Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

domingo, 3 de março de 2013

3 anos

Tenho saudades do tempo em que este blog era mais um diário de bordo engraçado e menos um blog de viagens. Não que queira viajar menos, jamais, quero é ter mais tempo para escrever mais sobre outras coisas.

Faz hoje 3 anos que cheguei ao Brasil, para ficar. Uma vez um professor disse-me que 3 anos era o tempo máximo que se consegue ficar num país que não nos faz sentir em casa. Nessa altura, eu, que estava prestes a completar 3 anos de Polónia, concordei. Hoje, sei que 3 anos são demasiado tempo para se ficar num lugar que não o nosso. 

Durante uns tempos pensei que eu me tinha tornado um ser estranho, que há tanto tempo a morar sozinha já não sabia fazer amigos e achava que toda a gente à minha volta era esquisita. Hoje, sei que isso são apenas diferenças culturais. E vejo-as todos os dias.

Felizmente a E. entrou na minha vida. Nascida no nosso país vizinho, fez-me ver que eu ainda sou a mesma. Ficamos amigas quase de imediato e partilhamos muitas opiniões e observamos as mesmas diferenças culturais. A E. está a tornar os meus últimos tempos aqui mais leves, menos stressantes e definitivamente muito mais divertidos. Tinha-me esquecido como é bom rir com vontade, de nada em específico, simplesmente rir. E se eu me esqueci disso, então sim, está na hora de mudar.

Resumindo este post muito bem e por palavras mais claras: a) eu não consigo trabalhar rodeada de gente preguiçosa e descobri que a minha motivação consegue descer tão baixo mas tão baixo, que tenho medo de nunca mais a recuperar; b) eu não sou capaz de morar num país com gente tão egoísta onde ninguém pensa no outro (e este tema dava pano para mangas...), e onde desde que eu consiga o que quero como quero, os outros que se lixem; c) eu não tenho paciência para aturar todas as novelas brasileiras que existem na realidade, com gente a armar para que os outros sejam acusados de coisas que não fizeram e afins. E tal como eu, o J. e a E. também não, e se antes isso me deprimia hoje aprendemos a rir disso juntos e a pensar "nós estamos aqui temporariamente e um dia vamos embora, eles é que estão mal, porque vão morar aqui o resto da vida".

E assim vamos rindo e vai passando o tempo.

2 comentários:

  1. E pensa voltar para Portugal?
    Viver no nosso país também é tão complicado...boa sorte e espero que tudo corra pelo melhor.
    Eu cá estarei á espera de noticias suas :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela sua visita e pela força. Portugal não faz parte dos meus planos, apenas para férias, que pelo que me parece vou ter em breve.
    Continuarei a escrever aqui sempre que puder ;)

    ResponderEliminar

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!