Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A memorable 1st of December

1st of December has always been a special day in my year. It's my birthday and it used to be a holiday in Portugal. As a child I could have a birthday party with my friends on the exact day of my birthday, while most of them had to wait for the following saturday to celebrate their own birthdays. That always made me feel kind of special, somehow. When I moved out of Portugal, to places where the 1st of December was just another working day, I officially lost my special day but the whole warm feeling that day brings me remained inside of me all over the years. This year however, I had again another memorable 1st of December. 

My sister arrived in Prague the day before, which was also my last day of work in Prague. The past few weeks have been quite tough, with a lot of pressure to finish up everything at work and time running faster and faster. I also got an apprentice, which was fun because she was the colleague I never had here and I wish I did, but it shortened my time even more. When all that was over and I could finally breathe it was my birthday and I had 24h to do the things I like the most, with the two people in the world I care about the most: my sister and my boyfriend. I started by spending the first 8h of my day sleeping, which at first it felt like a waste but in the morning I felt great, as I needed it. I had some fruit-based breakfast in bed with my boyfriend (no awww needed, I prepared it myself) and then we went for a run. Afterwards, we had some more fun with my sister exercising in the carpet - it looked quite funny and we laughed a lot. Then, there was a proper breakfast or maybe I should call it brunch, and we went to explore another new site in Prague and cross another item in our bucket list. After we went back to the center, had some delicious cake and tea to warm up, and we went for a nice walk around the Prague castle. At sunset, we went to a classic music concert, one of the most popular programs in Prague, both for tourists and locals. The concert was held inside a freezing church by a small group of musicians that included a very intense and funny violinist. The sound was amazing and the songs were known even for someone like us, who don't know so much about classical music. After the concert we had dinner in one of my favourite places in Prague: Lokal. Czech food is quite filling so after dinner we went for a walk, admired the season lights and passed by a few different Christmas markets. As for me no day is perfect without involving some travelling, we wrapped up the day packing and planning a small trip we did the following 3 days (more on that later).

It might seem like a normal simple day but it was a nearly perfect birthday day for me...



O 1º de Dezembro sempre foi um dia especial no ano. É o meu aniversário e costumava ser feriado em Portugal. Quando era criança sempre me senti especial por poder fazer a minha festa de anos sempre no próprio dia e por não ter que esperar até o sábado seguinte como faziam os meus amigos da escola. Quando saí de Portugal e fui morar para países onde o 1º de Dezembro não era feriado esse dia tornou-se um dia de trabalho tal como todos os outros. Apesar disso, por dentro continuei sempre a ter aquela sensação de calor nesse dia, a sensação de que era o meu dia. No entanto este ano pude experimentar novamente um 1º de Dezembro especial como antigamente. 

A minha irmã chegou a Praga no dia antes, que foi também o meu último dia de trabalho aqui. As últimas semanas têm sido difíceis com muita pressão no trabalho para acabar as minhas coisas e o tempo a passar cada vez mais depressa. Além disso, juntou-se ao grupo uma nova colega que se tornou numa espécie de aprendiz minha, o que foi divertido porque ela foi a colega que eu nunca tive e gostava de ter tido aqui, mas que me roubou imenso tempo. Quando tudo isso acabou e eu pude finalmente respirar livremente era o dia do meu aniversário e eu tinha 24h para poder fazer as coisas que eu mais gosto, com as duas pessoas que eu mais gosto: a minha irmã e o meu namorado. As primeiras 8h do dia foram passadas a dormir. Primeiro pareceu-me um desperdício de tempo mas na manhã seguinte senti-me melhor que nunca. Tomei um mini pequeno almoço só de frutas ainda na cama com o J. (sem ohhhh que fofos, porque fui eu que o preparei) e depois fomos correr. Quando voltamos a minha irmã juntou-se a nós para uma sessão de exercícios na carpete super divertida e engraçada. Depois tivemos um pequeno almoço como deve ser, ou se calhar deveria chama-lo de brunch, e fomos explorar uma parte nova da cidade e riscar da nossa lista mais um item. Voltamos ao centro onde comemos fatias de bolo deliciosas e tomamos chá para aquecer e fomos passear pela parte mais deserta do castelo. Quando o dia se pôs fomos a um concerto de musica clássica, que é um programa bastante popular em Praga, tanto para turistas como para locais. O concerto foi dentro de uma igreja gelada com um pequeno grupo de músicos que incluía um violinista muito engraçado e intenso. O som era fantástico e as músicas nossas conhecidas, apesar de não percebermos muito de musica clássica. A seguir ao concerto fomos jantar a um dos meus sítios preferidos em Praga, o Lokal. Como a comida checa enche bastante depois de jantar fomos passear pelos mercados de Natal e ver as ruas iluminadas. Porque para mim nenhum dia seria perfeito senão envolvesse viagens, terminamos o dia a fazer a mala e a planear uma pequena viagem de 3 dias que fizemos nos dias seguintes (depois conto).

Pode parecer um dia normal e simples mas para mim foi um dia de aniversário perfeito...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!