Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

LIMA - Peru

Lima, a capital do Peru, foi a primeira cidade que visitamos. Com menos de 24h disponíveis, valeu-nos o city tour para conhecer os pontos mais importantes, porque a cidade é enorme. Lima superou todas as minhas espectativas pois não só tem uma parte mais antiga, no centro, como tem também bairros mais novos e modernos, como o Miraflores, onde se situam muitos dos hoteis. Além disso a cidade é cheia de parques e áreas verdes.

Todos os locais da cidade onde fui eram bastante limpos e organizados. A unica excepção será o transito, que é muito barulhento porque toda a gente busina constantemente. No entanto havia semáforos e passadeiras em todo o lado, o que facilita bastante a vida dos peões.

Tive pena de não poder ficar mais tempo em Lima e conhecer melhor a cidade, desta vez com tempo e a pé. Talvez para a próxima vez...

 Parque del amor, um parque à beira do oceano Pacífico. 

 Escultura no centro do parque.

 Catedral de Lima na Plaza de Armas, uma espécie de praça principal que existe em (quase) todas as cidades peruanas.

 Edifício do governo (ao fundo), também na Plaza de Armas

 Catedral vista por dentro. Imponente e muito bonita.

 Sala de reuniões dentro da Catedral. O papa João Paulo II esteve ali algumas vezes. Na mesma sala estão expostas algumas roupas (deve haver um termo mais técnico mas eu não sei...) que ele usou.

Monasterio de San Francisco, onde visitamos as catacumbas onde eram enterradas pessoas pelo que estão cheias de ossos humanos. Fez-me lembrar a capela dos ossos em Évora.


Estas duas imagens foram retiradas da internet, porque não são permitidas fotos dentro das catacumbas. 


Quem vai ao Peru não consegue vir de lá sem nutrir pelo menos um pequeno ódio pelos espanhóis. É que no século XVI, quando os espanhóis invadiram o Peru, destruíram muito e mataram muito. Esses actos foram maioritariamente executados em nome da religião católica, pois os povos que lá moravam, como por exemplo os Incas, tinham Deuses e crenças diferentes. O ódio pelos espanhóis (não pelos de agora, que há lá muitos turistas de Espanha, mas pelos de antigamente) pode ser visto no olhar magoado de cada peruano, principalmente nos guias quando falam desta parte da história. A imagem da foto acima retrata isso mesmo. Um padre espanhol, com um pé sobre uma cabeça decapitada e o seu coração "convertido" ao catolicismo na mão.

Acho importante reforçar mais uma vez, que não é nada contra os espanhóis de agora. Só contra os daquele tempo.

No Parque del Amor havia também estes "solmáforos" que indicavam qual o nivel de protecção necessária para cada dia. Acho que esta ideia deveria ser importada para Portugal e para o Brasil também, onde o sol abunda e é forte.

Durante esta curta visita a Lima os turistas são também relembrados constantemente do que ainda vão visitar (suponho que são raros os turistas que visitam Lima e não vão a Machu Picchu, a mais famosa cidade Inca do mundo)... e a excitação aumentava mais e mais a cada dia que passava...


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Corrida da Caixa

A caixa é um banco brasileiro. A caixa organiza uma corrida há vários anos em várias cidades do país. A corrida é popular porque os prémios para os primeiros classificados são grandes, bons e em dinheiro. Hoje tive o prazer de ter "corrido" (eu corri, eles voaram!) com quenianos, atletas olímpicos e gente muito muito rápida. Além disso, eles dão os tão esperados prémios por faixa etária, o que é bom para os demais atletas não tão rápidos.

Com o pescoço ainda meio torto decidi correr (a pensar numa medalha de categoria, confesso...). Aqueci muito bem o ombro, pus-lhe uma daqueles coisas (vima?) que aquecem o musculo e aí vou eu. Logo cedo percebi que o meu problema não ia ser só o ombro mas também os pulmões. Pensava que a altitude do Peru me ia dar aquele extra espaço no pulmão, mas estava completamente enganada! Sem treinos durante 3 semanas a coisa não estava nada bem e cansava-me demasiado rápido.

Assim, tinha duas opções... arriscar a lesão e os pulmões e correr que nem uma doida à mesma, ou levar a coisa devagar e que se lixem as medalhas de categoria, até porque depois da corrida vou cozinhar para 12 pessoas e preciso de energia. Foi a escolha certa, porque cheguei à hora de saída dos resultados e a porcaria do meu chip não funcionou! Com o tempo que fiz hoje, devagar, ficaria em 4º da categoria, mas com o meu tempo normal, o que teria obtido se me tivesse esgalgado toda, teria ganho a categoria e mesmo assim não teria subido ao pódio por causa da porcaria do chip de cronometragem.

Estou fula e ao mesmo tempo contente por não ter arriscado a lesão em vão.

