Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Maravilhas do Brasil - Açaí

O açaí é um fruto que nasce sobretudo na Amazónia, sendo portanto muito popular no norte do Brasil. Mais a sul como por exemplo aqui em Minas Gerais, o açaí chega congelado e é consumido numa espécie de batido gelado (sem leite, só a fruta e açucar). Pode acompanhar com banana e cereais, como mostra a foto. Vende-se açaí em quase todo o lado, mas nem sempre é o melhor, uma vez que a fruta oxida muito rapidamente tornando-se ácida, o que requer boa manutenção.


Açaí é uma coisa fantástica, com um gosto muito particular e muito bom. É energético e refresca o que é óptimo quando está muito calor. Melhora ainda mais quando existe a opção do tele-açaí. Basta ligar, encomendar e eles entregam em casa fresquinho.

sábado, 22 de outubro de 2011

Oh não... outla vez alloz...

Lembro-me que quando era pequena me contavam a piada dos chineses terem os olhos em bico porque comiam sempre arroz e já não o podiam ver à frente. Se isso for verdade vou ficar com os olhos em bico brevemente. 



Os mineiros (provavelmente posso alargar isto para brasileiros) comem arroz com absolutamente tudo...

Lasanha congelada com arroz
Massa com arroz (vejo isto todos os dias ao almoço)
Batatas cozidas ou puré com arroz
e
pasmem-se...
Bacalhau à Brás com arroz
Bacalhau com natas com arroz


... e todos os dias e em qualquer lugar!

Almoço na cantina: arroz com feijão
Jantar fora no fim de semana: arroz com feijão
Cozinhar e comer em casa: arroz com feijão

Então os brasileiros não variam? Variam... na cantina por exemplo todos os dias há 3 tipos de arroz, sendo que um deles varia todos os dias...

Arroz branco
Arroz integral
Arroz de alho
Arroz com banana
Arroz com cenoura
Arroz de açafrão
Arroz com cebolinha
Arroz com ora-pro-nobis (uma planta verde)
Arroz com batata palha (sim...)
Arroz com fiambre
Arroz à grega (com tudo e mais alguma coisa)
Arroz com milho
Arroz com couve roxa

No entanto, adoro a cantina porque também há sempre massa, batatas, legumes, saladas e frutas e só como arroz todos os dias se quero. O que me impressiona sempre é ver que os mineiros conseguem misturar tudo e comer massa, arroz, batata, feijão, salada, carne e frutas no mesmo prato.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Via Cristina - Cachaçaria


Ontem passei um bom bocado na cachaçaria Via Cristina. Não é muito grande mas tem uma colecção de cachaças artesanal infinita... 707 cachaças diferentes! O mais engraçado é que as garrafas de cachaça estão em prateleiras embutidas numa parede. Como são tantas, as prateleiras quase chegam ao tecto e para se ir buscar as garrafas do cimo usa-se um escadote que anda, tipo aqueles das bibliotecas.

Provar diferentes cachaças é fácil e sai barato. Pede-se um tabuleiro com 6 ou 12 cachaças diferentes e fica a menos de 1 real por copinho (de shot). 

Os mais curiosos podem ir ao site do lugar, no qual roubei as fotos, e ver os menus tanto de comida como de bebidas.

sábado, 15 de outubro de 2011

Final

E pronto... foram-se embora e deixaram a rua em sossego. Há bêbedos malucos para tudo e a estes hoje deu-lhes para isto. E ainda só são 11h da noite...


Adenda: Na parte do canal estavam vestidos! Já não andavam de rabo à mostra.

Update em tempo real... #6

Com a ajuda de 2 ramos de árvore e muita gritaria, maluco n.2 sai de dentro do canal e desata a correr pela rua aos saltos "Eu sou *oda, eu sou *oda!".

És........

Update em tempo real... #5

Gajo maluco n.2 salta para o canal sem se partir todo!!!

Gajo maluco n.2 dá corridinhas no canal... um lugar onde muito pouca gente esteve e onde ainda menos gente quer estar...

Em breve as tentativas de regresso à margem.

Update em tempo real... #4

Cinco das janelas do prédio em frente têm cabeças curiosas como a minha (tentei tirar fotos mas está muito escuro).
É que o canal tem mais de 2 metros de altura e água fedorenta só até ao tornozelo...

Update em tempo real... #3

Discutem-se as melhores estratégias de como tirar maluco n.2 de dentro do canal (quando ele saltar lá para dentro... se saltar!).

Update em tempo real... #2

Gajo maluco n.1 arranca um ramo de uma árvore e acha que é com aquilo que podem subir de volta para a margem...

Gajo maluco n.2 exclama: "eu 'tou doido prá pular!"

Update em tempo real...

Os mesmos gajos estão à beira do canal com água fedorenta da minha rua a tentar julgar se dá para saltar ou não...

Saltar dá... O problema é que não dá para voltar a subir para a margem...

Ok.....

Acabaram de passar na minha rua 6 gajos aos gritos, a correr rua abaixo, sem t-shirt e com os calções pelos joelhos. Cada maluco com a sua mania...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Verdemar

O Verdemar era para mim um mito. Ouvia dizer que esta cadeia de supermercados é mais cara, mas é óptima e tem coisas que não se encontram em mais nenhum outro supermercado do Brasil. Hoje um Verdemar cruzou-se no meu caminho e entrei... Fiquei fã assim que vi a secção de legumes e verduras. Além disso encontrei coisas de vários sitios do mundo. Arroz e feijão é muito bom, mas todos os dias cansa e em casa tento sempre cozinhar coisas diferentes. Hoje trouxe para casa produtos de culinária italiana (arroz para risotto), mediterrânea (cogumelos frescos yay!), chinesa (noodles), mexicana (ingredientes para fazer tacos) e japonesa (sushi). 

