Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Domingo cheio de animação

Ia eu rua abaixo numa das principais avenidas no centro da cidade quando vem um senhor ter comigo e me pergunta se eu sou mineira ou se sou do sul. Notei que falava num português diferente e tendo em conta a sua idade já avançada pensei que era mais um emigrante português que se deixou conquistar pelo Brasil. Assim, respondi-lhe que era portuguesa. O senhor ficou muito surpreendido e mostrou-se feliz, pelo que lhe perguntei se também ele era português. Respondeu que não, mas que os seus antepassados eram. Que o seu tataravô era portugês e tinha sido morto pela inquisição e que ele na verdade tinha sangue real. Continuou a falar que o seu sobrenome era não-sei-quê Lima, uma família muito conhecida até aos dias de hoje em Portugal (ah sim?). Depois de tanta conversa saca do seu panfleto de um saco. O Brasil vai ter eleições em Outubro e o senhor é candidato a deputado federal, pelo partido monarquico. Assim que vi tal gesto pensei "logo vi, tanta conversa só podia ser política" e imediatamente lhe digo "o senhor sabe que campanha comigo não funciona, não sabe? É que eu nem votar posso!". Mas que inocente fui eu ao pensar tal coisa de sua realeza... "Claro que sei", respondeu ele "Mas como a achei tão simpática vou-lhe dar um autografo. Qual é o seu nome?". Oh claro, mas quanta honra! Que fui eu pensar de sua alteza! Perdida de riso lá lhe disse o nome e ao despedir-me decidi fazer o senhor feliz e dizer-lhe que tinha sido uma honra conhece-lo. E foi... fez-me rir o caminho todo!

Melhor momento que esse (hoje) foi depois de ter comprado uma esfregona e me ter lembrado que me tinha esquecido de ir à livraria comprar um presente. Lá andei eu no meio das estantes com a esfregona na mão e o segurança de olhos cravados em mim... não fosse eu limpar alguma coisa...

Pensando melhor o momento alto do dia foi mesmo quando no autocarro, com a mesma esfregona na mão, tropecei nela e ia caindo no meio do corredor. Mas o motorista já me conhece desde o edredon e a caixa de panelas da semana passada...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

São os pequenos gestos que fazem a diferença

Às vezes são as pequenas coisas que fazem toda a diferença. Hoje fiz algo quase sem pensar que deixou a pessoa tão feliz que acabou por mudar também o meu dia... para melhor claro! É bom voltar a trabalhar num ambiente em que somos todos uma grande família.

Toninho Horta


Toninho Horta é um guitarrista que nasceu em Belo Horizonte e fez imenso sucesso pelo mundo. No Brasil é conhecido basicamente só aqui, em Minas Gerais, porque toca um tipo de jazz com influências brasileiras, e o jazz não é muito apreciado no Brasil. Ele também fundou o famoso Clube da Esquina, que foi um movimento musical nascido na década de 60, aqui também, em BH. A musica do Clube da Esquina continua a ser muito apreciada e tocada também. É do melhor e mais puro da musica brasileira (por mais que tentem ashé, funk, e rebolecho jamais chegarão à qualidade do chorinho e sambinha mineiro).

Tudo para dizer que ontem tive oportunidade de assistir a um show do Toninho Horta. Não gosto particularmente de jazz mas valeu a pena ir ouvir este senhor. A parte melhor foi quando ele falou que conheceu em Portugal "a grande senhora do fado, a Amália... err... Baptista". 

Mas é sempre bom sair para beber cerveja, relaxar, conversar e sobretudo rir muito.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A corrigir relatórios

Um dos meus alunos escreveu uma equação e a seguir explicou que A era a área, r o raio e...


Só para o caso de eu estar distraída...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mudei de casa...

ou...

Como isto...


Se transforma nisto...

 Atenção à combinação de cores... o vermelho da mantinha da tap que dá com o azul e amarelo do edredon e o laranja e verde dos lençois! Muito à frente!