A seguir passei 3h na cozinha (a fazer o que mais gosto, fique-se a saber) e valeu muito a pena ter guardado energia para isso porque fartei-me de receber elogios.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Em modo pause

Desde a Polonia que acumulo stress num determinado sitio do ombro. Agora esse sitio não aguentou mais e decidiu fazer greve, pelo que estou em casa desde quarta feira a tratar esta espécie de torcicolo. Hoje foi a primeira vez que me consegui sentar sem dores de me fazerem querer arrancar os olhos. O computador está proibido (shiuuu) pelo que estava eu sossegada a ler a minha revista de corrida quando viro a página e... Oi? Olha eu e o J.! Foi naquela corrida em que fiquei em 4º lugar. O fotografo deve ter mesmo gostado da nossa foto, porque no dia seguinte estava no site da revista e agora saiu na própria revista. 

Agora vamos ver se o pescoço me deixa correr no Domingo. Vou já de volta para a cama a ver se recupero a tempo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O princípio, o meio e o fim

O princípio
Tudo começou com um voo de BH a São Paulo dentro de uma lata podre a que chamaram avião. Foi a primera vez na vida que tive medo de uma viagem de avião e só queria que tudo acabasse. O avião fazia um barulho que parecia uma mota podre, e o pior foi quando deixei de ouvir esse barulho e o avião deu um solavanco ao mesmo tempo. Afinal estava tudo normal. Parece que todos os aviões fazem isso, a diferença é que não damos conta porque geralmente não roncam assim...

O meio
Em todos os hotéis, tours e transfers aeroporto/hotel a nossa reserva estava no nome de... Camiño Inca Y Lago. Porquê ninguém sabe ao certo. O mais engraçado era nos transfers, quando estava alguém à nossa espera com um cartaz a dizer isso. Eu sei que o nosso pacote foi personalizado mas não era preciso mudarem-nos o nome. Resta saber qual de nós era o Camiño Inca e qual de nós era o Lago.

Chegada a Puno

O fim
No check in em Lima perguntaram-nos se queríamos as malas enviadas directamente para BH, ao que dissemos que sim. O tempo de espera em São Paulo seria bastante longo e queríamos tentar sair do aeroporto para dar uma volta, e sem as malas era melhor. Serviu para alguma coisa? Não!

1. Ao chegar a São Paulo tivemos que ir buscar as malas ao tapete. Deveríamos entrega-las num balcão só para conexões, o que deveria facilitar a vida. A fila era enorme! Esperamos 1h para sermos atendidos! 

2. Afinal só podíamos entregar as malas 3h antes do voo. 

3. O senhor rasgou o nosso cartão de embarque emitido em Lima (em papel normal) e deu-nos um novo exactamente com as mesmas informações, mas imprimido em papel de talão de multibanco. 

Para que serve então o check in associado??? Tive que andar com as malas de um lado para o outro, não as pude entregar mais cedo do que o normal e ainda me rasgaram o cartão de embarque para me darem um pior. Nessa altura só me ocorreu um pensamento: "benvinda de volta ao Brasil"...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Uma maravilha do mundo depois...

Estou de volta depois de umas das melhores viagens que fiz na vida!
Diverti-me imenso, aprendi muita coisa, fiz amigos para o resto da vida, o meu Espanhol tornou-se fluente e fiz muitas descobertas inesperadas.
Resumidamente, apaixonei-me pela história dos Inkas e pelo Perú em geral. Pela paixão do seu povo pela natureza. Pela sua gastronomia tão rica e tão simples ao mesmo tempo. Pelas paisagens. Por Inka cola!

Depois explico melhor. Agora tenho que pensar como começar a contar todas as minhas histórias e como escolher as melhores fotos de entre mais de 2000 que tirámos...

Aguardem que mais posts virão em breve.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Estou ocupada...

Se as minhas pernas não me falharem e os meus pulmões sobreviverem à altitude, por esta hora ando a passear por aqui. 


terça-feira, 8 de maio de 2012

A aventura começa...

... hoje!

Sonhei com esta viagem durante anos.
Sonhei mais a sério com ela, sabendo que a ia fazer, durante meses.
Planeei tudo desde Novembro.
Ainda mal acredito que o dia chegou...

Estou de saída para o aeroporto. Para onde vou? Voltem daqui a uma semana e saberão. Por enquanto vou apenas dizer que é um sítio alto, frio e uma das 7 maravilhas do mundo.

Fui!

