Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santa Maria - as fotos

 A vista da janela do quarto

No jantar do encontro houve direito a danças típicas, uma espécie de rancho mas bastante mais moderno
  
Os doces estão sempre presentes no sul do Brasil

Domingo no parque, com chimarrão na mão

É...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Santa Maria é uma cidadezinha de 270.000 habitantes situada no Rio Grande do Sul, onde passei 3 dias na semana passada. A cidade em si não tem nada muito para ver, uma praceta central e algumas ruas engraçadas. Valeu a visita pela simpatia do povo e pela comida. Os gaúchos, como também são chamados os habitantes do sul, adoram churrasco e chimarrão. 

Um dos almoços foi numa churrascaria onde havia um buffet de saladas, doces e acompanhamentos e os empregados andavam de mesa em mesa com grandes espetos de diferentes carnes grelhadas (picanha, maminha, fraldinha, frango com bacon, queijo com oregãos, ananás, tudo grelhado na brasa). Foi delicioso e fiquei cheia o resto do dia. Uma coisa engraçada é ver como os sapatos de pele são mais baratos no sul. Com tanta carne grelhada têm que fazer alguma coisa com a pele dos animais...

O chimarrão (que aqui não é um restaurante!) é uma bebida que os Gaúchos bebem constantemente. Numa cuia (copo deformado feito de madeira) põe-se uma certa quantidade de erva mate (mais ou menos amarga como se gostar) e água quente e com uma bomba de metal (espécie de palhinha com um filtro no fundo) bebe-se a mistura. Eu já provei e é óptimo, para além de aquecer e ser muito saudável. O engraçado é ver as pessoas na rua a passear com a cuia na mão. Especialmente aos Domingos, toda a gente se passeia com o seu chimarrão!

Amanhã vou publicar algumas fotos de Santa Maria (isto hoje encravou e não consegui), onde também matei as saudades de dançar, pois numa das noites encontramos um barzinho com uma banda rock ao vivo que tocava rock gaúcho e alguns covers de músicas mais conhecidas. Foi óptimo e dançamos até de manhã. 

sábado, 10 de setembro de 2011

Chuveiro brasileiro

Aqui quando se aluga uma casa sem mobília esta também não tem chuveiro. Como no Brasil se usam chuveiros eléctricos cada um compra e instala o seu. Como no meu país ninguém anda com chuveiros às costas quando mudam de casa pedi ao porteiro para me ajudar a ligar os cabos eléctricos.
Ele ajudou... cobrou-me 30 reais por um serviço que levou 10 minutos e 3 dias depois quando estava a tomar banho começou a cheirar a queimado e reparei que dois dos seis fios estavam a derreter... Valeu a minha habilidade de tirar os dois cabos da peça que os ligava e uni-los com a ajuda de fita isolante. Funciona na perfeição até hoje!

Deveria ter feito a instalação toda eu...
Acho também engraçado o facto de na Europa se evitar até pôr interruptores dentro da casa de banho para evitar contactos com a água e aqui houve um génio qualquer que inventou um chuveiro eléctrico...


As últimas duas semanas

Mudei de casa e tenho passado os dias à procura de móveis, planos de internet, espelhos, chuveiros, pratos e outros cacos.

Mudei de casa e passei dias a limpar, arrumar e à espera de entregas de móveis, colchão, técnicos para instalar, etc.

Chegaram 3 estrangeiros ao departamento e passei horas na Polícia Federal, nos bancos, gabinetes do governo, casas de fotocópias, para ver se todos eles ficam legais e com dinheiro.

Percebem agora porque não consigo ter tempo para escrever ou escrever sobre assuntos mais interessantes? Era este post ou um com milhentas queixas sobre a burocracia do Brazil... optei por este porque o outro iria demorar uns 3 anos a escrever...