Num só dia! Uff!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Brazilian technology

Nas casas basileiras não existem esquentadores ou caldeiras, portanto não existe água quente corrente. No chuveiro só existe uma torneira e há um botão no próprio chuveiro que permite escolher entre Inverno e Verão. Na teoria, no Inverno a água sairia quente e no Verão fria. E na prática? Como não existem esquentadores a água vem de uns contentores enormes que as pessoas põe nos telhados ou terraços das casas. Num país cheio de sol a calor a ideia até não é má... mas, no Inverno a água não aquece o suficiente e apanha-se muito frio a tomar banho. No verão a água sai a escaldar e como só há uma torneira não dá para misturar com fria. A escolha é tomar banho de água fria, que não vem dos contentores e que geralmente está mesmo fria!

No Verão aguenta-se e no Inverno... também!

Inverno a sério

Ou quase!
O termómetro às 7h30 da manhã marcava 13 ºC e estava ao sol. Ah e tal, isso é que é frio? Deves mas é estar a ficar brasileira.
Pode não estar um frio de rachar, mas as casas não são isoladas. Sinto uma leve briza bater-me no rosto quando estou deitada e tapada na cama. Além disso e o pior... é tomar banho às 7h da manhã, com a janela da casa de banho semi-aberta (porque está estragada) e com água fria... Em cada manhã acordo e penso "oh não... shower time again".

Por isso sim... está frio! Até porque camisolas grossas não trouxe nenhuma... achava que não eram precisas. A sorte é que o frio nunca vem por muitos dias, e em Setembro chega a primavera.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Relatórios

Depois das aulas há ainda os relatórios para corrigir... Não sei se ria ou se chore...

O pior é que tenho quase a certezinha absoluta que na idade deles eramos iguaizinhos...

domingo, 15 de agosto de 2010

Que tipo de aluno és tu?

Este já não ganha o prémio de alunomais aplicado de sempre...

Assisti a esta conversa entre um aluno e um outro professor.

Aluno: Vai haver uma outra aula igual a esta a seguir?
Prof.: Vai, mas só daqui a 30 minutos. É a tua aula?
Aluno: ... talvez...
Prof.: Tens Fisica Experimental Básica ou Fisica Exp. MT?
Aluno:... não sei...
Prof.: Qual é a tua turma?
Aluno: ... não sei...
Prof. (já a perder a paciência): Bom, está é a primeira aula experimental que os alunos têm. Já alguma vez tiveste aulas experimentais?
Aluno: Aulas experimentais? .... não sei...

(e ele falava muuuuuuito devagar, e pensava muito antes de cada resposta...)

Que tipo de professora és?

No facebook ainda não existe este quiz, mas na verdade eu nem precisei de o fazer para perceber que o meu tipo é o sarcástico. Eu até queria ser boazinha... mas não tive hipótese...

Um aluno, que entrou atrasado, em vez de sentar dirigi-se a mim e pergunta:

Aluno: A professora vai escrever alguma coisa no quadro?
Eu: Isto não é uma aula? Claro que vou!
Aluno: Mas eu não trouxe nada. Não tenho caneta nem papel... a professora pode-me emprestar?
Eu: Problema seu. O aluno tem que vir preparado. Agora sente-se.

Repeti várias vezes a ideia de que os resultados se apresentam em tabelas. Depois de os ver escrever numeros em linhas sem fim, repeti-o novamente...

Quase no final mostram-me os relatórios SEM tabela nenhuma e eu mudei de estratégia... ao "professora, está bem assim?" comecei a responder "está, mas estranho... não consigo ver a tabela dos resultados. Devo precisar de ir ao médico dos olhos". E a minha nova estratégia resultou? Não... eram nove grupos tive que repetir a gracinha nove vezes... perdeu a graça...

sábado, 14 de agosto de 2010

Sexta feira 13

Geralmente as minhas sextas dias 13 são dias como tantos outros, mas hoje a minha distração estava na potência máxima. Isso quer ainda dizer que sou mais gozada que nunca pelos meus colegas brasileiros. É que se eles já contam piadas de portugueses, a mim dizem-me que eu já sou a piada e nem preciso de ajuda a gozarem comigo (onde é que eu já ouvi isto???). À vezes que eles exageram mas hoje confesso que era fácil gozar comigo... Vou só falar as duas piores...

