Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sábado, 30 de abril de 2011

Restaurante Quintal

 
Ontem à noite deliciei-me com codornizes grelhadas, panados de pernas de rã e moqueca de jacaré.
Não sei qual deles o melhor...

O restaurante era óptimo e muito agradável.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O fresco do Outono

Já começa a fazer aquele friozinho à noite. Não frio a sério, só aquele friozinho que a gente sente quando está de t-shirt. Depois de meses sem cobrir or braços com nada, muitas noites nem o lençol na cama, sabe bem finalmente dormir com um cobertor. Sabe ainda melhor quando penso que não vou precisar muito mais que isto, que este friozinho vai ficar durante meses, mas que não vai never, nem vou ter que comprar botas, ou usar um casacão.

Sempre gostei deste friozinho depois de um longo verão e finalmente, ele não é prenúncio de um inverno rigoroso que se avizinha.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Piropo do dia

Cuidado minina, não me atropela não, senão vou morrer de paixão!

Tenho esta conversa tantas vezes...

Lojas, banco, quiosques, restaurantes, na rua:

Eu- Blá blá blá... eu não sou brasileira.
Outro- Não? Sério? Meus parabéns, o seu português é perfeito!!!
Eu- Ah, isso deve ser porque eu sou portuguesa...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vida de pesquisador...

Hoje é feriado no Brasil, mas não para todos. Valeu a pena ir trabalhar!

Duas semanas a fazer medidas intensamente e finalmente consegui fazer um gráficozinho com 3 espectros...

Isto anda dificil!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Há dias assim

Bons bons bons!
Por nada em especial mas por pequenas coisas.

Cliquei no botão "submit" outra vez!
Vi picos onde queria ver e procurava há semanas!
Reuniões que correram bem!
Três equipas portuguesas nas meias finais da UEFA!
No final do dia ainda encontrei um amigo que mora aqui perto e ganhei boleia para casa!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

E escova, não?

Nunca antes tinha cortado o cabelo sem a cabeleireira me escovar o cabelo uma vez que fosse!
Saí de lá mais despenteada do que quando entrei, mas curiosamente nunca gostei tanto do resultado. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Burocracia II

As coisas são tão desorganizadas neste país, que graças a isso não tenho mais problemas... Eu explico.

Quando tirei o visto em Portugal, este custou-me não só muitos euros, como muitas horas de preocupação, muitos documentos inuteis (como uma carta da minha mãe a responsabilizar-se por mim...) e sobretudo muita raiva. As pessoas que atendem atrás do vidro no consulado procuram desesperadamente uma falha nossa, um documento em falta, e quando não encontram o que procuram, arranjam outra forma de nos fazer a vida negra. Eu pedi visto para 2 anos, pois segundo as informações que consegui o poderia prolongar por mais 2 anos aqui no Brasil. O senhor simpático do consulado, pelo qual ainda hoje nutro uma raiva que só visto, achou por bem dar-me só um ano, que poderia ser prolongado por igual tempo, e depois "se for preciso vem cá e pede mais um". 

Quando cheguei ao Brasil e fui registar o visto à Policia Federal onde tive que deixar muitos reais fiquei ainda com mais raiva. Pedindo dois vistos de 1 ano cada em vez de um visto de 2 anos iria custar-me o dobro do preço. Além disso, de cada vez que pensava que ia ter que encarar o senhor simpático do consulado outra vez e levar-lhe uma nova pilha de papéis ficava com arrepios e cheguei a ter pesadelos com isso.

Na sexta feira fui enfrentar a fila da PF novamente. O telefone não funciona lá e a informação é escassa. Perguntei à rapariga que sempre por ali anda a entrar e a sair, o que era preciso para prolongar o meu visto. Ela pegou no meu documento da universidade e desapareceu por 45 minutos. A seguir aparece para me dizer que estou errada, o meu visto não é o II mas estou registada como I. Quase a entrar em pânico digo que não pode ser, que eu juro que sou legal! Ela vai confirmar e desaparece mais 30 minutos...

Volta com o chefe dela e pergunta-me se sou estudante ou trabalhadora, ao que eu respondo que sendo posdoc sou o que ela quiser que eu seja... Ao ver-me nervosa o chefe leva-me até ao seu gabinete e explica-me tudo. Eu estou registada como I mas não há problema algum, é o visto certo, o II é que não era, até porque não existe II que dure 1 ano. Ou seja, cheguei ao Brasil com o visto errado, mas os senhores foram fofinhos e registaram-me no certo, só se esqueceram de me avisar... A seguir o senhor pergunta-me "e quer prolongar o visto por quanto tempo?". Já que parece que a sorte está comigo hoje, vou arriscar... "2 anos, se puder". O senhor sem piscar os olhos diz, claro que pode, vou mostrar-lhe o que precisa. Depois de me explicar um por um os 10 documentos que preciso arranjar, não resisto e pergunto-lhe... "mas não posso so extender o visto pelo mesmo tempo de validade dele?". A sua resposta foi "no caso do I não, pode extender por 2 anos de cada vez. Se vier aqui de novo quando os 2 anos acabarem com os mesmos documentos pode extender mais 2 anos".

