Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Um dia de Chef

Hoje montei um menu para uma festa, organizei e preparei tudo e no final ainda recebi altos elogios sobre as minhas ideias. Se calhar estou na profissão errada...

Ou não, vamos lá ver como corre amanhã, porque ideias não enchem barrigas!


UPDATE
Foi um sucesso! Trabalhei que nem uma louca durante horas, mas recebi imensos elogios. Até o bolo, que era o meu ponto fraco, ficou fantástico! A melhor parte foi quando um homenzinho que eu não conhecia nos veio perguntar quanto é que cobrávamos por festa...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sara Jump - Sydney


Sydney - Austrália


Sydney é fantástico!
Sydney é Londres mas mais pequeno, com mais sol e com vinhos melhores.

Chegamos a Sydney quase à hora de almoço. O nosso plano era passear o  resto do dia e ir dormir o mais tarde que o nosso corpo aguentasse. Não foi difícil, porque a excitação de estar do outro lado do mundo era bastante.

 Centro de exposições

Jardim Chinês da Amizade

Começamos por visitar a Universidade tecnológica de Sydney, e em muito me fez lembrar as universidades do Reino Unido. O espírito, o modo de trabalho, o aspecto e até os hábitos. Gostei. Não me importava mesmo nada de lá trabalhar.
Depois disso, fomos direitinho à casa da opera. Depois de me ter desiludido com o tamanho do Cristo Redentor no Rio, tinha bastante medo de me desiludir com a Opera House de Sydney. Nada disso. É uma vista simplesmente fantástica, de todos os ângulos.

 Sydney Opera House


 Sydney Harbour Bridge

Sydney visto da Opera House

A Opera House reflectida no restaurante The Quay, do chef Peter Gilmore, um dos mais famosos de Sydney.

No segundo dia decidimos ir até ao jardim zoológico, que é enorme. Além dos bichos do costume havia muitos coalas fofinhos, que dormem de forma incrível no cimo das arvores e cangurus saltitantes de todos os tamanhos. Tenho tantas fotos de animais fofinhos e exóticos que vou postar um post só com eles. Eles merecem!

Vista do Zoo

Ainda visitamos também o jardim botânico, que é enorme e tem uma vista linda sobre a opera. Havia muitas pessoas a correr, e fiquei cheia de pena de não ter tido tempo para isso.

 Achei o máximo as placas espalhadas pelo parque a dizer para pisar na relva e para abraçar as árvores!

 A luz do pôr do sol...

 Casa do Governo

 Árvore-sombrinha

 Igreja de Santa Maria

 Em frente à Igreja

 Torre de Sydney

 Papagaios à solta no parque...

A cidade vista do parque

 Vai uma corrida?

 Uma rocha escavada... a pessoa minuscula sou eu...


Museu Botânico

Os dias que passámos em Sydney passaram rápido e foram curtos para conhecer tanto nesta cidade. Por mim voltava lá já amanhã, mas fica um bocadinho longe... Ficam então as memórias de uma cidade agitada, cosmopolita e muito interessante.




sábado, 25 de agosto de 2012

Mais vale tarde do que nunca...

Passámos um ano a reclamar constantemente dos filmes na TV serem sempre dobrados em português do Brasil... Descobrimos hoje um botão no comando que nos deixa escolher entre dobrado e legendado.

Pérolas à Brás (iu) #5 - Gentileza Brasileira

A gentileza brasileira é famosa e bem conhecida em Portugal. Mas até onde ela chega? Até hoje ninguém sabe...

Ontem ia apanhar um autocarro, dentro do campus, quando ainda de longe vejo que o autocarro verde, que é gratuito tinha acabado de parar na paragem. Ainda era um bocado, mas como geralmente há muita gente a subir demora um bocadinho a arrancar. Além disso, quem não gosta de um bom sprint logo pela manhã? Deitei-me a correr que nem uma doida. Corria tanto que dois homens dentro de um  outro autocarro começaram a fazer claque aos gritos. Faltavam uns escassos 50m para chegar quando o autocarro que eu queria apanhar arrancou. Os homens do outro autocarro viram, e sabendo que eu tinha corrido para o apanhar, buzinaram, fizeram sinais de luzes e gritaram muito ao outro motorista até que este parou no meio da rotunda. Eu vi que estava parado, mas pensei que era para algum carro passar. Mas não! O autocarro parou no meio da rotunda, com uma fila enorme de carros atrás... à minha espera! Claro que quando entrei estava TODA a gente a olhar para mim, toda vermelha e a arfar.