1- Sendo o último dia da nossa colega americana fomos todos comer num restaurante fora do campus. Como bela tradição brasileira, o restaurante era de comida a peso. Eu chego à nossa mesa com o prato e pergunto:
S- É preciso trazer talheres? Não os vi, onde estão?
C- Estão lá ao lado da balança
S- Balança? Ahhh, é preciso pesar não é?
Todos (incluindo a mesa ao lado)- (nada... só conseguiam rir...).

2- A primeira aula... Então, aqui temos a derivada disso tudo que nos dá o erro... e escrevo os simbolos da derivada ao contrário (pareciam 6)... Vá lá que dei conta quando escrevi o 4° e corrigi a tempo... Acho que os alunos nem perceberam. Sorte a minha!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A primeira aula

Dentro de algumas horas vou dar a minha primeira aula!

Digo para mim mesma... são pessoas de 18 anos, não há problema.
Depois imagino a minha irmã que tem 18 anos dentro de um laboratório cheio de cabos electricos e circuitos... ai!
Depois imagino que em vez de uma, vou ter 20 igual a ela dentro desse mesmo laboratório... aaaaaaiiiiiiiiiiiiiii!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Presidente Lula da Silva

O Lula passou a menos de 10m de mim... mas não me viu. Nem eu a ele, mas eu sei que ele ia num daqueles 10 carros pretos blindados.

Foi só para partilhar...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

E as voltas no mundo?

Para quem escreve num blog chamado às voltas no mundo tenho andado muito sossegada. Eu sei... mas para começar o Brasil é enorme... só para sair daqui são horas de voo. Além disso, e a principal razão foi mesmo... falta de fundos. Recebi esta semana a minha primeira mensalidade da bolsa. Burocracias (pelo menos não foi como na FCT que se fica 6 meses sem receber... eu sempre recebi, só não era certo).

Tenho já várias viagens programadas e prometem-se muitas fotos de lugares lindos (isso vamos ver ainda). De Setembro a Novembro vou andar por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraty, Ouro Preto e Fortaleza... só para começar! 

Expliquem-me isto...

Depois de me perguntar e saber que a empregada da limpeza vem amanhã, ao que reagiu com alegria, o meu colega de casa colombiano decidiu limpar a cozinha toda, chão, fogão, mesa, lavou a loiça toda e ainda fez uma revisão ao frigorífico e varreu o páteo!

Que parte da empregada vir amanhã é que ele não terá percebido?

Ainda no museu

Adorei as placas que davam nomes às ruas e avenidas do museu e dos jardins. A maioria tinha o nome do tipo de árvore plantada ao longo da rua, mas também havia a Alameda dos beijinhos.


Além disso saltou-me à vista o aviso para queda de folhas. Primeiro pensei, uhhhh folhas, que medo! Mas depois vi uma folha de palmeira no chão e percebi que se aquilo me caísse em cima até era capaz de magoar um bocadito...


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Presépio do Piripau (BH)

Deixo aqui dois videos das figurinhas a mexer e da trovoada.




Museu de História Natural


Hoje passei a tarde no Museu de História Natural de Belo Horizonte. O museu tem exposições de diferentes coisas, como minerais, fósseis, plantas e alguns animais. Talvez esteja demasiado mimada pelos museus europeus, mas achei este um bocadinho pobre. Um bocadinho é favor... É muito vazio, com poucas explicações e pouca interacção do público. Ainda assim, vale a pena pela natureza em redor. Tem um lago cheio de tartarugas, macaquinhos à solta a saltar de árvore em árvore, e muitas árvores enormes. Gostei ainda do esqueleto real de uma preguiça gigante, com cerca de 3m. Pode ter sido lenta como as preguiças são, mas devia meter cá um medo...

 A preguiça gigante

Havia ainda um espaço para a ciência. A demonstração de química foi engreçada, principalmente para as crinças, mas a sala denomida "Física divertida", bem... tinha 2 espelhos, um de aumentar outro de diminuir, uma sistema para fazer bolas de sabão grandes e uma cadeira de pregos... muito divertido (ou será que estou mesmo mimada pelos museus de ciência que já visitei em várias cidades?). 

