o Brasil também... e eu que os queria ver ganhar este ano... Mas onde quer que eu ande em 2014, vou voltar aqui para os ver ganhar esta taça (mas que não a deixem roubar desta vez!!!).

Foi-se a Argentina naquele que para mim foi o melhor jogo até agora. Como as coisas mudam... até a Alemanha deixou de lado aquele futebol militar e agora já sabe jogar bonito... Confesso que me surpreenderam pela positiva! Cheira-me que vão ser campeões, mas eu torço pela Holanda que merece muito ganhar também, por todo o seu histórico em Mundiais!

Vamos ver...

Tangará

O Tangará é um condominio fechado, no meio da floresta. Tem cerca de 100 casas, e de nenhuma delas se avista outra próxima. A casa onde eu estive é bem típica com um relvado e flores à porta, redes para dormir uma sesta à sombra, e o som do bater da água nas rochas das cachoeiras ouve-se ao longe. Na casa não há TV, o telemóvel não apanha rede e muito menos à acesso à internet... Um verdadeiro paraíso!

No verão mergualha-se na água gelada e põe a cabeça debaixo do jacto da cachoeira... não há melhor massagem anti-stress que esta! No inverno, com a água ainda mais fria, sabe bem um passeio pelos trilhos da floresta, onde se ouvem os passarinhos. A seguir, faz-se um churrasco e acompanha-se com cerveja e cantorias com os guitarristas do costume...

Este seria um fim de semana típico. Desta vez havia jogos do mundial e os passeios foram mais curtos. Desta vez quebramos as regras e fomos ver os jogos na TV da casa de um vizinho... Valeu a pena pelo Alemanha x Inglaterra e Argentina x México!


Festa Junina

As festas Juninas, que ocorrem em Junho, são festas tradicionais que recriam o ambiente vivido no campo (na roça como se diz aqui). São assim uma espécie de festas populares. Há musica tradicional, barraquinhas com comida e bebida tradicionais (canjica, canjiquinha, churrasco, caldo de mandioca, caldo de feijão, e quentão). Há bandeirolas de papel, uma fogueira enorme, e claro, espaço para fazer o bailarico. Há ainda a "quadrilha" que é uma dança tradicional. É dançada a pares, e o comandante da quadrilha vai ditando o que o povo tem que fazer, entre pontes, vénias, rodas, caracóis, etc. No fundo, basta arranjar-se um par e fazer o que os outros fazem (pelo menos foi assim que eu fiz!). Outra tradição engraçada é as pessoas irem vestidas "à antiga", com chapeus de palha, saias à padeira e camisas aos quadrados.



No final de semana passado fui convidada a para um "sítio" (aka casa de campo) no meio da floresta com cachoeiras, onde havia festa Junina. Foi tudo muito animado e a coisa fica ainda mais engraçada, quando dancei a aminha quadrilha. É que o homem que dizia as regras estava com os copos e não dizia coisa com coisa e foi segundo muitos experientes a quadrilha mais mal organizada de sempre...


As fotos não são as melhores, mas foi o que se arranjou...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Que vazio...

Depois de 56 jogos de futebol em 18 dias... um dia sem nenhum jogo é uma seca e fica aquele vazio estranho cá dentro. Ficou estranho sem aquele barulhinho de fundo dos relatos, no laboratório...

Sou viciada em abraços

Adoro abraços!
Sou viciada em abraços!
Classifico os abraços que me dão.
Pessoas differente podem dar abraços de diferentes categorias e qualidades.
E eu sou viciada ao ponto de depois de cada abraço o julgar e pensar em que categoria o vou pôr.
Tenho memórias dos abraços mais marcantes.
Abraços tranquilos, abraços daqueles que vamos a correr até atingir a pessoa, abraços de excitação!
Enfim... adoro abraços!

Os melhores são aqueles que nos aquecem cá dentro. Poucas pessoas conseguem isso. Mas às vezes conseguem-no melhor pessoas que mal conhecemos... ainda!
Ou os abraços nas chegadas dos aeroportos. Adoro esses!

Tudo isto porque hoje recebi um daqueles abraços que nos fazem renascer (só porque Portugal deixou o mundial, mas isso não interessa nada).

Um abraço daqueles por dia... nem sabem o bem que me fazia!