Inverno à porta

Finalmente as temperaturas desceram e foram-se embora os dias de 35°C ou mais. Demorou 2 anos, mas conseguiram cansar-me de calor. Agora com temperaturas mais amenas começa o Brazilian winter fashion. É que as lojas já só vendem artigos de Inverno desde depois da Páscoa (esteja frio ou calor) e vê-se muita gente com uma mistura de estilos, porque com certeza querem usar as coisas novas que compraram, mesmo que esteja um calor de morrer. Isso para mim é engraçado, porque estão exactamente as mesmas temperaturas de Janeiro e Fevereiro, mas as pessoas começam a vestir roupas quentes. Nunca consegui tirar fotos deste estilos, mas vai de raparigas de calções e t-shirts e botas pelo joelho, a jeans com cachecóis e havaianas, etc. 

Ontem ao caminhar para casa depois do trabalho vejo uma rapariga em sentido contrário que vestia um casaco de Inverno, botas, cachecol e luvas! O termómetro marcava 26°C...

É certo que depois de 4 meses com temperaturas acima dos 30°C sente-se mais frio aos 26 do que se tivessemos vindo de temperaturas negativas... mas cachecol? E luvas????? 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

E quando eu decido ser uma pessoa normal...

... e passar o feriado sossegada em casa, descubro que se tivesse ido à corrida do Cruzeiro que foi hoje, teria subido ao pódio! Em 2º lugar!!!

Devia haver poucas gajas, porque a primeira chegou aos 40min e a segunda aos 57min... Damn it!

Sacolão

O Brasil também tem muitos encantos e coisas boas (ou a minha tentativa de neutralizar um pouco o post anterior). Uma delas são os Sacolões. O Sacolão é um sitio que vende frutas e vegetais. Geralmente está divido em secções, onde cada secção tem o seu preço. Dentro da mesma secção é tudo ao mesmo preço. Ou seja, vou lá, pego num saco grande, encho-o de vegetais diferentes e depois peso tudo junto. Além de os vegetais serem bem mais frescos que no supermercado, são também mais baratos. Na última vez que lá fui trouxe duas mochilas cheias de vegetais e frutas, tropicais ou não, e paguei cerca de 30 reais (~13 euros). A mesma quantidade num supermercado teria custado pelo menos o dobro...


O que fazer quando nada funciona?

Aqui nada funciona. Se acontecesse uma coisa de cada vez, nem seria um grande problema, mas acontecem constantemente...

1. O interfone e o botão para abrir a porta do prédio não funcionavam. Foram arranjados, mas a ligação electrica ficou mal feita e queimou a porta do condomínio, e acabaram por desligar tudo outra vez até resolverem o problema. A porta de baixo foi arranjada rapidamente, mas o meu interfone não (já lá vão 5 meses!). Já perguntei porquê ao porteiro e o que ele respondeu foi que não pode ser arranjado porque senão queima a porta outra vez... (hello! É só arranja-lo decentemente!).

2. Tentei inscrever-me numa corrida, mas de repente deixei de ser assinante da revista de corrida (que me dá desconto na inscrição). A assinatura só expira em Dezembro e até hoje tudo funcionava.

3. Levei a vacina da febre amarela, o que surpreendentemente só demorou 5 minutos. Depois fui a departamento qualquer lá perto para me darem o certificado internacional da vacina e esperei 1h. Demorei só (?!?!) 1h porque percebemos a tempo que o senhor estava a dar os números ao acaso e não por ordem de chegada... Eu que era o 38 era logo depois do 27 e muito antes do 24!!! 

4. Caixas de supermercado! Nunca, em nenhum sítio que visitei, vi caixas de supermercado tão lentas como aqui. Estavam 2 pessoas à minha frente, uma delas só tinha 2 iogurtes e um saco de pão. Demorei 15 minutos até ser atendida!!! Outra vez fui para uma daquelas caixas rápidas, para 20 volumes ou menos.  De 8 caixas só estavam a funcionar 2. Tinha 5 pessoas à minha frente, demorei 35 minutos a ser atendida! 
Isto acontece constantemente...

5. Fazer compras é terrível. Ou apanho 2 autocarros e vou a um supermercado decente onde compro coisas frescas, ou arrisco a trazer para casa carne que ao fim de um dia fica verde.

Vou parar por aqui antes que alguém da imigração esteja a ler este blog e me expulse do país. Como disse no início, se fosse só de vez em quando nem me afectava muito, mas todos os dias há alguma coisa que não funciona...

O que fazer? Só vejo uma solução e já comecei a tratar do assunto... Procurar emprego e sair daqui antes que fique louca... E até já sei para que parte do mundo quero ir...

terça-feira, 1 de maio de 2012

What do I like so much about Brazil? #2

Hoje de manhã, perto do portão da universidade, vi dois tucanos a voar livremente... 

Adoro tucanos! Adoro os seus bicos coloridos, os sons que emitem, o modo como se "abraçam" uns aos outros. Poder ve-los em liberdade fez-me sentir especial. 

Tucano. Foto tirada no Zoo de Belo Horizonte, em Setembro de 2010.