Além disso encontrei cerveja de todos o mundo e trouxe três diferentes para experimentar. 


Vamos ver o que vai sair desta cozinha...

Dia da criança

Hoje é o dia da criança e também feriado no Brasil. As crianças daqui, as sortudas, recebem presentes quase como se fosse Natal e os pais dão voltas às lojas para encontrar o que os filhos pedem. É que se no Natal quem traz os presentes é o Pai Natal, no dia da criança são os pais e os pirralhos acham que podem exigir o que quiserem. Não deixa de ser engraçado observar os pais em desespero no shopping.

Quanto a mim foi fácil fazerem-me feliz... durante a semana alguém me falou de um restaurante chinês verdadeiro, cujos cozinheiros e empregados são mesmo chineses e hoje fui experimentar. Quando as coisas estão à porta nem damos por elas e passamos semanas sem lá ir. Já não me lembrava da última vez que tinha comido num bom restaurante chinês e por isso soube-me ainda melhor.

Feliz dia da criança (brasileira) a todos!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Exame de electromagnetismo

O meu chefe teve que viajar e pediu-me para dar um exame em vez dele a uma das suas turmas. Eu só tinha mesmo que estar lá dentro e garantir que os alunos não copiavam pouco. O exame durava 2h e meia e quando li o enunciado fiquei bastante satisfeita por não ser eu a ter que o fazer. Enquanto os alunos batalhavam por entre as derivadas e integrais eu observa as suas cabecinhas baixas quase a deitar fumo de tanto pensar. Fiquei até com pena deles.

Duas horas depois do exame ter começado, já eu deitava fumo de não ter nada para fazer (estava a corrigir relatórios mas tinha que levantar a cabeça de 2 em 2 minutos), um aluno pergunta-me quanto tempo falta. Com uma certa satisfação respondi "30 minutos". A reacção foi geral... "o quê??? Só????? Não pode ser!". E então percebi que o tempo é mesmo muito relativo...

domingo, 2 de outubro de 2011

Um dia no Zoo

Ontem "pegámos" nos estrangeiros todos do grupo e levamo-los ao jardim zoológico. Ao contrário do zoo de Lisboa onde se paga uma fortuna para entrar, aqui é muito mais barato (~2 euros) e até gratuito às vezes. Claro que o lugar é menos limpo e cuidado que o de Lisboa e tem menos bichos mas é um lugar agradável para se passar o dia. Dos animais que vi, não vi nenhum pela primeira vez, pois mesmo os animais brasileiros podem ser encontrados fora do zoo.

Deixo algumas fotos do jardim zoológico e outras da beira da lagoa onde fomos comer e tomar cerveja depois. 


 O zoo tem um borboletário com mais de 1000 borboletas de 25 espécies diferentes.


 As aves tropicais são sempre engraçadas e coloridas. Pessoalmente adoro os tucanos e os seus bicos que parecem ter sido pintados à mão.

 Jardim botânico

 Alguém acabou de comer um belo de um almoço...

 Mas quem se lembrou de pôr as folhas do outro lado? Agora tenho que me esticar todo...

Os macacos são os mais animados... coçam-se, brincam, pulam e animam toda a gente.
Capivara... uma espécie brasileira e o maior roedor que existe.
 Pacífico e calmo, anda à solta pelas margens da lagoa sem (se) incomodar (com) ninguém.


Pôr do sol na Lagoa da Pampulha.

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Foi a segunda vez que estive em Porto Alegre e gostei da cidade das duas vezes. Mais um vez, como fica no sul do Brasil, uma região com fortes influências alemãs, italianas e portuguesas, a cidade em si parece muito mais europeia do que as cidades mais a norte.

A cidade é centrada no mercado central, onde se vende de tudo um pouco, incluindo quilos e quilos de erva mate, que todos bebem constantemente. Além das ruas agitadas do centro, Porto Alegre conta ainda com vários espaços verdes como o parque Farroupilha que tem vários jardins com influências francesas, gregas e japonesas. Porto Alegre fica no topo norte da Lagoa dos Patos, a maior lagoa do Brasil com mais de 10000 km quadrados. Tem tudo para ser um lugar fantástico não fosse todo o lixo, sucata e sem abrigos que se encontram à beira da Lagoa.

Os barrancos velhos que se podem encontrar são equílibrados por os espaços aproveitados para exposições de arte. Por várias vezes ia na rua, vi um molho de gente a entrar e a sair de um barraco velho, entrei e deparei-me com obras de arte moderna de artistas mais ou menos conhecidos. Um outro espaço muito engraçado (que definitivamente não é um barraco) é um antigo edifício do banco Santander transformado em Centro Cultural. O espaço foi todo esvaziado e é agora ocupado por exibições de arte temporárias,  e do cofre do banco fizeram um café que ficou giríssimo. Da primeira vez que lá estive havia ecrans de cinema em todo o lado. Um deles, o que me pareceu ser o principal, estava no espaço central, à frente de vários sofás que por sua vez estavam rodeados por prateleiras de supermercado, onde as pessoas podiam mesmo comprar coisas.

Gostei bastante de Porto Alegre em si, mas dá para se ver tudo em 2 dias porque a cidade não é muito grande. Deixo algumas fotos em baixo das duas visitas que por lá fiz.



 Nas ruas de Porto Alegre...

 Capoeira e brincadeiras

 No Parque Farroupilha

 Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS

 Centro Cultural Santander

Erva mate para fazer Chimarrão - há mais doces, há mais amargas, é a gosto.

Danças gaúchas