Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Experimentais vs Teóricos

A B. é minha colega e é uma física experimental.
O E. também é meu colega, mas é um físico teórico.

B para o E: Eu quero provar esta expressão experimentalmente, mas preciso que me calcules esta constante aqui que não dá para determinar experimentalmente.

Duas semanas depois...

E: Oh B., já pensei no teu problema. Então temos esta expressão blá blá blá. Então a minha conclusão é que tens que determinar esta constante experimentalmente e depois eu posso calcular o resto.
B: Mas eu tenho o resto, eu preciso é da constante... que não dá para medir experimentalmente.
...
E: Porque é que não dá? Pegas na amostra, pões lá na máquina e medes!
B: Mas isso requer alta temperatura e vai queimar-me a amostra.
E: E então?
B: Então não a posso usar depois de queimada e preciso dela para continuar a experiência!

Não... o E. não tem 10 anos... tem mais de 30. Mas eu deveria ter desconfiado quando lá em casa me pediu "tu que és uma cientista experimental, abre-me aqui este frasco de azeitonas"...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!