Eu nem sou esquisita com companhias aéreas, mas gosto de ser bem tratada porque estou a pagar não só pelo transporte mas por todo o serviço em si. O meu grau de exigência duplica para voos intercontinentais, porque são voos longos, que envolvem mais cuidados tanto da parte do passageiro como das hospedeiras e comissários de bordo. Mesmo dizendo que as minhas exigências duplicam para esses voos, eu fico facilmente satisfeita desde que tenha uma refeição decente, um monitor de entretenimento que funcione e sobretudo pessoas que eu saiba que se eu tiver um problema estão ali para me ajudar ou pelo menos tentar.
Até hoje já fiz voos intercontinentais com várias companhias aéreas e posso afirmar que a TAM é de longe a pior. O avião eram velho, algumas das peças no meu assento estavam coladas com cola de papel e caiam, e o som do meu monitor só funcionava às vezes. Isso pode parecer pouco mas é bastante chato quando sabemos que vamos estar naquele lugar mais de 11h sem nada para fazer... A comida foi bastante má e não me venham com coisas que é comida de avião, porque hoje em dia serve-se comida no ar digna de um restaurante! Pelo menos serviram comida e não um pacote de 15g de amendoins como fazem nos voos domésticos... Mas tudo isso eu tolerava, porque era só mais um voo e esqueceria tudo assim que chegasse ao destino.
O meu voo saiu 2h atrasado e chegou ao destino com 2h30min de atraso. Isso nunca me tinha acontecido! Em voos longos como este é relativamente fácil recuperar o atraso, ou parte dele. Mas ali não... para isso teriam que abrir os cordões à bolsa e o combustivel está caro. A meu ver isso é extremamente egoista, porque mais de metade dos passageiros tinha voos de conexão, que perderam... A TAM é portanto uma companhia aérea que pensa nela própria e nos seus beneficios e não nos passageiros, que por acaso até pagam pelo serviço.
Um outro problema são os comissários de bordo, que só sabem fazer exactamente o que eles acham que é o trabalho deles, empregados de mesa. O que eles parecem não saber é que dentro das suas funções está também a resolução de problemas e são também responsáveis pelo conforto dos passageiros. Os comissários de bordo da TAM não sabem o que fazer quando surge algum problema, digamos que, diferente... Não sabem resolver problemas. Não sabem responder a questões.
A cerca de 3h do fim do voo, falei com um dos comissários sobre o meu problema. É que se havia passageiros que já tinham perdido o voo de ligação, eu ainda podia apanhar o meu, porque o meu tempo de espera era maior. O meu problema é que estava sentada na cauda do avião, e o tempo que iria demorar a sair poderia ser crucial para apanhar o meu voo. O primeiro comissário de bordo com que falei disse que ia ver se havia lugares, mas que tinha quase a certeza que não havia e que não podia fazer nada. Eu também tenho a certeza que ele não fez nada e nunca mais veio falar comigo. Aliás, daí em diante evitou olhar para mim SEMPRE que passou pelo meu lugar. Inclusivé, quando passaram a recolher as mantas, ele recolheu as dos lugares à minha frente, ao meu lado, atrás de mim e não a minha! O mesmo com os auscultadores! Nem queria acreditar que estavamos nesse nivel... Claro que a seguir aperto o botão para chamar alguém. Desta vem aparece uma hospedeira de bordo. Mais uma vez explico o meu problema. Ela diz que há várias pessoas com o mesmo problema e não pode fazer nada, mas que não preciso de me preocupar porque vai estar alguém da TAM à saída do avião para nos ajudar com os nossos voos de ligação.
Não fiquei nada descansada, porque infelizmente já ouvi essa história outras vezes e nunca lá vi ninguém. A minha esperança residia no facto de estar num voo internacional, e de as coisas serem diferentes desta vez... O que eu sempre sinto nesta situação, é que eles querem dar uma resposta que nos cale, sendo que depois se eu for reclamar a alguém do aeroporto, já não é nada com eles e é problema de outros.
Finalmente saí do avião e não havia NINGUÉM à nossa espera! Quando saí do avião tinha exactamente 40 minutos para mudar de terminal, passar no check in e ir buscar o meu cartão de embarque (porque nem isso me deram quando fiz check in no Brasil, sabe-se lá porquê...), e embarcar. O aeroporto era enorme e apesar de já lá ter estado duas vezes antes não me lembrava de nada... O meu voo de ligação para Atenas era o último do dia e eu não queria passar uma noite em Paris, com a minha irmã sozinha em Atenas à minha espera.
Será que consegui? Esperem pelo próximo post, porque isto acabou por ficar longo demais. Se não quiserem ler o texto enorme posso resumir as coisas numa frase... ou em duas, vá.
A TAM é tão xunga tão xunga tão xunga que até nos deixa de boca aberta. Se vieram ao Brasil não escolham a TAM, mesmo que seja uns trocos mais barata (a diferença não é muito grande no preço mas é enorme na qualidade).
A tam , cancelou meu voo no dia do meu aniversário e só me avisram quando eu cheguei no guchê da companhia! A minha sorte que o guichê da gol era ao lado e eles me trataram super bem.Peguei uma turbulência e os comissários inclusive o piloto foi super simpático comigo ,me explicando até como funcionava um avião diante de um fator como esse. eu desde então prefiro a gol,mesmo sendo só um transporte e sem luxo.
ResponderEliminarOi Renata, obrigada pelo seu comentario! Infelizmente a TAM proporciona muitos momentos desagradaveis aos seus passageiros. Infelizmente a Gol tambem aprontou das suas, mas acredito que sim, que seja um pouco melhor.
ResponderEliminarHoje eu nao moro mais no Brasil, e ja nao tenho essa luta com a TAM.