Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

domingo, 19 de setembro de 2010

Tempos de Universidade

O facto de a minha maninha estar prestes a iniciar a sua vida académica trouxe um monte de recordações da minha primeira semana de universidade. E tal como ela, também eu ouvi inumeras pessoas dizerem que aquele iria ser o melhor tempo da minha vida. Primeiro, acho um pouco deprimente ouvir isso. Se a universidade é o melhor tempo da minha vida e dura tão pouco (para a maioria) e termina quando somos tão jovens (again... para a maioria), isso quer dizer que vou passar o resto da vida deprimida a pensar nesses 5 anos? 

Não, não vou! E para mim não foi assim. Foi sem dúvida dos melhores anos que vivi. Grandes experiências, crescimento pessoal, erros e consequências e toda uma reviravolta do meu mundo. Recordo com imensa saudade esses tempos, mas se o génio da lâmpada me aparecesse à frente e eu pudesse voltar atrás no tempo, voltaria? Trocaria a vida de agora por aquela de há 5 anos atrás? Não! 

Voltar a ter que estudar dias a fio sem parar? Contar todos os trocos e ver se posso beber mais uma cerveja ou se afinal não posso porque tenho que comprar fotocópias? Depender dos pais outra vez? Voltar ao tempo em que não sabia bem o que iria ser de mim, se mais uma desempregada, ou se até viria a ser alguém na vida? Não! 
Claro que houve um milhão de coisas boas, mas a questão não é essa! Hoje tenho ainda mais amigos! Continuo a sair frequentemente para ir beber cerveja, mas não tenho aulas de manhã no dia seguinte. Acabaram-se os exames, os relatórios e até as teses! Troquei as infindáveis viagens de autocarro por viagens de avião que me levam mais longe. Troquei tendas por hoteis. Ganho o meu próprio salário que felizmente me permite ter hobbies. Apesar de continuar com incertezas sobre o meu futuro, são muito menores do que as que tinha na altura. 

Tenho saudades dos tempos de universidade? Claro que sim! Tenho imensas saudades! Adoro rever amigos e lembrar esses tempos. Mas a seguir também gosto de apanhar o avião de volta e regressar à minha vidinha. 

Por isso caros caloiros ou novos universitários. Aproveitem cada dia desta nova fase , porque sim, é fantástica, mas quando essa fase acabar, não desesperem. Outras virão e todas elas únicas e que também deixarão saudades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!