Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conversas de salão

O salão aqui é o cabeleireiro. A minha teoria é que se chamam salões no Brasil porque para além de se cortar cabelo, também se fazem as unhas, depilação e às vezes massagens. Enquanto esperava a minha vez ouvi a seguinte conversa super interessante, entre 2 manicures e 1 cabeleireira e as suas 3 clientes.

Cliente 1: Quando é o seu aniversário?
Manicure 1: Este ano eu não tive aniversário.
Cliente 1: Ah???
Manicure 1: É que eu nasci num ano bisexto.
Cliente 1: Um ano quê? O que é isso?
Manicure 1: São aqueles anos mais compridos.
Cliente 1: Anos mais compridos?
Manicure 1: Sim, nasci no dia 29 de Fevereiro.
Cliente 1 visivelmente confusa: E?
Manicure 2: Então a senhora não sabe que há uns anos maiores que outros? Há anos em que fevereiro tem 29, outros só 28.
Cliente 1: Ah é? Nunca tinha reparado. Então só fazes anos às vezes?
Manicure 1: É só faço anos de vez em quando. É de quando em quando? pergunta ela à outra manicure.
Manicure 2: Então fazes anos e não sabes?? É de 6 em 6 anos!
Manicure 1: Ah pois é. Só faço anos de 6 em 6 anos.
Cliente 2 muito sabichona:  É, os anos bisextos são de 6 em 6 anos, mas ela tem que contar os anos na mesma, senão ainda só tinha uns 5 anos.


Não sei se chore se ria. Nem a que faz anos a 29 de Fevereiro sabia alguma coisa sobre o assunto... 

domingo, 27 de novembro de 2011

Há sábados assim

1. Aula experimental de Treinamento Funcional
Suei, arfei e doeu-me tudo em apenas 15 minutos. A começar a ficar farta de só "malhar" pensei... isto é mesmo o meu estilo, veio na altura certa. Vou começar a ter aulas de Funcional. Depois de acabar a aula experimental desci à recepção, perguntei os preços e caí para o lado... parece que afinal não era assim tanto a minha cara.

Corri para casa, tomei banho e saí a correr...

2. Depilação
Alguém me falou desta depiladora, que era muito melhor e mais barata e tal. Fui. Esperei 25 minutos, enquanto ela se passeava à minha frente, ligava ao namorado e assim. desconfiei que não era grande coisa quando em vez de cobrir a marquesa toda com papel, cobriu só um terço, ali na zona do rabo. Começa a depilar e vejo que a cera dela se parte toda e tem que tirar pedacinho por pedacinho. Diz que é de eu estar suada... ah, mas e não está toda a gente? Aquela porcaria doi para burro! Vê que não está a correr lá muito bem e passa ao método do plástico. Pega num quadrado de plástico, que eu tenha a certeza que foi um pacote de arroz, põe uma gota de cera lá dentro e passa aquilo nas pernas. Não, não era colar e puxar, era arrastar pela perna acima para os pêlos irem agarrados. Se a cera estragada doía esta parte doeu mais... principalmente nos lugares de mais carne. A tortura demorou mais de 1h e até hoje não percebo porque é que fiquei calada e quieta... acho que foi do choque de alguém me estar a fazer a depilação com restos de pacotes de arroz e gotas de cera. Poupadinha a senhora... deve ter gasto um quinto de cera em comparação às outras. E no final o preço foi quase o mesmo!

Almocei a correr, perdi o autocarro, percebi que me esqueci do telemovel em casa e voltei a casa, fui ao centro, corri corri corri debaixo de uma chuvada tropical e chego finalmente ao meu destino, com 15 minutos de atraso (detesto chegar atrasada!).

3. Cabeleireiro
Um salão minúsculo, com um cabeleireiro do sexo masculino com tiques mesmo à cabeleireiro. Enquanto me cortava o cabelo falou da experiência horrivel que foi ir a Lisboa e em como lá é tudo tão rígido e não existe jeitinho brasileiro (que bom!!!). Também me contou que odiou Paris, porque achou feio e sem graça. Mas no fundo Belo Horizonte também não é o lugar, porque não gosta de calor, e o Brasil é muito quente para ele. Marte talvez? Lá faz mais frio... No final secou-me o cabelo enquanto  o esfregava. Depois parou o secador esfregou mais algumas vezes e disse "prontinho!". Eu olho para ele pelo espelho e digo "vai-me deixar ir embora assim, com o cabelo no ar?". "Porquê? Não gosta?". "Gosto, mas é que isso é o que eu faço em casa, não estava à espera que um cabeleireiro me deixasse sair à rua assim".
O cabelo ficou demasiado curto e meio estranho, mas confesso que gosto. Há muito que tinha o mesmo corte e estava na altura de ter um corte mais de acordo com a minha personalidade: maluco!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Curiosidade

O Kroto actuou numa peça de teatro na escola, quando ainda era adolescente. Um outro actor dessa peça, um colega de turma dele, seguiu carreira de actor e tornou-se muito famoso. Nada mais nada menos que Ian McKellen, o Gandalf do Senhor dos Anéis. O mundo é muito pequeno...

