Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Göteborg

E foi na viragem do ano que voltei à Suécia, desta vez a Gotemburgo, ou Göteborg em sueco.

Em pleno inverno a cidade estava gelada. Máximas de -7ºC e mínimas de -18ºC. No entanto, nunca lá tremi como em Portugal. As casas sempre quentinhas, onde se caminha sempre descalço e com poucas roupas. Antes de sair de casa, põe-se todos os agasalhos possíveis e deixa-se de fora o nariz e pouco mais. Ah, não esquecer as colans térmicas dentro das calças normais. Quando um dia apareci à mesa de mini-saia todos se riram e disseram "não vais sair assim à ruas, pois não?". Eu corada, respondo... "Claro que não, passou-me lá isso pela cabeça...".

Dei uns passeios pela cidade e gostei. Grande o suficiente mas não demasiado. Blocos de gelo flutuavam no rio. As luzes natalícias enfeitavam todas as ruas e janelas. As pessoas andavam na rua como se estivessem 20 graus. Gostei! Com os passeios gelados avisei logo que não iria acabar o dia sem me estatelar ao comprido. Ninguém acreditou e quando todos estavam de costas, ouviram um pequeno estrondo. Quando se voltaram lá estava eu, com o rabo no gelo, a rir-me às gargalhadas e a dizer "eu avisei...".



Um dos dias fomos passear à beira mar. A costa com não tem propriamente areia, mas sim rochas, não muito altas. O azul do mar contrastava com o branco da neve aqui e ali. Valia bem a pena o cenário. Na baía o mar mais quieto havia gelado, e pudemos atravessar por lá. Havia ondas geladas, quietas, como se fossem parte de uma foto. Além disso vi ainda algo mais curioso. Com -10ºC nessa manhã, havia grupos de pessoas com crianças a fazer... churrascos à beira mar. Enquanto as crianças corriam e patinavam na neve, os pais grelhavam o almoço. Nessa altura só pensei "há malucos para tudo". Mas afinal até é algo bastante comum na Suécia.

A passagem de ano é uma festa como cá. Muitas pessoas o passam na rua, ao pé de casa. Cada um compra o seu próprio fogo de artifício e lança-o à meia noite. Isto faz com que se vejam fogos coloridos em cada bocadinho de céu. Tive a sorte de passar o ano numa casa afastada do centro, situada numa encosta, num 6º andar. Perfeito para ver tudo!

Resumindo... foram uns dias fantásticos. Ficaram as promessas de voltar, desta vez no verão. Desconfio que a cidade nem vai parecer a mesma.

As fotos ficam para breve que esta net cá de casa é manhosa.

2 comentários:

  1. Não sei se ainda contactas com Polacos mas por cá as coisas não estão diferentes da Suécia. Temperaturas andam em Krakow por -20º C a noite e talvez -15º C de dia.

    A neve, ou gelo, não nos deixa. Suécia ou Polónia qual deles o mais gelado...

    ResponderEliminar

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!