Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sábado, 27 de agosto de 2011

Churrasco brasileiro

Os brasileiros são doidos por churrasco. A típica familia brasileira vai a/faz churrascos pelo menos duas vezes por semana. E que churrascos... nada de carne assada ao almoço a acompanhar com batatas e salada. O típico churrasco brasileiro dura o dia todo, sem nunca ninguém se sentar durante muito tempo. O churrasqueiro, que pode ser da família ou contratado, passa o dia todo na churrasqueira a virar carne e a beber cerveja. 

A típica comida de churrasco são os vários tipos de carne de vaca (picanha, maminha, etc), asas e pernas de frango, linguiça, e queijo provolone grelhado. Um queijo grelhado em particular é uma especialidade. Melhor ainda se for acompanhado com pedaços de abacaxi (natural claro!). Outra especialidade bastante apreciada são os coraçoezinhos de galinha. Antes de provar também me arrepiava, mas depois de provar... é mesmo muito bom! Às vezes há ainda pão de alho e banana grelhada regada no final com leite condensado. Na mesa, geralmente pequena e encostada a um canto, há farofa e vinagrete (ver fotos). A salada de fruta também é comum. As pessoas ficam em pé e sem prato. O churrasqueiro grelha um pedaço de carne,/linguiça/queijo,  corta para um prato e o prato circula de mão em mão. Ou seja, come-se o dia todo, mas sempre sem se ficar cheio. A cerveja essa, nunca falta e pode ser em lata ou em garrafas de 1L. 

Ontem, por exemplo, houve churrasco lá no departamento. Acabei de dar aula às 18.30, cheia de fome pois só tinha almoçado. Fiquei no churrasco até às 22h e comi só carne e linguiça, pois não havia mais nada. Se me queixo? Claro que não! Mas para estômagos mais frágeis que não estejam habituados pode ser algo perigoso.

Várias carnes prontas para churrascar

 
Queijo grelhado

Farofa: mistura de farinha com tudo o que se quiser pôr...

Vinagrete: pimentos coloridos e cebola picadinhos mergulhados numa mistura de água e vinagre

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!