Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Machu Picchu


No quarto dia acordamos bem cedo. No caminho de acesso a Machu Picchu há um ultimo checkpoint que toda a gente tem que passar, e que por segurança só abre às 5.30 da manhã. Ainda não eram 5h quando o nosso grupo chegou à fila, que ainda não era muito grande (~40 pessoas). Ao passar o checkpoint são apenas cerca de 6km, que percorremos em 90 minutos. O grande problema é que toda a amizade e simpatia entre as pessoas desaparece e aquela ambição de ver Machu Picchu primeiro que os outros fala mais alto. A primeira meia hora foi sempre a andar, mas logo apanhamos um grupo mais lento. Naturalmente, e como sempre fizemos nos outros dias, esperamos que nos dessem passagem (o que acontecia cerca de 80% das vezes). Como tal não aconteceu, pedimos passagem, como também sempre fizemos nos outros dias mas pela primeira vez, não resultou. Como o outro grupo era pequeno mas bastante lento, e eu sendo a mais pequena do meu grupo, tentei passar pelo lado e depressa me vi esmagada contra parede por um idiota qualquer. Percebi que a coisa não era brincadeira e confirmei isso quando apanhamos um grupo maior, com demasiadas mulheres muuuuiiiito lentas mas que não deixavam passar ninguém. A fila atrás delas era enorme e foi a parte mais chata do caminho, porque basicamente fomos sempre em filinha e sempre muito devagar.


A chegada à porta do Sol e a vista sobre Machu Picchu são únicas! Principalmente ainda na sombra, pois o sol ainda estava escondido atras da montanha. Fiquei surpreendida com a antipatia de algumas pessoas, principalmente de outros guias (não o nosso, esse era o máximo!). Segundo esses guias, deveria haver uma fila para tirar a tipica foto, coisa que nunca ninguém respeitou, porque a montanha é grande o suficiente para todos e toda a gente se entendeu.

A primeira foto de Machu Picchu

Porta do Sol - toda a gente a contemplar Machu Picchu pela primeira vez

Nunca cheguei a entender porque é que no dia tão esperado tanta gente andava de trombas enquanto que deviam andar todos aos pulinhos como eu, que mal dormi por causa de toda a excitação e passei  a noite na tenda a jogar às cartas sozinha. 

Ultimo pedaço de caminho - um pé na trilha, um olho em Machu Picchu

Da porta do Sol às ruinas são apenas cerca de 20 minutos (por causa das milhentas fotos obrigatorias no caminho, que em casa parecem todas iguais) e depois tivemos uma visita guiada de cerca de 2h. Podia contar aqui a história de Machu Picchu, mas ela está escrita em muitos outros lugares na internet e por pessoas mais conhecedoras que eu. Basicamente, Machu Picchu era uma mini-cidade para fazer um retiro espiritual, uma vez que estava localizada entre as Montanhas, que juntamente com o Sol e a Água  formam os três níveis espirituais Incas. Como Machu Picchu era um sitio especial, só os personagens mais importantes da sociedade Inca sabiam onde ficava, logo não foi imediatamente descoberto pelos espanhois, porque estes foram idiotas e mataram toda essa classe alta para poderem tomar e "civilizar" o país à maneira deles. Essa é também provavelmente a razão de Machu Picchu ainda existir em alto estado de conservação.

Antes e depois da luz do sol...


Agora com zoom... multipliquem por 3472 e chegam ao numero de fotos que temos só de Machu Picchu...


 Nas ruinas...

 A porta do Sol lá ao fundinho...

 Tamplo do Sol - No solesticio de Junho o Sol fica alinhado com a porta do sol e com esta janela


Las 3 Ventanas - No solesticio de Dezembro, a luz do sol na montanha alinha-se com a janela do meio

Um pedra esculpida na forma da montanha mais alta

 Folhas de coca, muito populares no chá, mas muito pouco populares (proibidas) fora do Peru


Finalmente, a tipica foto...

1 comentário:

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!