Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Menos bom

Para uma das cidades turisticas mais visitadas no mundo o Rio de Janeiro tem muitas falhas.

O aeroporto mais pequeno não tem informação turistica nenhuma e o aeroporto internacional fica longe do centro. Será que os turistas nunca vêm de outros lugares do Brasil? E os turistas que são brasileiros?
Ainda assim consegui um pequeno guia e um mapa no hotel. O guia não era mau, com restaurantes, lojas, shoppings, melhores lugares turisticos e com os respectivos endereços. O mapa é que não servia para nada porque só tinha as ruas principais. O assunto resolveu-se comprando um mapa (gigante! mas pelo menos com as ruas todinhas) num quiosque. Era um bocado chato desdobrar aquilo no meio da rua, mas pelo menos não nos perdemos mais. 

Outra grande falha é o acesso a lugares importantes como o Cristo Redentor e o Pão de Açucar. São os dois locais mais frequentados do Rio e até hoje não sei como ir lá. Obviamente que não perguntei, porque com o mau tempo não dava para ir, mas nem no guia explicava que autocarro apanhar, ou como fazer. No fundo eles são muito espertos, pois a maioria dos turistas não fala português, logo não se desenrascam muito e a maioria tem medo de andar por aí perido sozinho, logo recorrem a agencias de viagens que cobram o dobro do que custaria indo sozinhos.

Essa foi outra falha... tirando em Copacabana e Ipanema, muito pouco no Rio está escrito em inglês. Muitas vezes nem o menu dos restaurantes. Será que os turistas só andam na zona Sul? Vi mais coisas escritas em inglês em Paraty do que no Rio. Aliás em Paraty a primeira coisa que vi quando saí do autocarro foi um posto de turismo, coisa que não cheguei a encontrar no Rio.

E claro que como em todo o Brasil, há sempre o chico-esperto a tentar aproveitar-se dos turistas. Em Paraty, exactamente no posto de turismo o senhor queria-me convencer que eu precisava de um táxi para chegar à minha pousada, porque ainda por cima estava a chover! Não estava a chover bem, só uns pingos leves e o que ele dizia ser super longe levou-nos 10 minutos a andar e com as malas atrás...

Resumindo... andámos meio perdidos, molhados, mas sempre muito contentes afinal estavamos na cidade maravilhosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!