Sei que ninguém entende patavina do meu português quando...

... tenho a seguinte conversa com um brasileiro:

Eu: Que palestra fantástica! Pena que o J. não pode vir. Ele está na Escócia esta semana.
AJ: Ah....
(5 segundos depois)
AJ: E o J. não quis vir porquê?

Sir Harry Kroto



Sir Harry Kroto ganhou o prémio Nobel em química em 1996, por ter descoberto, juntamente com os colegas Richard Smalley e Robert Curl, o C60, uma molécula também conhecida por fullerene (futeboleno em português, porque parece uma bola de futebol). Esta é a terceira forma de carbono, que sempre existiu, mas nunca ninguém tinha percebido. Foi também o C60 que contribuiu para o aparecimento dos Nanotubos de Carbono, e mais tarde do Grafeno, cujos descobridores ganharam também o Prémio Nobel em 2010. Tudo isto só para dizer... que é nesta área que eu trabalho, no que muitos dizem ser os materiais do futuro.

Kroto visitou a minha universidade hoje e eu fui ver a palestra dele. A sala estava cheia e eu sentei-me no chão ao cantinho. Foi o próprio Kroto que me veio pegar no braço, para me dizer que já que estava sentada no chão, ao menos que me sentasse mesmo à frente. A mim se juntaram várias pessoas e o espaço entre o "palco" e a primeira fila ficou cheio, o que deu aquele ambiente informal, quase de jardim escola, com as crianças sentadas no chão para ouvir a história de encantar. E o que eu me encantei com aquela história...

Para começar, o senhor é super simples, bem humorado, descontraído e nada dado a estrelismos. Ao contrário dos organizadores que tremiam como varas verdes, e o tratavam como se fosse de cristal. Como os minutos antes de começar o seu discurso eram preciosos, os organizadores aproveitaram para fazer bastante publicidade a tudo o que quiseram (cerca de 20 minutos). Nesse tempo, Kroto sentou-se no degrau à minha frente, apertou a mão a mim e aos que estavam em volta e perguntou-nos como estava a ser o nosso dia. Como todos pareciam demasiado timidos para responder lá fiz eu a conversa. A certa altura pensando que estava na hora de começar, levantou-se. Mas não... Faltava ainda um senhor ir ao "palco" ler o email que o Kroto lhe tinha mandado em 1996: Dear João, Thank you so much! Harry". Ah... que interessante... O Kroto sentou-se no chão de novo. Esta vai ser a imagem de Kroto que eu vou guardar para sempre, vai ser a dele encostado à parede, sentado no chão com as pernas estendidas, com os fones no ouvido para ouvir a tradução e com um ar super feliz.

O discurso dele foi fantástico. Falou de tudo um pouco e foi muito motivador. São pessoas assim que tornam o mundo melhor. Simples. Acima de tudo simples. E muito alegres.

No final do dia quando vinha para casa vi-o de novo. Misturado com tantas outras pessoas, mas sem o  magote de gente à sua volta. Foi um contraste bruto. Ver estudantes a passar por ele sem olhar duas vezes, enquanto que antes havia 2 pessoas a discutir se lhe deviam encher o copo de água ou não.

Foi interessante. Não me senti especial, porque já milhares de pessoas o ouviram, mas gostei de o conhecer pessoalmente. Valeu a pena as dores no rabo de estar sentada no chão duro durante 2h.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tudo marcado...

... para as férias de Natal!!!



Este ano o Natal e passagem de ano vão ser uma época de calor, muito sol e praia!

Estou a dever 2 posts dos dois últimos fins de semana em que andei por aí, mas tenho tantas fotos que ainda não tive tempo de as escolher... em breve, muito em breve.

domingo, 20 de novembro de 2011

What do I do when I'm bored?



You Are An Orange Girl



You live in the fast lane. You love action, risk, and competition.

You're spontaneous, enthusiastic, and persuasive.