Na minha cabeça só passou uma coisa... NUNCA mais vou ter que ver aquele ser que trabalha no consulado do Porto! Ou pelo menos, não tão cedo!

Fiquei feliz o resto do dia, pois apesar de me terem tudo feito errado no consulado em Portugal, a burocracia actuou a meu favor e fez com que estivesse tudo certo! Agora é só arranjar os tais 10 documentos...

domingo, 10 de abril de 2011

Bruna Surfistinha

Bruna Surfistinha é um filme brasileiro recente que retrata a história real de uma adolescente que tinha tudo mas que quis consquitar a sua própria independência, tornando-se prostituta por vontade própria. Não sei se o filme vai chegar a Portugal, mas se chegar vale a pena ir ver.



Vários colegas me avisaram que o filme não valia a pena. Uns diziam que era só cenas de nudez, outros que a história da BS não era uma história que merecesse ser contada em filme. Ainda assim fui mais teimosa e decidi ver o filme. Eu não sei como é que vocês classificam os filmes, mas eu sei que gostei muito de um quando me embrenho na história, ou quando vejo o filme inteirinho sem mudar de posição. Este foi assim. Acho que o filme é muito mais que as cenas de nudez. Conta uma história de alguem que busca independência a qualquer preço. Conta uma história de amizade. Conta até uma história de amor. Conta uma história diferente que merecia sim ser contada. E eu gosto de filmes com histórias diferentes. Além disso conta com o imenso talento de Deborah Secco. Não imagino mais ninguém no papel de Bruna.

Foi por tudo isso que eu gostei.

 A Bruna Surfistinha real, que escreveu um livro com a sua história no qual se baseou o filme.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Burocracia

Aqui vai a minha ultima experiência com a burocracia brasileira.

O meu visto expira em Maio, mas posso prolonga-lo por mais um ano sem ter que sair daqui. Para tentar perceber quais os documentos necessários fucei desesperadamente a página da Polícia Federal. Não encontrei nada sob o termo "prorrogação de visto", que foi o que me foi dito que eu teria que fazer. Encontrei algo parecido, como renovação de cartão de indentidade estrangeiro. Sem ter a certeza, e como o gabinete da PF fica a dois autocarros e uma manhã de trabalho perdida, decidi ligar para lá. 

Da ultima vez que lá fui (e lhes deixei muitos muitos reais) os senhores foram simpáticos e deram-me dois números de telefone. Liguei para esses e os dois já não existem. Procurei então o novo número na página deles e nada... Fiz várias pesquisas no google sem grandes frutos, até que encontrei na página da universidade um numero que poderia funcionar.

Esse número era o geral e de lá passaram-me o do setor de estrangeiros, que estava sempre ocupado. Tentei ligar várias vezes, remarcando o número continuamente, pois alguma vez haveriam de atender. Ao meio dia em ponto o telefone deixou de estar ocupado e passou a dar sinal de chamada. Chamou umas 10 vezes até que alguém do lado de lá levantou e pousou o auscultador sem falar. Tentei de novo, e aconteceu mesmo... Ahhhh, hora de almoço, só pode...

Da parte da tarde voltei à carga... O número estava sempre ocupado e tentava ligar sem parar. Ao fim de uma boa meia hora decidi ligar para o geral de novo. Lá disseram que não me podia passar informações pois não era da sua área de conhecimento. Reclamei que o número que me tinham dado mais cedo estava sempre ocupado. Qual foi a resposta? "Ah pois, eles lá têm sempre muito que fazer e tiram o telefone do descanso para não terem que o atender. Se quer informações tem mesmo que vir cá".

E amanhã lá vou eu... enfrentar mais uma vez a famosa burocracia brasileira...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Moro num país tropical

É 1h30 da manhã... fui acordada por um rugido enorme produzido pela natureza. Dois segundos depois a chuva começou. Tão forte que parece que abriram as comportas de uma barragem qualquer. Choveu assim por 10 minutos e agora já só chove chuva forte "normal". Sei que daqui a outros 10 minutos vai parar de chover e vou poder voltar a dormir tranquila, e quando acordar daqui a umas horas, o sol vai estar lá fora a brilhar como se tudo não tivesse passado de um sonho...


sábado, 2 de abril de 2011

Sábado de manhazinha

O que é que as pessoas normais fazem sábado de manhazinha?
A: Dormem
B: Alapam-se no sofá a ver TV.

O que é que eu faço sábados de manhazinha?
Vou trabalhar para o laboratório.

O que é que os brasileiros (pelo menos os do meu bairro) fazem sábados de manhazinha?
Vão para o buteco beber cerveja!

Juro... 8h da manhã, o bar da esquina estava cheiinho de gente a beber cerveja... Só não consegui perceber se para eles era sábado também ou ainda sexta à noite.