Valeu a pena! Mas o final desta história seria bem diferente se não existisse a famosa gentileza brasileira!

domingo, 19 de agosto de 2012

As piadas de Down Under

Waiheke Island, Nova Zelândia

A viagem adivinhava-se longa e as expectativas altas. O tempo passou mais rápido que o esperado. O sistema de entretenimento do avião era óptimo, e fartei-me de ver filmes, jogar quem quer ser milionario e afins. Hoje em dia todos os aviões que fazem viagens longas têm estes sistemas, mas nem sempre a escolha é tão grande e actual. Fiquei surpreendida!

Uma das coisas mais engraçadas de voar até ao outro lado do mundo é a diferença horária. No ar as horas deixam de ser importantes. Ninguém sabe que horas são. São x horas no Brasil, y no Chile e z na Australia, mas não estamos em nenhum deles, por isso não estamos em nenhum fuso horário e são horas nenhumas! Quando aterramos, uma das hospedeiras de bordo, disse ao microfone "são 6h da manhã, de sexta-feira, dia x de Junho". Com esta brincadeira de horários já era sexta-feira e ainda nem tinha sido quinta...

No regresso, partimos de Auckland, na Nova Zelândia, num voo até Santiago do Chile, onde tínhamos que apanhar outro voo para o Brasil. Saímos de Auckland às 4h da tarde e chegamos ao Chile às 11h da manhã, do mesmo dia... É uma sensação muito engraçada!
De manhã (na primeira manhã...), exactamente às 11h, estavamos a comer sentados numa das praças de Auckland e não deixamos de nos rir ao pensar que mais tarde nesse dia, mas exactamente à mesma hora estariamos no Chile... Foi definitivamente o dia mais longo da minha vida!

Outro factor que torna o lugar tão interessante é o facto de ser do outro lado do mundo, em baixo do mundo como eles gostam de lhe chamar (down under). Quando estavamos na Gold Coast, subimos ao telhado do hotel, onde a vista era fantástica com praias imensas de ondas enormes. Sem saber porquê e completamente perdida nas direcções pergunto: "Para que lado é Portugal? Para onde é que aponto se eu quiser apontar para Portugal?". O J. olhou para mim, riu-se e disse "acho que o mais correcto é apontar para aqui", e aponta para o chão... E ele estava certo... aquela era a direcção certa para apontar para casa...

É exactamente por este tipo de coisas que a Australia e a Nova Zelândia são especiais. Podia até serem países feios e chatos que sempre seriam especiais... De feio e chatos não têm nada, já de especiais têm tudo. E nem é só pelas gracinhas acima descritas...

Sydney, Australia

Meia de Floripa


O verdadeiro motivo para ter ido a Florianopolis foi a Meia de Floripa. Porquê? Porque é uma corrida bastante tentadora, não só por ser sempre à beira bar, mas também por ser quase sempre plana e por ser no sul, em pleno Inverno, ou seja com uma temperatura bastante mais baixa.

Depois de dois dias na pousada à beira mar ficamos na casa do meu primo, que mora perto do centro, onde fizemos a preparação para a corrida: comemos e bebemos sem parar. Sendo mais perto do Chile e da Argentina, os preços dos vinhos no sul do Brasil são bem mais acessíveis e não podíamos deixar de aproveitar.

Depois de comer sem parar achei que ia fazer o pior tempo de sempre na corrida. A manhã da corrida estava bem fresca e havia mais gente que o normal. Comecei a correr num ritmo confortável não só pelo álcool que ainda devia andar nas veias, mas também pela lesão no gémeo que tinha tido à pouco tempo e pela falta de treinos que isso causou. Assim, corri enquanto apreciava a vista ao mesmo tempo e quando dei por mim estava no quilometro 6 e ainda nem arfava. Comecei a ficar preocupada, porque mesmo mais devagar não queria demorar uma eternidade. 

Decidi acelerar o resto do tempo e no final fiz o segundo melhor tempo de sempre!!! Percebi como a temperatura é importante. Correr com 18ºC é muito melhor do que correr com 25 ou mais. Senti-me super bem durante e depois da corrida. Se não tivesse comido tanto e se tivesse treinado como deve ser, poderia ter feito um tempo fantástico. Ainda que nas mesmas condições, o J. conseguiu baixar o tempo o suficiente para entrar no pelotão Quénia. Ou seja, na próxima corrida, ele vai poder sair no grupo da frente, juntamente com os atletas profissionais.


