Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A má educação está em todo o lado

Ontem depois do teatro, estava na fila do Bob's para pedir um gelado. Já tinha pago e a fila era para receber o pedido. Uma senhora de cerca de 60 anos aproxima-se e pergunta-me "Isso aqui é fila para quê?", ao que eu respondo "É fila para gelados, milkshakes e assim, mas se ainda não pediu é só ir ao caixa pagar antes".

E a senhora foi... e voltou... e perguntou a todos os da fila se estava na fila, e foi desconsolada por-se no final da fila lá atrás. Ninguém gosta de esperar, mas no Brasil o serviço nunca é muito rápido e suponho que tal como eu já me habituei, os brasileiros sabem disso. Cinco minutos depois a senhora já está ao meu lado (eu era a 3ª) a tentar passar-me à frente. Quando a moça da frente sai a senhora põe o papelinho dela em frente à empregada e diz "quero um gelado de baunilha". A empregada olha de lado para ela, começa a atender o rapaz à minha frente e diz "mas a senhora já estava na fila?". A senhora com o seu nariz muito levantado responde "Para mim não há filas!". Como sempre fiquei sem saber o que fazer. Será que a aviso discretamente que está a ser altamente mal educada? Será que reclamo sem ser discretamente? Será que a senhora tem mais de 65 anos e tem prioridade? Mas ela não disse nada disso, não explicou nada, simplesmente foi mal educada. Decidi ficar calada. A empregada entrega-lhe o gelado e a senhora diz "o sorvete está mole, eu não quero mais ele, por favor me devolva meu dinheiro". 

Oh santa paciencia! A empregada acabou por me pedir desculpa, mas obvio que a culpa não foi dela. Infelizmente, o conceito de que a alta sociedade brasileira odeia pobres é verdade. Existem mesmo pessoas que por terem mais dinheiro e não terem que ter 3 empregos para sustentar os filhos se acham mais que os outros, e pensam que estão acima de todas as regras e leis. E isso dá-me cabo dos nervos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!