 Macaco-prego

Existe ainda o Presépio do Piripau, que é muito engraçado. Quando tinha 12 anos, em 1904 o senhor Raimundo comprou um menino Jesus para fazer um presépio. Mas o senhor Raimundo não tinha mais dinheiro e decidiu fazer mais figuras com os materiais que encontrava, nomeadamente com uma pasta de papel, água e cola. O presépio foi crescendo e tem hoje mais de 500 figuras, representando cerca de 17 cenas numa cidadezinha. O senhor morreu em 1988, e enquanto foi vivo era ele mesmo que apresentava o presépio ao público do museu (a casa do senhor ficou demasiado famosa e ele aceitou transferir o presépio para o museu). A melhor parte é que as figurinhas são animadas. Há barcos na água, homens a cortar árvores, pessoas a irem à missa, com os sinos da igreja a tocarem, crianças a andarem de baloiço, entre muitos outros. Achei o máximo! Como as figuras são frágeis, o presépio só é ligado aos fins de semana e duas vezes por dia durante 5 minutos. Fomos avisados que no final haveria trovoada e relâmpagos. A trovoada era um ruído estranho gravado e os relâmpagos uma lâmpada a acender e a apagar. Era tão simples que se tornou engraçado... mas se virmos bem, nos anos 80 a tecnologia não deveria dar para muito mais...


Ficou por ver a apresentação sobre morcegos, porque a minha companheira de visita tinha medo e a caminhada de 1h pela floresta porque chegámos demasiado tarde... fica para a próxima!
Assim, apesar de o museu não ser muito bom, vale definitivamente a pena visitar o espaço!

Sábado no laboratório

Depois de uma semana comprida com várias novidades no trabalho, passei o sábado no laboratório.
É que passo a semana a ajudar os estudantes todos, a organizar tralhas que ninguém mais quer organizar e depois começo a trabalhar nas minhas coisas às 5h da tarde todos os dias... Não me queixo! Antes assim do que ter uma tese para escrever no final, mais uma defesa de tese e afins. 

No entanto, e acho que pela primeira vez, decidi partilhar aqui um pouco daquilo onde ando metida. 
Lasers... muitos lasers... de todas as cores! Nas fotos aparece o vermelho e o laranja, mas às vezes é amarelo, azul, verde, roxo, e sempre muito "cool". Trabalho com as luz apagada, pois a luz da lâmpada influência as experiências, o que torna o ambiente ainda melhor. 


Adoro! Brincar com os espelhinhos e as lentes e guiar o feixe do laser por onde quero, passar nuns buraquinhos pequeninos, faze-lo entrar na máquina, foca-lo, etc. Um máximo!

Claro que sou perita em desalinhar coisas... Na sexta, por exemplo, bati com a mão numa lente que estava solta sem querer, e isso custou-me a mim e ao C. 2h de alinhamento, e a mim ainda me custou o sábado. Mas não faz mal...

Além disso, na sexta-feira começo a dar aulas! Ai, vai ser bonito, vai...

domingo, 1 de agosto de 2010

Projecto moda

Ouvi falar do programa de TV "Projecto Moda" há pouco tempo. Li alguns comentários sobre o primeiro episódio português em alguns blogs que sigo e todos me deixaram intrigada com a tal Rosina. Mas quem será a Rosina? Todos falavam que o programa era chato e sem interesse, mas se mantiverem a Rosina lá ela arranca umas boas gargalhadas ao publico.

Convencida que a Rosina era a Maria Rueff vestida de uma designer espalhafatosa qualquer decidi ver o primeiro episódio na internet. Quem é a Rosina afinal??? Nada mais nada menos que uma costureira de 39 anos da Guarda... Pois é... O sotaque é real e realmente é a única coisa engraçada naquele programa. Eu que achava que aquele sotaque já tinha desaparecido (sim porque 99% das pessoas que eu conheço lá não falam assim).

Por tudo isso aqui fica o meu apoio: Força Rosina! Arrebenta com eles!