10km, 51:11, 6/10 em categoria e 18/386 no geral feminino

Ainda estou à espera que o meu primo me envie as fotos que tirou.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Volta Internacional da Pampulha

O lago da Pampulha tem 18 Km e a volta internacional da Pampulha é uma das corridas mais importantes do ano. Por ser uma distância maior do que a que eu estou habituada a correr, foi o meu grande objectivo a cumprir este ano. Inscrevi-me em Março, para me manter motivada e para não desistir dos treinos mais longos. 
Quando comecei a fazer bons tempos nos 10 Km, comecei a acreditar que sim, que sou capaz de correr 18 Km. Muita gente me falou da corrida entretanto. Que é a melhor do ano, porque as pessoas saem à rua e aplaudem, porque é internacional, porque tem muitos participantes e porque a organização é boa. E a excitação e expectativa foi crescendo em mim... mal podia esperar pelo dia.

Hoje, a meio de Agosto, recebo um email da organização a confirmar que a corrida se realizará um fim de semana depois do previsto. Não, não foi a avisar que mudou a data, não foi um pedimos desculpa mas a data foi alterada, foi um "confirmar que vai acontecer e que vai acontecer nesta data". Se a data não estava confirmada porque venderam as entradas? Se não tinham a certeza porque é que puseram essa data no site oficial? É que nesse fim de semana já estarei em Portugal a gozar as minhas férias de Natal. Sendo uma corrida internacional tenho a certeza que não fui a única a marcar voos com antecedência, e se o meu voo é para sair do Brasil, haverá participantes de fora que marcaram voos de propósito para a corrida e que agora viram os planos falhados.

Os organizadores nunca devem ter marcado voos da europa na altura do Natal com certeza. Se tivessem saberiam que são voos que se marcam meio antes se não quisermos pagar preços exorbitantes.

Agora estou aqui, a tentar recuperar o dinheiro da inscrição, que sabe a nada quando o que eu queria mesmo era fazer esta corrida, neste que será o último Dezembro que passarei por aqui. Assim, a modos que estou triste...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

E agora?

Os Jogos Olímpicos acabaram, e agora?

Hoje de manhã levantei-me de manhã, liguei a televisão mas já não havia jogos olímpicos ao vivo... Começo a fazer zapping e descubro que com o novo pacote tenho a sic internacional. E pronto... o Querida Julia fez-me companhia durante o pequeno almoço. Quase a mesma coisa...

domingo, 12 de agosto de 2012

Pérolas à Brás (iu) #4 - A caixa de som

Estava eu sossegadita no meu sofá, quando um ruido vindo da rua desperta em mim uma questão filosófica. 


Qual será o objectivo de vida de uma pessoa que a leva a passear na sua pick up, rua acima e rua abaixo várias vezes, depois das 11h da noite, com o som tão alto que se consegue ouvir a pelo menos 3 ruas de distância e com uma musica ruim mais ruim não há? 


1- Já não posso ouvir mais a minha mulher em casa e o meu objectivo é ficar surdo.

2- Já não posso ouvir mais a minha mulher no carro e o meu objectivo é que ela fique surda.

3- Amanhã vai haver promoção de gasolina e o meu objectivo é gastar a que tenho. A musica nas alturas é só porque sou parvo.

4- O Gabon ganhou uma medalha de prata nos jogos olímpicos e quero celebrar com os meus vizinhos.

5- Perdi os meus amigos na festa e assim eles sabem em que bairro é que estou.

sábado, 11 de agosto de 2012

Sara Jump - Blumenau


Blumenau


A cerca de 150 Km de Florianópolis fica a cidade de Blumenau. Foi-me dito que é a cidade mais Alemã do Brasil, devido às influencias alemãs trazidas pelos emigrantes, e que parece mesmo uma cidadezinha alemã, com as suas casas, restaurantes e bares. As minhas expectativas subiram ao pensar que poderia por momentos voltar à Alemanha, mesmo que fosse neste país tão distante. 

Desiludi-me completamente...

Um dos poucos prédios de origem alemã 

A cidade verdadeira tem alguns edificios de arquitectura alemã bastante bonitos, espalhados aqui e ali, no meio de outros edificios "normais", e é só isso. Perto do centro existe o famoso centro alemão (parecido a um centro de exposições) que tem 2 ruas cheias de lojas de souvenirs e restaurantes. Nesse centro, as construções são bem alemãs, mas é difícil não pensar que é tudo feito para os visitantes e não verdadeiramente alemão. Escolhemos um dos restaurantes para almoçar e o menu era rico em salsichas, batatas e outras delicias típicas alemãs. Quanto às bebidas queríamos uma boa cerveja alemã, mas o restaurante só tinha... cerveja brasileira. O empregado disse-nos que podíamos pedir cerveja no bar ao lado, que tinha vários tipos, e consumir ali sem qualquer problema. O bar ao lado também não tinha cerveja alemã, tinha sim uma cerveja brasileira que imita a alemã. Os vários tipos de cerveja prometidos, eram vários tipos diferentes mas todos da mesma marca e todos muito fraquinhos...

