Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia de cão

Acontece-me sempre, que antes de viajar por um longo periodo de tempo os meus 3 últimos dias são um inferno, mas o dia de ontem foi um exagero! Tinha um monte de coisas para fazer no centro da cidade, e na minha cabeça estava tudo organizadinho para não falhar nada nem ter que andar a correr. Resumindo foi assim:

1. Apanho o autocarro perto de casa. À entrada do centro o autocarro decide voltar para trás por causa do trânsito (???) e deixa-me bastante longe de onde eu queria ter ficado.
2. Ando 20/25 minutos.
3. Começo à procura do cartório que segundo a morada que eu tinha era no número 33139, mas por algum motivo era só no número 33. 
4. Finalmente encontro o cartório... fechado. Pergunto onde abriu à senhora do prédio ao lado e "a morada nova é esta e é a uns 5 minutos de taxi, não dá para ir a pé".
5. Armo-me em sabichona e penso, se são 5 minutos de taxi claro que dá para ir a pé!
6. 30 minutos depois chego ao cimo de uma subida que parecia interminável. Ok, devia ter apanho o autocarro ou um taxi 
7. Com os sapatos a apertarem-me os pés sento-me no cartório. Abro a mochila. Não acredito no que vejo! Os documentos? Onde estão os documentos? Como é que eu me fui esquecer dos documentos?
8. Ok, vou imprimir o meu poster. Vou ao sítio de sempre porque o serviço é bom e rápido.
9. Depois de andar mais 20 minutos descubro que a loja se mudou para outro sitio. Pergunto para onde. Fica nos arredores da cidade. Desisto e começo a pensar onde mais posso fazer isso.
10. Decido ir a casa buscar os papéis e aproveitar para almoçar.
11. Sem comida em casa e só com meia hora decido ir buscar uma pizza.
12. A pizza estava congelada mas a rapariga diz-me que é rápido, porque o forno já está quente.
13. Digo-lhe que vou só a casa rápido trocar de sapatos e deixar a mochila. A rapariga não me deixa ir porque a pizza vai ficar pronta rápido mesmo. Eu insisto dizendo que eu moro no portão em frente. Ela insiste que eu não devo ir.
14. Espero 35 minutos pela pizza (quanto tempo eles acham que demoro a atravessar a rua?).
15. Depois de confirmar 30x que tinha os documentos volto ao cartório (desta vez de autocarro!).
16. Ah, o seu documento está em Inglês eu vou autenticar mas o documento não tem qualquer valor no Brasil (WTF???).
17. Com outras coisas que tinha para fazer/comprar são 3 da tarde e eu não tenho ainda nem os documentos certos nem o meu poster.
18. Vou para a universidade.
19. O rapaz que eu deixei a medir sozinho no laboratório fez asneira como nunca ninguém jamais tinha feito e a culpa é minha porque eu é que não deveria te-lo deixado lá sozinho (ia lá eu adivinhar que ele ia mexer na janela de calibração interna do aparelho e fazer com que todos os membros do grupo passassem o dia todo a tentar resolver o problema).
20. Problema não foi resolvido.
21. Nunca quis tanto ir embora como desta vez. Preciso mesmo mudar de ares!
22. Ainda bem que vou hoje!!!!!!!!! (mas não vou sem antes voltar ao cartório com os documentos em português)

Não vou ter tempo de postar nada sobre a minha viagem ao sul do Brasil. Como sempre, prometo postar assim que conseguir.

sábado, 25 de junho de 2011

Decisões difíceis

Apesar de hoje ser ponte fui (teve que ser...) trabalhar. Cheguei a casa às 7h. Comi. 7h30. Bateu aquele cansaço e pensei... vou dormir uma sestazinha e depois continuo a trabalhar. Dormi até às 9h30. E agora? Agora não sei se dormi uma sesta e se tenho que acordar, ou se nem me dou ao trabalho disso, desligo tudo e vou dormir outra vez.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

11 dias depois...

