Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ônibus

Ainda não foi desta que atinei à primeira com os autocarros. Nunca se sabe bem a que horas passam. Nunca se sabe se passam mesmo. Mesmo que passem nunca se sabe bem se vão mesmo parar. E depois há a lógica dos numeros e das cores. Há 5 cores diferentes consoante o tipo de autocarro (circular, diametral, raial, etc.) e descobri hoje que os algarismos que compõe o numero representam os bairros de onde sai e para onde vai e coisas assim. A lógica está lá, mas é preciso tirar um curso de uma vida para se aprender e memorizar.

E depois há sempre coisas que não se entendem... Por exemplo: estavam duas paragens uma ao pé da outra. Como era uma paragem pequena nem os números dos autocarros que la passam tinha escrito. Perguntei a uma senhora "O 64 pára aqui?". A resposta foi "não, pára naquela ali ao lado". E parou e eu subi. O motorista deve ter percebido o meu ar meio perdido e perguntou:

Mot.- Quer ir para onde?
Eu- Para o centro.
Mot.- Ah, mas para o centro tem que apanhar o 64!
Eu (Com cara de parva a apontar para o número do autocarro)- E? Este não é o 64?
Mot.- É mas tem que apanhar o outro que é verde, ali na outra paragem.
Eu- Mas porque?
Mot.- Porque este é amarelo e não vai para lá.

Explicação? Não há... é uma gralha do sistema. As pessoas daqui já sabem... o verde vai ao centro o amarelo vai para o lado contrário. Quem não sabe... aprende! Nem que seja à força...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!