Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Angra dos Reis - Boat trip #2

No segundo dia o Capitão levou-nos a passear de barco. Eramos apenas 2 casais e ele levou "só" a lancha. Como o outro casal era mais velho, tivemos o prazer de fazer a viagem toda deitados em colchões na frente da lancha. Senti-me uma pop star, confesso. 

(tenho outra foto que mostra melhor o bom que é ir na frente do barco, mas estou de biquini e não quis mostrar o meu rabo aqui)


Começamos por navegar ao largo das casas mais ricas, de pessoas famosas das quais nunca ouvi falar, mas que o casal de brasileiros conhecia. Navegámos por entre ilhas de milionários alemães e suiços, que pareciam lugares de sonho, e vimos os seus barquitos à porta. O pormenor mais engraçado é que as casas não tinham garagem para os carros, mas sim para os barcos.

 Um dos barquitos que vimos. Este pertence ao homem mais rico do Brasil.

 Ilhas Botinas - Pequenas, tropicais e cheias de vida marítima.

 A água era tão transparente! Aqui sim, fiz snorkeling durante 1h e vi muitos peixes e corais diferentes. O bom de não haver mais ninguém por perto é que os peixes não fugiam e se ficasse quietinha os cardumes de peixes coloridos passavam por mim e quase me tocavam. Tenho fotos debaixo de água mas ainda não as tenho disponíveis. Depois publico.


 Uma praia quase deserta (não me lembro do nome). Por um caminho passava-se para uma outra praia onde estavam várias mansões. 

Também fiz snorkeling, mas vi menos peixes. O mais engraçado que vi foi isto. Primeiro assustei-me a pensar que era algum bicho esquisito, mas afinal era só uma carapaça de tartaruga!

 Eu a chegar a uma praia deserta e a pensar "Yay! Vou ser a única pessoa a estar na praia, vou ter uma praia só para mim! Yay!". Estava eu nestes pensamentos quando sai uma mulher do meio do mato, passa e diz "Bom dia", como se fosse ali ao fundo, ao mercado comprar fósforos.

 Para terminar e já cheios de fome fomos almoçar (às 4h da tarde...) a este restaurante. Comemos caldeirada de peixe que não sei se era da fome, mas estava óptima!

 No regresso a casa as nuvens começaram a ameaçar o resto das férias, mas foi só mesmo uma ameaça.

 O hotel e a paisagem em volta vistos do mar.

Ao chegarmos ficamos na conversa, sentados no pontão até ser de noite e depois foi só descansar, que andar muito na água deixa-nos com aquela moleza... No dia seguinte fomos para a Ilha Grande, desta vez para ficar lá hospedados e começaram as grandes aventuras.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Angra dos Reis - Boat trip #1

Na primeira viagem de barco que fiz em Angra fui a vários sitios de águas cristalinas, peixinhos coloridos e muita muita gente. Este roteiro era o único disponível a partir de Angra, pelo que os vários barcos se limitavam a seguir uns aos outros. 

Antes de sair para o passeio passámos por aqui de carro. Ficou logo o sitio eleito para a minha corrida matinal do dia seguinte, que apesar de todas as subidas íngremes valeu muito a pena.


 Porto em frente ao shopping Piratas. Sai-se do barco e vai-se logo às compras.

Angra vista do barco.

O primeiro sitio onde paramos foi na Ilha de Cataguases. O local é lindissimo e pela primeira vez fiz snorkeling decentemente e consegui ver peixinhos às cores! O pior era que a ilha em si era mais pequena que o meu quintal e a quantidade de pessoas era tanta que não deu para apreciar a paisagem tão bem (só no meu barco eram 115 pessoas e estavam mais 3 barcos semelhantes lá parados). Ainda assim consegui algumas fotos bonitas.

 Ilha de Cataguases

O verdadeiro paraíso, não é?

 Nas pedras escondiam-se peixinhos.