Fui ao Sul do Brasil e voltei. Conferência. Passeio. Voltei. Milhões de coisas para fazer que têm que estar prontas até a minha viagem da semana que vem. Quando tiver uns minutinhos conto as histórias que tenho para contar.

domingo, 12 de junho de 2011

Coisas que odeio no Brasil #1

Ontem os aeroportos do sul do Brasil voltaram a fechar e 50 pessoas que tinham voo marcado de Foz do Iguaçu até Belo Horizonte ficaram literalmente a pé. O voo foi cancelado e a companhia área , a WebJet, basicamente só disse "O voo foi cancelado por isso desenrasquem-se". A WebJet não respeitou os direitos dos passageiros e nem estou a falar em pagar hotel e refeições até o voo ser remarcado, que isso sim era o que deveria ter sido feito. Mas não! A WebJet além de se recusar a remarcar os voos, recusou-se a dar informações aos passageiros. Quando os passageiros fizeram perguntas, e reclamaram dos seus direitos a resposta foi simplesmente "Processem-nos se querem os vossos direitos". 
Assim, 24h dentro de um autocarro e 10000 reais depois essas 50 pessoas chegaram a Belo Horizonte. Dinheiro que saiu do bolso de cada um claro. 

Um video que passou nas notícias pode ser visto aqui. Os entrevistados são a maioria lá do departamento e a mulher com a lista na mão é a minha amiga A. que teve que organizar tudo com o autocarro.

Resumindo, o que odeio no Brasil é a falta de respeito e a irresponsabilidade de alguns orgãos para com os seus clientes e cidadãos. E não... a WebJet não é lowcost. Em tudo parece lowcost menos nos preços que pratica. E até da Easyjet eu recebi um refeição quando uma vez um dos meus voos se atrasou 5h...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mais um vulcão... e agora?

90% (dado tirado da minha cabeça, mais nada) dos físicos brasileiros estão neste momento em Foz do Iguaçu, uma cidade no Sul do Brasil, para o encontro da sociedade brasileira de física. No encontro estão mais de 3500 pessoas. Muitas vezes se brincou que se alguém pusesse uma bomba e fizesse explodir a cidade produção científica brasileira na área da física ia desaparecer...

Era só uma brincadeira, mas a verdade é que agora com o aeroporto fechado por causa das cinzas da erupção vulcânica no Chile, estão lá todos "fechados" sem se saber bem até quando. Se na europa se podia viajar de comboio, ou até barco, as distâncias no Brasil são muito maiores e percorrer 2000 km num autocarro não deve ser fácil. 

O lado positivo é que tenho o laboratório e todos os aparelhos só para mim!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Há coisas que não mudam

9.32 (centro da cidade)- Tentativa de copiar chave da minha sala nova para dar à A. (porque eu andava com a chave dela).
10.03 (laboratório)- Olho para as chaves (cópia e original) que tinha acabado de fazer e sinto que algo está errado.
10.04- Desato a rir sozinha.
10.06- Ainda não parei de rir.
10.07- A B. pergunta-me se eu estou bem.
10.08- respondo que sim, mas que fui ao centro copiar uma chave e em vez da chave da sala  da A., copiei a chave de casa e ainda dei a original à A.
10.09- Ouvi o esperado "Ah portuguesa!!!"

Confesso, o número de piadas de português diminuiu exponencialmente desde que os brasileiros me conhecem. Sim leram bem, diminuiu... agora eles acham que é tudo verdade!

Dificuldades linguísticas

A prova de que nem sempre falar a mesma lingua ajuda.
Conversa ao telefone entre eu e a A.

A.- Você não tem que pagar agora. Paga só quando a gente for pegar os cartazes.
Eu- Mas eu já vou pegar os cartazes.
A.- Não, a gente só vai pagar quando for pegar os cartazes.
Eu- Eu sei. Mas eu vou pegar os cartazes agora.
A.- Mas não tem que pagar agora.
(pensa, respira fundo e fala mais devagar)
Eu- Os cartazes já estão prontos para levar!
A.- Ahhhhhhh, então paga.

Isto gritado ao telefone, porque não conseguiamos ouvir nada e com um monte de gente a rir-se de mim. E não... ter dito buscar em vez de pegar não teria adiantado nada porque nunca ninguém entende essa palavra aqui.

Mais notícias boas?

Nas duas semanas passadas tive mais notícias boas que no resto do ano inteiro. Eu até poderia começar a desconfiar que depois da bonança também vem a tempestade, mas não... Vou é aproveitar ao máximo esta fase em alta!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mais um dia assim...

Eu sei que há uns 4 posts atrás pedi mais dias assim, cheios de boas notícias e alegria. No entanto, nem eu mesma esperava um dia ainda melhor em menos de 2 semanas depois...

Sinto-me na obrigação de dizer obrigado, mas não sei a quem. Obrigado a todos então!