Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

terça-feira, 18 de junho de 2013

(NOT) Sara Jump - Coimbra

Com a habilidade dos meus pais a tirar fotografias esta foi a única maneira de fazer um Sara Jump... o mais quietinha possível. A parte engraçada é que encontrei o meu nome escrito no chão, em letras gigantes, em Conímbriga. A seguir foi só fazer o (NOT) Sara Jump!


Coimbra - Portugal


Porque Portugal também é um belo país onde também me agrada bastante ser turista, aqui vai um post no meu país!

Um dia destes a caminho do sul decidimos passar por Coimbra, uma cidade onde os meus pais já foram várias vezes mas que nunca visitaram realmente. Assim, comigo no banco de trás, foram "forçados" a verem a cidade de outra forma. Pessoalmente, quase não conhecia Coimbra e esta foi a oportunidade perfeita de conhecer uma parte, porque muito ficou por ver!

 Convento de Santa Clara-a-Nova

 Claustros do Convento de Santa Clara-a-Nova


Confesso que entramos no Convento de Santa Clara-a-Nova a pensar que era o de Santa Clara-a-Velha, que depois já não pudemos ver. 

Outro sítio que sempre quis visitar e valeu bastante a pena foi a Quinta das Lágrimas. Desde pequena que adoro a história de D. Pedro e D. Inês e desde que li o livro Uma Aventura na Quinta das Lágrimas (colecção que ainda mantenho actualizada até hoje!), que sempre quis visitar este lugar mistico. 


 Entrada para os jardins

 
 Vista para o anfiteatro

 Fonte das Lágrimas, onde ainda se vê uma lage avermelhada, do sangue de D. Inês




Por detrás dos jardins está uma pequena mata com pequenos trilhos onde se encontram escadas escondidas, flores e muitas árvores.




Bambu gigante e um carvalho antigo lindissimo!

 Fonte dos amores, onde D. Pedro se encontrava secretamente com D. Inês

 A entrada da quinta que agora tem um clube de golfe.


Uma das coisas que também vale a pena fazer é passear à beira do Rio Mondego. As margens do rio estão cheias de espaços verdes e caminhos que convidam a um bom passeio. Apesar de nesse dia chover de 10 em 10 minutos decidimos ir na mesma, uma vez que eram aguaceiros, havendo periodos sem chuva.


 Escadas do Quinchorro, muito íngremes e com degraus enormes, que nos levam à vista em baixo... valeu a pena!


 Aqueduto de S. Sebastião

 Jardim botânico


 Nos dias mais seco pode fazer-se arvorismo, algo que teria experimentado se estivesse aberto.







Penedo da Saudade, construido no sec. XIX, é um miradouro sobre a cidade e o Rio. Aqui também se encontram várias placas comemorativas ligadas à universidade de Coimbra.

 No final do dia passamos por Conímbriga, também visitada por entre aguaceiros.


Conímbriga é um local impressionante, com ruínas muito antigas (as mais antigas datam de antes de Cristo!), onde se respira história. A maioria das ruinas são romanas, mas também existem algumas mais antigas, indígenas. 

Os mosaicos/tapetes foi o que mais me impressionou pois são verdadeiras obras de arte feitas com pedaços muito pequenos de pedras coloridas. 


Ficaram muitas coisas por ver, mas ainda assim andamos muito e sobretudo molhamo-nos muito! Valeu a pena, porque Portugal é lindo e ainda tem muitas coisas por descobrir!

Voltarei às minhas ultimas viagens pela América do Sul em breve.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Regresso online

Deixei o Brasil, cheguei a Portugal e finalmente consegui dissipar os nervos e comer. Ah mudança desgraçada! Tive problemas até ao ultimo minuto! 

Às 10h da manhã do último dia estava numa paragem de autocarro com lágrimas a escorrerem pelo rosto. Eram lágrimas de tristeza por estar a deixar um país onde morei por mais de 3 anos? Não, eram lágrimas de frustração porque as 13h que me restavam no país pareciam ainda demasiado longas e eu pensava que não aguentava nem mais um minuto.

No final tudo se resolveu (algumas coisas melhor que outras) e quando levantei voo tive aquela sensação de "já está, já passou, agora venha a fase seguinte".

Os dias por aqui passaram-se a (tentar) arrumar as minhas coisas, arrumações no sotão (que banho de lembranças!), encontros familiares, um casamento e uma viagem ao país vizinho. Tenho uns quantos relatos para pôr em dia aqui no blog, tal como tenho trabalho e apresentações para preparar. 

Estou lentamente a voltar à vida online e em breve vou fazer todas as actualizações em atraso (até já tive reclamações de alguns leitores que encontrei pessoalmente!).

Até breve!