But you're also easily bored - and love to rebel against structures.

You resent rules ... as well as people's attempts to control you!

Viciei-me em...

... cupons!

Nem é que ande a comprar coisas que não compraria em condições normais. É mais do tipo:

1. Preciso cortar o cabelo, vamos ver o que há... é só escovas, e pranchas e outras técnicas que nem sei para que servem... Ah espera! Lavagem, corte e secagem por 20 reais, no bairro chique da cidade? Feito! Bem melhor que os 50 que paguei da ultima vez...

2. Preciso de ir à depilação... vamos ver... olha... depilação completa+esfoliação+hidratação+masagem relaxante por 39 reais? Feito! (pagaria os 39 só pela depilação, mas já que inclui outros miminhos...)

3. Ahhh... sempre quis ir a Ilha Grande, no estado do Rio. Uma ilha que só tem mato e praia. Um paraíso! Ok, 4 noites numa pousada à beira mar por 400 reais por casal... pode ser! Só posso é ir em Março, mas tudo bem. Vou sonhando com isso até lá...

Agora ando de olho em viagens à terra do Tango... Buenos Aires! Vamos ver o que vai aparecer... Entretando vou ali enfiar-me na cama e espirrar muito, que isto de me sentar ao computador por mais de 10 minutos é coisa para me deixar sem fôlego.

3 constipações em 2 semanas

Vá decidam-se... ou frio ou calor! Agora os dois com intervalos de meio dia é que não...




Dormi com a janela aberta porque estava calor e agora estou aqui que nem me aguento porque acordei gelada.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tangará à chuva

O fim de semana estava marcado, mas a metereologia não era animadora. Ainda assim, arrumamos as trouxas e lá fomos passar mais 2 dias ao sítio do meu chefe. Já aqui deixei fotos do Tangará antes, mas estas agora são de um fim de semana no qual não houve 2 minutos secos!

A entrada da casa de um físico está bem assinalada.

  
Mesmo com chuva, a paisagem é linda.

  
Mas os mamões ainda não estavam maduros.

Até as formigas gigantes estavam escondidas na casa delas.

Mesmo debaixo de chuva intensa, fomos ver as cachoeiras.

Atravessar o rio não foi fácil...
Mas valeu a pena o esforço, pelo banho gelado que lá tomei... já que estava molhada mesmo!

Depois de um bom banho quente fizemos puzzles... comemos churrasco...

E bebemos algumas cervejas...

Afinal o fim de semana molhado não foi assim tão mau!

Dois grandes deadlines depois...

... posso respirar outra vez!

E respirei... muito... este fim de semana foi de 4 dias e eu passei-os todinhos a passear no meio do mato à descoberta de cachoeiras e cavernas. Mas vamos começar pelo que fiz há 4 semanas atrás, porque isto está tudo atrasado.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Odeio odeio odeio...

...pessoas que mudam de lado/opinião em menos de 10 minutos.
De que vale a pena se mostrarem tão fortes e certas das suas opiniões se quando chega a hora H, perante as pessoas que importam, não as defendem e mudam de lado num abrir e fechar de olhos? E depois parece que eu é que sou a má da fita porque estou sempre contra sozinha.

Mariana


Para abrir o apetite até ao próximo post...
Até o poderia escrever hoje, senão tivesse 2 deadlines super importantes amanhã...

Tempo no Brasil

Vejam e riam... é verdade verdadinha!

http://www.facebook.com/photo.php?v=155822007794167


Não encontrei no youtube para pôr aqui diretamente, mas vale a pena!

Invasão

A minha casa foi vitima de uma invasão. O exército tinha centenas de elementos e eram todos muito resistentes e persuasivos. Depois de alguns dias encontrei o presente envenenado que me salvou desta invasão.


O que me surpreendeu foi a ultra organização deste pequeno exército... Ouvi dizer que há cerca de 50 anos o Brasil acolheu muitos emigrantes alemães que aqui deixaram parte da sua cultura. Pena que só as formigas é que aprenderam...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Abstracts

Nas duas conferências fui eu quem formatou o livro de abstracts. Na primeira tive problemas com alguns abstracts que tinham mais de uma página (o que acho ridiculo, porque é um resumo não uma introdução) e que eu tive que por mágica reduzir bastante para caber em uma só página. Para evitar essa meia dúzia de resumos mais longos, este ano decidi fazer um template e impôr algumas regras.

Deu certo? Não. Porquê? Sabe-se lá...

