Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Era uma vez...

... um hotel em frente à praia.
Um lugar que pelo mapa nos fez sonhar e ficar ansiosos durante os dias que antecederam a viagem. A conferência seria lá mesmo e o hotel até tinha piscina. Mas quem quer saber de piscina quando existe uma praia imensa em frente?

O que se esqueceram de incluir na descrição do hotel foi que a praia não era banhavel e era extremamente suja! Não cheguei sequer a pôr os pés na areia... bastava sentir o cheiro a esgotos do calçadão em frente. Infelizmente é assim em muitas cidades grandes do Brasil. Fortaleza podia ser um autêntico paraíso se fosse bem tratada e arranjada. Não o é porque 80% da riqueza da cidade está concentrada na mesma zona, na orla marítima de praias poluidas e cheias de hoteis e restaurantes. A maioria do que resta são casebres, velhos e todos riscados, de pessoas que mal conseguem sobreviver.

E enquanto eu estava na piscina do hotel, a beber cerveja no bar que ficava dentro de água, havia pessoas não muito longe a perguntar-se se no dia seguinte iriam conseguir enganar algum turista e vender as suas tralhas ou se iriam passar fome...

Em Fortaleza vi das mais belas praias de sempre. 
Em Fortaleza vi pobreza como jamais a tinha visto.

Ainda assim adorei e voltarei se puder. Porque é essa a verdadeira magia do Brasil. Vê-se de tudo, mas sempre fica a vontade de voltar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!