Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mendoza - Argentina

Mendoza é uma região no oeste da Argentina, conhecida pela produção de vinhos e azeites. A cidade é agradável, limpa e organizada e pode ir-se a pé para todo o lado. Por ser uma região susceptível a sismos, o centro da cidade tem 5 praças construidas estrategicamente para serem usadas como locais de segurança para a população.


A maior praça (ou a praça principal) é a Plaza Independencia, que é rodeada pelas outras 4: Plaza Chile, Plaza España, Plaza Italia e Plaza San Martin. Todas elas têm espaços arborizados e são lugares óptimos para um passeio.

Plaza Independencia

 Plaza España


 Plaza Chile

 Plaza Italia

 Plaza San Martin

Quando lá estivemos tivemos a sorte de apanhar o dia internacional do Malbec, que em Mendoza é acompanhado por uma semana de celebração ao vinho. Por causa disso, as fontes da Plaza Independencia jorravam vinho... queriam... jorravam um liquido de cor muito parecida ao vinho.


Os vários passeios pela cidade revelaram não só os monumentos que contam a história da cidade, mas também ruas comerciais animadas, restaurantes e bares, jardins e muitos outros.

 Mercado de Mendoza

Plaza Pedro de Castilla


Antiga Praça Principal, que foi destruída pelo devastador terramoto de 1861. Depois disso o centro da cidade foi transferido para a zona central actual. 


 Antiga Praça Principal

 Entrada para o Parque de San Martin


 Parque San Martin


Perto do parque fica a Paroquia de Nossa Senhora de Lourdes, onde se podem visitar duas igrejas: uma pequena e antiga (em cima) e uma moderna (em baixo).





Na antiga igreja pode subir-se atrás do altar, onde várias pessoas colocaram pequenas placas em agradecimento a pedidos concedidos. 

Igreja moderna por dentro

Cerro da Glória - Monumento ao exército dos Andes que lutou pela independência da Argentina.

Uma passagem por Mendoza, por mais curta que seja, tem que obrigatoriamente incluir um passeio às vinícolas. Nós visitamos 2 produtores de vinho, um grande que exporta para todo o país e outro pequeno, apenas para consumo local, e um produtor de azeite. 

 Bodegas Y Viñedos Lopez (1898)

 Restos de bagaço usados como "estrume" nas vinhas ou em tratamentos de saúde e cosméticos.


Pomar e prova de azeites e vinagres balsamicos 



 Bodegas Arturo - a vinha


Como estavam em época de vindima vimos um camião de uvas descarregar para dentro de um contentor gigante, onde se dá o início ao processo de produção do vinho.


Vista do Cerro da Glória com vista sobre a cidade e a cordilheira dos Andes

Mendoza é uma cidade fantástica, onde se come bem, se bebe ainda melhor, e onde apetece passear calmamente entre as ruas e parques. Tivemos muita pena de termos apenas ficado um dia e meio, pois o ambiente da cidade convidava a mais. Fica para uma outra vez...

Saúde   Cheers   Skal   a Mendoza!

Sara Jump - Reñaca

Aqui fica um Sara Jump num daqueles momentos de pura alegria e energia!

Valparaíso, Viña del Mar e Reñaca

O Chile é um país muito estreito e comprido, com uns vastos 4300 km quilometros de costa maritima. Um dos sitios mais populares e próximos a Santiago é a região de Valparaíso e Viña del Mar. Esta região é conhecida pelas praias e pelo lindíssimo pôr do sol no oceano Pacífico. 


Valparaíso é um dos portos mais importantes da América do Sul, devido à sua localização estratégica. Como cidade, Valparaíso é uma demonstração clara da diferença entre a classe mais pobre e mais endinheirada, algo quase imperceptível em Santiago. Muitas das casas são pequenas e pobres, aleatoriamente espalhadas pelas encostas, de onde se avista o porto.

 No topo de uma das encostas, com vista sobre a cidade e o porto

 Arte na praça


 Praça Sotomayor com o monumento aos herois de Iquique (à esquerda) e o edifício da Marinha Chilena (à direita)
Porto de Valparaíso

Colada a Valparaíso está Viña del Mar, uma cidade claramente construída para o turismo. As diferenças entre as duas são brutais. Viña del Mar é composta por edifícios altos, com vários apartamentos, pensados para abrigar muita gente. No Inverno a cidade tem cerca de 350.000 habitantes, enquanto que na época alta este número pode chegar aos 2 milhões de pessoas! Ainda bem que fomos no Inverno!

 Relógio de flores, com as horas sempre certinhas

Algas gigantes da areia da praia e a foz do rio Marga-Marga, que atravessa a cidade. 

Castelo de Wulff 

 Ondas enormes na praia



A poucos quilometros a norte de Viña del Mar encontra-se a praia de Reñaca. Das três foi desta que gostamos mais e sorte a nossa, era também aqui o nosso hotel. Os edifícios não têm mais do que 4 ou 5 andares e a maioria é construído em escada, de modo a que cada apartamento tenha a sua varanda privada, com vista para o mar. 

 Reñaca


 Vista sobre a vila e a praia



 
 Vista do terraço do hotel, onde não pudemos usar o jacuzzi porque estava um friozinho daqueles!


Vista da sala do apartamento

Mesmo em frente ao nosso apartamento (100m), estavam uns rochedos no meio do mar cheios de leões marinhos! Além de os vermos da janela, ainda os podíamos ouvir durante o dia e noite e não é todos os dias que se acorda a ouvir os sons destes bichinhos gordinhos e pachorrentos. 



O hotel disponibilizava bicicletas que nós usamos para explorar os arredores e a próxima cidade: Concon, uma região menos turistica. O tempo não ajudou muito pois estava cinzento e húmido, mas ainda assim andamos mais de 30km.

Os edifícios gigantes de Viña del Mar e as casinhas nas encostas de Valparaíso vistas de Concon

 Pelicanos por todo o lado

Vista sobre uma das praias da região

Num dos dias o céu estava limpo e pudemos então experimentar um fantástico pôr do sol sobre o oceano Pacífico, com muitos pássaros, barcos à vela e os sons dos leões marinhos. A melhor maneira de terminar o dia!