A água era cristalina e muito transparente. Dava para ver peixes até sem óculos de mergulho.

A segunda paragem foi na Lagoa Azul, localizado na Ilha Grande, um dos locais mais populares. O problema aqui foi ainda maior. Não havia areal, o propósito era só mesmo fazer snorkeling e ver nadar. Assim, os barcos paravam todos uns ao lado dos outros e as pessoas nadavam entre os barcos... deu para ver muito pouco, até porque o meu barco estava cheio de bêbedos que iam para a água chapinhar e afugentar os peixes... Desta vez nem foto consegui tirar... Deixo apenas uma foto tirada perto da Lagoa Azul, para mostrar mais uma vez a cor da água do mar.


Ao chegar à Lagoa Azul

Com tanto exercício na água já estava tudo cheio de fome e parámos na Praia de Japariz para almoçar uma moqueca de peixe. A praia não era muito grande e estava mais uma vez cheia de gente.

 Praia de Japariz


A última paragem foi a melhor de todas. Parámos na Freguesia de Santana, onde há uma igreja, que segundo os brasileiros é velha, com cerca de 150 anos. Achei mais piada ao facto da igreja ser na praia e de ter uma palmeira gigante ao lado. Esta foi a melhor paragem de todas porque era preciso saltar do barco e nadar até à praia e apenas umas 10 pessoas o fizeram. Assim, tivemos a praia quase só para nós (nisto das praias sou um bocado egoista e quanto mais deserta melhor!). 




 O nosso barco (escuna é o nome oficial)

A seguir começamos a viagem de regresso com um pôr do sol lindo atrás das montanhas. Já chegamos a Angra de noite. Apesar das bebedeiras e vomitadeiras em frente aos filhos e pessoas a desmaiar no barco acho que me conseguí abstrair disso e aproveitar a viagem.



terça-feira, 27 de março de 2012

Angra dos Reis - RJ

A 3h de autocarro do Rio de Janeiro fica Angra dos Reis. A cidade em si é bastante feia, com vários morros (favelas) a subir encosta acima e uma pequena praia poluída. No entanto, atravessando o monte o cenário muda rapidamente e avistam-se muitas mansões (várias de gente famosa), hoteis e resorts. 

O melhor desta região é o encontro da mata Atlântica com o mar, criando uma sintonia natural que só quem visita e conhece consegue imaginar. Já tinha provado disto em Paraty (post aqui) e fiquei fã, e pela segunda vez não me desiludi, pelo contrário... fiquei ainda mais fã.

No hotel...

Confesso que ao chegar a Angra de autocarro e ver tudo aquilo tão sujo e degradado me perguntei o que raio estava ali eu a fazer. Tudo mudou quando cheguei ao hotel que tinha marcado. No meio de um bairro afastado da cidade, onde só havia casas velhas e hoteis melhorzitos, cheguei à porta do meu hotel. Parecia um portão de uma casa normal, sem primeiro andar e pequena. A porta foi-me aberta por uma empregada e quando passei do portão parece que mudei de mundo. Deixei de ouvir carros e passei a ouvir passarinhos e grilos. A área de lazer é bem maior que a dos quartos, o que é muito raro, pois geralmente as pessoas querem maximizar os seus lucros. O quarto era simples mas super confortável e com tudo o que é necessário. Nem queria acreditar que estava num lugar assim, com uma vista daquelas e ainda por cima por um preço tão acessível. 


O barco e o seu Capitão

O melhor de tudo era o dono, o Capitão. Um homem cheio de energia, que com mais de 75 anos ainda faz mergulho, corre, e não pára quieto. Levou-nos a passear no seu próprio barco, a sítios onde não poderíamos ter ido se não fosse ele. Um homem que adora conversa e adora mimar os seus hóspedes. Cada pequeno-almoço era diferente e depois de sentados nunca sabíamos do que o Capitão se iria lembrar nesse dia... batido de abacate, bananada, sumo de laranja com beringela, cenoura ralada com sumo de laranja, etc.

