Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A época do suor

Numa época em que vindos de Portugal só vêm queixumes de que já não se aguenta tanta chuva eu passo pelo problema contrário. Quando fui de férias de Natal, 11 em cada 10 pessoas me questionava se eu estranhava o tempo, uma vez habituada a sol todos os dias. Eu sempre respondi que estava adorar o frio e que finalmente podia respirar. Ao meu comentário, 95.7284 % das pessoas responderam "ah, eu é que devia ir morar para lá, porque eu gosto é do calor, e dou-me muito melhor com o calor".

Isso é o que vocês pensam!

Este post é dedicado aos que pensam que gostam do calor e calor é que é.

Em Portugal, ou na Europa em geral, gostamos do sol porque gostamos de apanhar sol.
Gostamos do sol porque também significa (geralmente) que as férias estão à porta e é uma época do ano que em andamos mais relaxados.
O sol faz-nos felizes e o calor sabe-nos bem depois de um Inverno de chuva e frio. 

Eu pensava isso tudo e curti o sol daqui no primeiro ano. Calor ou não sabia-me bem, principalmente depois de 3 anos sob o céu cinzento da Polónia. Mas as coisas mudam...

Estávamos numa época de calor extremo quando veio uma onde de calor. O quê????? pensei eu, e antes era o quê? Frio? Foram 3 ou 4 semanas de tanto calor que não conseguia pensar, suava 24h por dia, sem parar, caminhar para o trabalho era um sacrifício e não havia nada, em momento nenhum que nos refrescasse. Sim, existem ar condicionados, com filtros sujos e que espalham bactérias num proporção tão grande que em 2 meses ficamos doentes 3 vezes!

Então é isso às pessoas que adoram calor convido a morarem aqui. Convido-os a suar 24h por dia. Convido-os a tentarem dormir com o dilema: durmo com calor ou deixo a ventoinha ligada e acordo com dor de garganta? Convido-os a dormirem na beirinha do colchão, com as costas coladas à parede, num gesto desesperado em busca de algo fresco. Convido-os a saírem do banho e imediatamente sentirem o suor a formar-se... isso minha gente, é puro calor. Se é mesmo disso que gostam venham!

2 comentários:

  1. Gosto de calor, mas nao de calor humido. Felizmente em Perth, raramente temos dias humidos, o calor e seco e assim aguenta-se bem!
    Ainda ontem, a temperatura maxima foram 37 graus (eram 10 da manha quando ja estavam 32C) e estamos no Outono. Tambem foi um dia em que estiveram cerca de 12 graus acima da temperatura normal de Abril.

    ResponderEliminar
  2. Calor humido é mesmo o pior! Quando fui à Austrália estava mais frio e fiquei com a sensação que na Austrália há Inverno suficiente para se descansar do calor. Aqui o Inverno são 4-6 semanas e nunca muito frio, e não é o suficiente...

    ResponderEliminar

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!