Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

terça-feira, 27 de março de 2012

Angra dos Reis - RJ

A 3h de autocarro do Rio de Janeiro fica Angra dos Reis. A cidade em si é bastante feia, com vários morros (favelas) a subir encosta acima e uma pequena praia poluída. No entanto, atravessando o monte o cenário muda rapidamente e avistam-se muitas mansões (várias de gente famosa), hoteis e resorts. 

O melhor desta região é o encontro da mata Atlântica com o mar, criando uma sintonia natural que só quem visita e conhece consegue imaginar. Já tinha provado disto em Paraty (post aqui) e fiquei fã, e pela segunda vez não me desiludi, pelo contrário... fiquei ainda mais fã.

No hotel...

Confesso que ao chegar a Angra de autocarro e ver tudo aquilo tão sujo e degradado me perguntei o que raio estava ali eu a fazer. Tudo mudou quando cheguei ao hotel que tinha marcado. No meio de um bairro afastado da cidade, onde só havia casas velhas e hoteis melhorzitos, cheguei à porta do meu hotel. Parecia um portão de uma casa normal, sem primeiro andar e pequena. A porta foi-me aberta por uma empregada e quando passei do portão parece que mudei de mundo. Deixei de ouvir carros e passei a ouvir passarinhos e grilos. A área de lazer é bem maior que a dos quartos, o que é muito raro, pois geralmente as pessoas querem maximizar os seus lucros. O quarto era simples mas super confortável e com tudo o que é necessário. Nem queria acreditar que estava num lugar assim, com uma vista daquelas e ainda por cima por um preço tão acessível. 


O barco e o seu Capitão

O melhor de tudo era o dono, o Capitão. Um homem cheio de energia, que com mais de 75 anos ainda faz mergulho, corre, e não pára quieto. Levou-nos a passear no seu próprio barco, a sítios onde não poderíamos ter ido se não fosse ele. Um homem que adora conversa e adora mimar os seus hóspedes. Cada pequeno-almoço era diferente e depois de sentados nunca sabíamos do que o Capitão se iria lembrar nesse dia... batido de abacate, bananada, sumo de laranja com beringela, cenoura ralada com sumo de laranja, etc.

 A frota lá de casa


Podem achar estranho escrever tantas palavras sobre um hotel onde fiquei 3 noites, mas a verdade é que foi mais do que um hotel, foi uma experiência. Se todos os gerentes se preocupassem com os seus hóspedes como este se preocupava tudo seria diferente. O seu esforço é compensado pela cotação mais alta de Angra, no site de hoteis booking.com, ultrapassando hosteis como o Vila Galé e o Pestana Hotel, factos dos quais orgulhosamente se gaba.

Vou morrer de saudades desta rede...

Por isso, se forem a Angra façam um favor a vocês mesmos e vão conhecer o Capitão!

3 comentários:

  1. Desculpe-me:O centro de angra dos Reis é ótimo:tem Museu, Casa da Cultura, praças floridas e bons restaurantes.Além disso, em Angra não há favelas, ams morros totalmente urbanizadfos, com praças, escolas e comercio..só são no alto.Seu post é típico de quem vai a um lugar e não estuida antes,
    para conhecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamentável seu comentário. A cidade é feia sim, os pontos culturais são fracos e as áreas em volta das praias menores são ocupadas por residências que quase não deixaram calçadas para pedestres, muito menos estacionamentos. A cidade tem sorte de possuir as ilhas em seu litoral, pois sem elas, seu turismo estaria perdido!

      Eliminar
  2. Cidade horrível. Feia demais. Pra mim acostumada com as belezas naturais da serra carioca fiquei torcendo pra voltar pra casa logo. Cabo Frio e bem melhor

    ResponderEliminar

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!