Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Flores, flores... e mais flores.

Quero mostrar outro tipo de beleza natural muito apreciado - flores e plantas. As plantas tropicais que se vêm por aqui são muitas e coloridas. Plantas que as nossas mãe têm dentro de casa, das quais cuidam meticulosamente para não morrerem, aqui crescem tipo erva daninha - em tudo o que é sítio. 

Confesso que plantas não são o meu forte e não sei o nome destas. Assim, deixo só as fotos.














Bananas...

Estas fotos foram todas tiradas aqui em BH, quando os pais do J. estavam cá. Encontrei muitas e muitas mais nas outras viagens que fiz pelo país.

Belo Horizonte e a vida selvagem

Em Agosto os pais do J. visitaram-nos e quisemos mostrar-lhes a cidade. Não vou fazer um relato completo de tudo o que vimos porque ao longo dos tempos fui fazendo posts de Belo Horizonte (o centro, a lagoa da Pampulha, o parque de Mangabeiras, etc.). Com eles também fomos ainda a Ouro Preto e a Mariana, usando a Maria Fumaça para ir de um para o outro. 

Como já foi a terceira vez que fizemos essa viagem e já sabemos o processo de cor, e já tiramos essas fotos, focamos a nossa atenção na vida selvagem, que se pode encontrar na cidade, sendo portanto não tão selvagem assim. A verdade é que ver macaquinhos à solta, pendurados nas arvores faz sempre as delicias dos visitantes e as nossas também. 

Começamos pelo Parque de Mangabeiras, onde abundam os macacos e os quatis.


 Eu sei que não se devem alimentar os animais, mas também sei que toda a gente ali o faz e não resistimos só para tirar um foto fofa assim (egoismo puro eu sei, mas foram só pedacinhos de bolacha). 


O problema foi que ao ouvir o barulho do pacote os quatis correram para nós a pedinchar comida.




Eu a tentar livrar-me de um bando de quatis e eles a perseguirem-me! Ainda devia cheirar a bolachas, mesmo tendo sido muito tempo depois de as ter despachado todas.

Também achei incrível como eles conseguiam subir às árvores.

 No entanto, nada bate os macacos-prego. Têm expressões super humanas e são muito fofos.


 Borboleta amarela

As borboletas são dos animais mais dificeis de fotografar. Quando voam é muito difícil conseguir uma foto focada e quando pousam, fecham as asas...
Já vi uma borboleta azul forte linda e não consegui nenhuma foto, mas desta vez consegui...

Também lhes mostrei o centro, passando pelo mercado central.

Chegou um carregamento de abacaxis! No mercado vendem-se fatias de abacaxi prontas a comer por 2 reais (menos de 1 euro).

Nós preferimos um bom almoço à moda mineira, num dos "tascos" do mercado. 


 A seguir fomos para a Lagoa da Pampulha.

 Onde há sempre muitas aves.



Esse verde estranho da foto é mesmo a cor da água da lagoa... em tempos já foi limpa, mas hoje em dia não é. Fala-se que parando a entrada de esgotos e desperdicios de fábricas as plantas da lagoa a limpariam e a água ficaria limpa em 2 anos. Infelizmente, nem todos concordam com isso...


Patos

 Capivaras

Terminamos o dia a relaxar no centro de meditação japonês, no Parque Ecológico da Pampulha. 



Em Ouro Preto tivemos direito a um céu azul que ficou lindo nas fotos. As fotos aos animais também continuaram.

 Lagartixas ao sol

 Joaninhas

E pássaros coloridos


Apanhamos a Maria Fumaça, o comboio tradicional que liga Ouro Preto a Mariana, uma cidade mais pequena mas encantadora.






Assim se passou uma semana em Belo Horizonte e arredores, sempre com muita animação, fotos e calor. A visita não ficou por aqui e fomos conhecer dois dos lugares mais especiais do Brasil...