 A frota lá de casa


Podem achar estranho escrever tantas palavras sobre um hotel onde fiquei 3 noites, mas a verdade é que foi mais do que um hotel, foi uma experiência. Se todos os gerentes se preocupassem com os seus hóspedes como este se preocupava tudo seria diferente. O seu esforço é compensado pela cotação mais alta de Angra, no site de hoteis booking.com, ultrapassando hosteis como o Vila Galé e o Pestana Hotel, factos dos quais orgulhosamente se gaba.

Vou morrer de saudades desta rede...

Por isso, se forem a Angra façam um favor a vocês mesmos e vão conhecer o Capitão!

Regresso à base

Voltei depois de muitos quilómetros literalmente andados, muitos lugares diferentes e muita natureza tropical.
Foi maravilhoso!
Vou contando aos poucos...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais?

Pela primeira vez usei a função de agendamento de posts no meu blog. É que tinha tantas fotos e tantas coisas para dizer que achei demasiado para publicar num dia só.

Se podia ter esperado? Podia... mas é que a esta hora ando por aqui a tirar mais fotos...



Nota: Se todos estes posts sobre viagens, sempre com aquelas fotos horríveis de praias tropicais estiverem a causar comichão a alguém, o melhor é deixar de ler o blog... é que este será provavelmente o meu último no Brasil e vou aproveitar cada dia livre que tenho para andar por aí a tirar muitas muitas fotos e a descobrir mais e mais lugares novos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Beto Jamaica

Mas afinal quem é Beto Jamaica?
Beto Jamaica é o guia mais energético e animado de sempre... ele fez de tudo!

Dançou sem parar, com várias perucas e outros adereços.


Ensinou-nos a pegar em Caranguejos.

 Fez mortais só porque sim

 Abriu um coco com golpes de Karate (sem foto) e subiu a um coqueiro (até hoje é assim que se colhem os cocos no Brasil).

 Fez acrobacias lá no alto e fingiu que era um macaco...

 Depois desceu de costas, porque normal já ele tinha subido...

 Finalmente, foi tomar banho de lama e disfarçou-se... dele próprio... mas segundo me consta, ele era loiro de olhos azuis mas ficou assim com tantos banhos de lama que tomou.

A sua última tarefa foi "brozear" as meninas que não se queriam sujar.


Beto Jamaica senão existisse... seria uma lenda!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Trancoso e Arraial d'Ajuda - Bahia

Vou começar por dizer que Trancoso da Bahia é muito melhor que Trancoso ao pé da Guarda. Porquê? Continuem a ler.

Num outro dia visitamos duas localidades a sul de Porto Seguro, bastante conhecidas pelas suas praias. As duas eram pequenas e cheias de casinhas às cores, que lhe davam um ar muito acolhedor. Apetecia ficar mais, mas não havia tempo.

Trancoso


 Vista de Trancoso para a praia dos coqueiros

 Feio não é?


 Vida dura na Praia dos Coqueiros

 Descobrimos por perto um pequeno lago/rio/charquito onde de tudo acontecia, desde meninos a atravessar a água com carga na cabeça...

 ... Cavalos...

 Árvores com a raiz de fora, para poderem respirar, pois a terra só tem lama - chamados manguezais, geralmente cheios de caranguejos...

 ... cães à pesca...

 ... e um lindo areal infinito!

 Ficaram cansados com tantas fotos? E que tal uma massagem?

 Ou um bar na praia que tem camas com almofadas mesmo em frente ao mar?

 Mas tivemos que acordar para a vida e fazermo-nos à estrada... esperava-nos Arraial d'Ajuda.


 Sabem aquelas fitinhas coloridas de trazer no braço até romperem? São originarias daqui, e esta parede estava cheia dessas pulseiras, desejos e sonhos.

 Vista sobre o lado 5* de Arraial d'Ajuda

(suspiro)... e o regresso a Porto Seguro!