1. O resumo não deve ultrapassar 1 página.
90% dos resumos têm uma página inteirinha (alguns até diminuiram as margens e o tamanho de letra para caber tudo). O ano passado menos de 10% tinham esse tamanho.

2. É permitida uma figura.
90% dos resumos tem uma figura, contra 2% do ano passado.

3. Podem ser inseridas até 3 referências.
90% têm 3 referências, 5% têm mais do que 3 refs.

Conclusão: devia ter estado quietinha, porque em vez de regras parece que fiz sugestões...
Agora tenho que parar e ir acabar de encolher os resumos que faltam...

Um ano depois...

Cá estou eu de novo a organizar mais uma conferência. O evento vai-se realizar na mesma semana, no mesmo hotel e a organização é composta por 4 pessoas das quais 3 são as mesmas da conferência do ano anterior. Convidaram-me para ajudar na organização desta conferência no final da do ano passado. que tinha corrido muito bem apesar de ter sido tudo feito à pressa (eu e a A. entrámos para a organização menos de 2 meses antes do evento, por um pedido de socorro). Sem saber o que me esperava aceitei, pensando que sabendo que seria no mesmo lugar e no mesmo formato, os contactos com os serviços necessários estavam feitos e organizando desde o ínicio seria outra coisa. Além de que esta é uma conferência nacional, supostamente mais fácil de agradar a todos já que não existe aquela misturada de cultura.

Estava errada? Não. Era suposto ser tudo mais fácil, até porque se aprende com os erros, mas houve um detalhe que me escapou... a organização, os participantes, os serviços são todos brasileiros! E isso muda tudo!

Para começar a palavra de ordem parece ser "é um evento só para brasileiros, qualquer coisa serve". Eu e a A. fartamo-nos de lutar contra o comprar tudo o mais barato que há (a.k.a. o pior que há), apesar de haver dinheiro de sobra. 

Para quê fazer um livro "normal", quando se pode encadernar um monte de fotocópias? (este eu e a A. ganhámos, vai sair um livro a sério!)

Fazer uma festa no hotel? Fazemos no primeiro dia e com pouca comida porque há menos gente e fica mais barato. (Ganhámos este também)

A empresa que fez o site foi péssima, cara e cobrou sempre por qualquer coisinha que precisámos de mudar. O que fizemos este ano? Contratámos a mesma empresa!!! E continua tão má como no ano passado...

A agência que toma conta dos pagamentos continua a cometer erros graves, como fechar o site dos pagamentos quando deveria era ter aumentado os preços. (esta agência não pode ser mudada, por isso aí não está nas nossas mãos)

Ainda assim tenho-me divertido. As reuniões dão-me vontade de rir e são todos sempre bastante relaxados a lidar com tudo. Acho que apesar de tudo vai ser um bom evento de novo e vou aproveitar para conhecer um monte de gente, como sempre.

Falando em feriado...

... aqui o feriado não é dia 1 mas dia 2 de Novembro. É o terceiro feriado que calha numa quarta-feira em menos de 2 meses. Confesso que me estou a habituar a estas semanas com 2 segundas-feiras e 2 com duas sextas-feiras. Acho que todas as semanas deveriam ser assim.

Meio feriado

Na semana passada foi a semana do servidor público, ou como seria em Portugal, semana do funcionário público. Assim, anunciaram que na sexta-feira todos os funcionários públicos teriam direito ao dia, o que foi mais tarde desmarcado para o dia 14 de Novembro, já que dia 15 é feriado. Ainda assim recebi um email dizendo que poderia optar por dar aula ou não. Como não sou funcionária pública alguma decidi dar aula, o que me pareceu acertado quando percebi que quase todos os meus colegas também iriam trabalhar nesse dia.

Na sexta de manhã cheguei ao edíficio da física e vi que estava fechado, como se fosse Domingo, só entrava quem tinha autorização. Havia um monte de alunos à porta a tentar entrar e foram barrados. Os alunos, estavam zangados e cansados. Muitos se levantaram bem cedo para atravessar a cidade (a cidade não é nada pequena e o trânsito é infernal) e estar na universidade a horas para as aulas. Havia frequências marcadas para esse dia...

Ninguém sabia de nada. Foi uma decisão de última hora. Acabamos por trabalhar quase normalmente (perdemos mais tempo à hora do almoço porque não havia nada aberto no campus). Foi um meio feriado, sem ninguém entender muito bem porquê. Parece que este "feriado" muda de data todos os anos, e geralmente é colocado numa ponte, mas este ano algum maluco decidiu na quinta-feira à noite que no dia seguinte seria feriado... e foi!