Cada um com a sua droga


... and travelling!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Telma's Sara Jump

Aqui vai mais um Sara jump enviado por um dos leitores, a Telma. Na verdade a Telma é mais do que um leitor deste blog, ela é uma das minhas melhores amigas, numa amizade que começou quando ela nasceu, tinha eu 3 anos. 

A foto do Sara jump da Telma foi tirada na ilha de S. Miguel nos açores e está o máximo, rodeada por fantásticos campos verdes!

Obrigada Telma pelo jump e por toda a tua energia e amizade!


domingo, 13 de janeiro de 2013

Pérolas à Brás(iu) #7 - Milhões no Rio

Segundo a Globo, estiveram 2.3 milhões de pessoas em Copacabana, na passagem de ano. 2.3 milhões!!! Isso são 2300000 pessoas! 2300000 vestidas de branco, a festejar, dançar, e... a beber cerveja (não todas claro mas muitas sim). Quantas casas de banho seriam suficientes para essa multidão? Bom, a orla de Copacabana tem 4.5km, por isso dá para pôr muitas casas de banho químicas. Mas não... Segundo o site do evento foram colocadas 300 casas de banho para a grande festa. 300 casas de banho para 2.3 milhões de pessoas!

Isto vindo de uma cidade onde os autocarros que ligam o aeroporto à cidade quase não têm espaço de bagageira (cabem 8 malas grandes!) e onde o espaço por cima da cabeça não chega para uma mochila média, já não me surpreende.

Pensando agora no mundial de futebol, onde 70% dos turistas que apanharem o autocarro terão que levar as malas no colo, e mantendo a razão de casas de banho por pessoa... num estádio de 60 mil pessoas teremos 8 casas de banho. Tendo em conta que uma ida a um jogo de futebol é muito mais curta do que uma passagem de ano (~4h vs. 6-8h) acho que sim, que é o suficiente... 

Mas tudo bem, na praia ainda havia o mar, onde vi muitos gajos (muitos mesmo!) a mijar virados para o mar, e no estádio teremos o relvado.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Feliz 2013 e ainda tanto 2012 para contar

Estou de volta a Belo Horizonte. Nas últimas semanas passeei por Portugal, fui a casa casa, cozinhei montes de coisas que não posso fazer aqui, corri uma São Silvestre, bebi chá, usei roupa de Inverno, comprei presentes, recebi presentes, revi pessoas de quem gosto muito, voltei ao lado de cá, passei o ano em Copacabana com o fogo de artifício mais impressionante de sempre e fui à praia, tudo coisas que me fizeram muito feliz!

Além disso também enchi os olhos de fumo em todos os bares e cafés que fui (já nem gasto o meu tempo a fazer comentários a isto...), respondi à pergunta "como está o Brasil" pelo menos um milhão de vezes, não consegui ver todas as pessoas que queria e mesmo as que vi nunca foi por tempo suficiente e comi montanhas de comida (o que deveria ser uma coisa boa, mas os quilos a mais que trouxe não são assim tão bons). 

Agora que voltei a casa, organizei coisas, lavei roupa e descongelei o congelador (pela 5ª vez desde que o comprei há um ano e meio), estou pronta para voltar à rotina e enfrentar aqueles que serão os meus últimos meses no Brasil. Há, obviamente, viagens planeadas porque há sítios que me recuso a perder agora enquanto aqui moro. 

Isso também me faz olhar para 2012 e perceber a sorte que tenho! Viajei tanto em 2012 que ainda nem posso acreditar. A melhor parte nem foi a quantidade de viagens, mas sim os lugares que conheci. Lugares que queria conhecer desde sempre e que me abriram o apetite ainda mais para ver o resto do mundo. Olhando para 2012 e para este blog faz-me também pensar que ainda tenho viagens que não postei aqui por falta de tempo e que tenho que tratar disso o quanto antes.

Por isso, FELIZ 2013 a todos os meus leitores, mas não abandonem ainda 2012, porque neste bog ainda não acabou.