Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jeitinho brasileiro

O jeitinho brasileiro é uma expressão que está entre os nossos "desenrasca" e o "chico esperto". Ou seja, o pessoal tenta puxar a brasa à sua sardinha e tirar proveito dos outros. Bom, já chega de provérbios populares e vamos passar à situação. Tenho andado com a sensação que a minha senhoria se aproveita altamente de sermos estrangeiros. Fiquei com a sensação de que ela pensa "são estrangeiros podem pagar e eu posso aproveitar-me disso".

Nunca disse nada, pois nunca tive bem a certeza, até hoje... A casa está longe de ser perfeita ou nova. O chão tem formigas, o frigorifico é estranho, não há armários sufucientes e de cada vez que ela diz que vai trazer alguma coisa cá para casa, traz sempre coisas a cair de velho. Ela compra novo para ela, e traz o usado para nós. O chuveiro deixou de funcionar e ela quer que nós paguemos um novo.  Há ainda o dinheiro extra que consegue através dos pagamentos à empregada, que ela diz que vai para produtos mas que ninguém sabe muito bem quanto...

Há ainda os telefonemas mistério. Já aconteceu ligar-me para me informar que tal pessoa vem cá a casa, repetir isso 3 vezes ao telefone, e depois a pessoa nunca aparecer. Quando perguntámos porque não veio ela responde que nunca esteve para ir e que eu devo ter percebido mal. Mal??? Um telefonema inteiro só sobre isso?

Por ultimo há as coisas fora do lugar. Toalhas minhas que apareceram no armário do quarto ao lado. A cadeira do meu colega que apareceu no meu quarto. Janelas abertas no meu quarto quando as deixei fechadas. A mobília que muda de sitio enquanto estou no trabalho.

Cansei-me... Investiguei e não... isto não é normal, nem mesmo neste país tão estranho às vezes. Assim, estou oficialmente à procura de casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!