 Parque alemão

 Uma falsa alemã que por lá apareceu...


Então, assim nem vale a pena visitar Blumenau? Claro que vale! Só não visitem Blumenau com largas esperanças de irem passar o dia à Alemanha, principalmente se conhecem bem este país. 

 Catedral São Paulo Apostolo

 Torre do sino

 Teatro Municipal



Museu da cerveja, onde vimos quantas cores pode ter uma cerveja


Terminamos o dia com um lanchinho, que alemão ou não, era muuuuuiiiito bom!

A caminho de casa passamos ainda por Balneário Camboriú...

 Cristo de Balneário Camboriú


Resumindo, apesar de tudo divertimo-nos imenso e acredito que visitado na altura certa, Blumenau pode ser a animação total. Nós vamos dar-lhe uma segunda oportunidade e voltar lá durante o Oktoberfest, a festa alemã mais tradicional. Nessa altura iremos sem expectativas, para nos podermos surpreender e deixar levar pela festa, sem pensar se é ou não alemã.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pérolas à Brás (iu) #3 - O técnico

Um rapaz meio acanhado veio cá a casa trocar o aparelho da TV a cabo. Sem querer desligou o aparelho principal da tomada, que está ligado ao da TV cabo e ao da internet.
Comentei com ele que tinha perdido a internet e ele mexeu nos cabos. 

Eu- Não, ainda não tenho internet. 
Tecnico- Ah, vou trocar aqui outra vez. 
5 minutos depois...
Eu- Não, nada.
T- Ah, sabe, às vezes é o sinal da internet que falha.
Eu- Há um ano que tenho este plano e a internet nunca falhou!
T- Ontem por exemplo, a internet estava sem sinal.
Eu- Aqui ontem a internet não falhou. Aliás, nunca falhou!
T- Pois, mas deve ser o sinal.
     
E vai até ao aparelho que ele desligou, chama-me para ver e aponta para uma luz, com a palavra internet escrita por baixo, que estava apagada.

T- Está a ver aqui... esta luz devia estar acesa e não está. É o sinal que está baixo. Mas eu já ligo ao meu colega e já lhe pergunto o que se passa.

Enquanto ele se senta a ligar ao colega e olho para a luz apagada de novo e vejo que ao lado tem um botão que diz: "internet on/off".
Carreguei no botão e resolvi o grande mistério. Como o técnico estava ao telefone não lhe pude dizer logo e ouvi-o dizer.

T- Era a internet que estava sem sinal, mas já voltou. Pois foi o que eu disse à cliente, que era o sinal que estava baixo, mas agora voltou. Blá blá blá conversa de técnico...

Desliga o telefone.

T- Viu, era o sinal que estava baixo. Blá blá blá mais conversa de técnico...
Eu- Ah sim? Mas eu acho que a internet voltou quando eu carreguei no botão do ON que está no aparelho...
T- Botão? Ah... não sabia...


Entre este e a secretária que se achou importante a ponto de aprovar bolsas de alunos sem o chefe saber... despedia-os a todos!

Florianópolis


Estivemos em Florianópolis na passagem de ano. Dessa vez, metade dos dias choveu e na outra metade o J. ficou doente, o que fez com que não aproveitássemos muito. Assim, um mês depois de regressarmos do Peru, decidimos rumar a sul e conhecer melhor a cidade no Brasil onde se tem maior qualidade de vida.

Uma das moradias enormes em Jurerê Internacional

Como estávamos no inicio do Inverno os preços estavam mais baixos e ficamos no bairro de Jurerê,  um dos mais caros e cheios no Verão, coladinho ao bairro de Jurerê Internacional, onde muitos famosos passam férias (em Dezembro estava lá a Fergie).















Fortaleza de São José da Ponta Grossa



 Lagoa da Conceição, com as dunas ao fundo

 Lagoa da Conceição

 Nas dunas...

 ... com o mar ao fundo

 Sandboard

É o que dá levar ténis abertos para as dunas...

 Também vimos mais a fauna da região.


 E divertimo-nos a correr atrás de borboletas para lhe tirarmos fotos...




O dia dos namorados brasileiro tinha sido há poucos dias (no meio de Junho!) e tivemos uma surpresa no nosso quarto. Gostei especialmente do meu pijama enrolado em forma de pato estrangulado adormecido...


 Foram dias de muito relaxamento e passeios pela praia