Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sábado, 11 de setembro de 2010

São Paulo

São Paulo é uma cidade de pedra e contrastes. Foi já a segunda vez que lá fui e não me impressionou menos. Edifícios altíssimos, muito trânsito e muita gente são uma constante. No entanto, é também uma cidade com tanto para ver e viver.

Não são obras, são barracas onde moram pessoas, bem ao lado de prédios quase luxuosos

Dia 1:
Samba samba samba! Adoro o samba mineiro, mas o samba paulista também mexe muito comigo. O primeiro é um pouco mais lento deixando ouvir mais o som da guitarra, enquanto que no segundo dominam os pandeiros e toda a percursão (é o samba do carnaval que nós conhecemos). Tenho vários primos da minha faixa etária em São Paulo, e mal cheguei fomos todos a uma casa de samba danças e beber cerveja a tarde toda. A tarde começa com boa conversa e todos sentados à mesa. Quando a banda ao vivo começa a tocar o pessoal levanta-se e começa a dançar. No final, as mesas já estão todas dobradas e encostadas à parede e já anda tudo aos beijos em todo o lado. Uma experiência que vale a pena. A banda chama também os aniversariantes ao palco para cantar os parabéns e soprar uma vela. Os meus primos acharam por bem eu ir também, mesmo não fazendo anos. Disseram que foi para compensar eu não ter subido ao palco há quase 3 anos atrás quando passei o meu aniversário numa outra casa de samba também em São Paulo.

Dia 2:
Museu da Lingua Portuguesa: incluida uma exposição de Fernando Pessoa. Muito interactivo e nada chato. Estava muito engraçado mesmo. Demos ainda um passeio curto pelo centro, na parte mais antiga. Vêem-se pessoas de todos os estilos e profissões. 


A seguir levaram-me a uma festa de aniversário de uma miuda de 10 anos que nunca me tinha visto à frente. Levaram-me só porque sou prima da prima da prima e logo sou prima deles de 10º grau. As festas dos miudos são muito à frente! Uma salão grande dividido em duas partes: mesas e discoteca com mesa de jogos e brinquedos. Miudos de um lado, graudos do outro. Os empregados de mesa andam de um lado para o outro a servir snacks e bebidas em bandejas. Distribuem-se mascaras com brilhantes, antenas e outros enfeites a todos e a certa altura a musica torna-se mais antiga e vão os papás todos enlouquecer para o meio da pista. Como eu não era nem muito grande nem muito criança aproveitei bem as duas partes. O pormenor engraçado é que só conheci a aniversariante quando já me estava a despedir de todos.


Dia 3:
Viagem para Socorro, uma cidade a 2h de São Paulo onde a minha prima tem um sitio (casa de campo). Absolutamente fantástico! Isto sim é qualidade de vida! E não, não são podres de ricos. No Brasil, ganhando razoavelmente consegue-se bem ter uma casa destas para fins de semana. 



Dia 4:
A familia pediu, eu fiz: bacalhau! Fiz com natas e à bras, para os que não gostavam de natas. Vi a minha familia Paulista toda reunida à mesa e quase me senti em casa. É muito bom saber que mesmo a quilometros de casa, tenho uma "outra" familia tão animada e prestável, e só a 1h de BH. 



Quero voltar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!