Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

domingo, 28 de novembro de 2010

Fortaleza - as fotos

Finalmente consegui reunir as fotos de toda a gente e fazer uma selecção.
O encontro em Fortaleza foi surreal de tão bom que foi. Trabalhou-se muito, é certo, mas o tempo fora do trabalho também foi muito bem aproveitado. Com tudo isso sobrou pouco tempo para dormir, mas não faz mal.

Como já escrevi aqui antes, a praia em frente ao hotel não era banhável, portanto os dias do encontro propriamente ditos terminaram sempre na piscina do hotel e nos barzinhos à beira mar. No dia em que chegámos tivemos algumas horas livres e fomos até à famosa praia do Futuro (aquela onde 6 portugueses foram enterrados vivos em cimento há uns 6 anos...). A praia é como quase todas as praias do Nordeste brazileiro... muuuito boa! A água é quente, a areia é macia e clara e a praia é sempre cheia de barzinhos com esplanadas na areia. No Brasil ninguém poe a toalha na areia para apanhar sol. Sentam-se todos numa esplanada (às vezes quase dentro de água), bebe-se cerveja sempre fresquinha, passeia-se, e se quisermos pomos uma espreguiçadeira (que não se aluga, já que se estão a consumir bebidas...) para a apanhar sol. O sistema funciona muito bem.

No final do encontro sobrou um dia livre. Alugamos todos uma van e fomos até Cumbuco, uma praia mais longe, e ainda melhor que a praia do futuro e é conhecida pelos praticantes de kitesurf. Ninguém experimentou pois são precisas várias aulas em terra antes de se ir para o mar praticar, mas fizemos um passeio de jangada com banho em alto mar incluido. Como todos os cearenses (pessoas do Ceará, o estado onde fica Fortaleza) a tripulação da jangada (2 rapazes) eram super comicos e faziam piadas sobre tudo e todos. As piadas devem ser sempre as mesmas porque depois de alguém lhes dizer que vinhamos de BH, um deles me perguntou alguma coisa e depois de ouvir a minha resposta disse "esta é de Minas mesmo!". Claro que rimos ainda mais, mas desta vez eles não perceberam porquê...

A praia é perto das dunas e vale a pena fazer um passeio de buggy que inclui o famoso ski bunda (deslizar por uma duna abaixo com um pedaço de madeira debaixo do rabo). A pista de ski bunda acabava numa lagoa de água doce e era o máximo deslizar pela areia e depois ir nadar. O que custava mais era subir a duna para descer outra vez (o preço era 5 reais e podiamos descer tantas vezes quantas as que conseguissemos subir). A paisagem no cimo das dunas era de cortar a respiração e queria estar lá agora novamente...


Deixo algumas fotos.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Porque...

... é que eu não escrevo mais?
Porque ando com o cerebro a fritar... querem uma prova? Aqui fica esta conversa entre mim e a senhora da cantina na sexta feira ao fim do dia.

Eu, entregando a senha- Um batido e um enrolado de salsicha.
Sra da cantina- Com açucar?
Eu- Não, com sal-si-cha!

Obviamente que ela estava a falar do batido...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fim de semana grande

Para os que pensam que vou à praia todos os dias, que estou mais morena que o Mantorras e que acham que o meu trabalho é viajar... aqui fica a imagem de como passei os ultimos 3 dias:

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

My next trip will be...

Azul - Onde já fui
Vermelho - Onde já morei
Verde - Onde quero ir

Poderia ter tudo o resto a verde que não estaria errado... mas pus só as minhas prioridades... Ainda tenho tanto para ver...
Na verdade queria um mapa mais detalhado, que tivesse em conta as cidades e não só os países, mas não encontrei. Se alguém souber....

Get Your Own MapView Larger Map

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

I am what I am

Me walking in the street: Do I have everything I need? My phone? My notes? My keys? I do! Did I do everything I wanted? Turned all the lights off? Locked the doors? I did!
J.- No, really? Where is my girlfriend? You are not my girlfriend! Where is my girlfriend?

Suddenly, I trip over some hole in the pavement and I fall...

J.- Oh, there she is!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Era uma vez...

... um hotel em frente à praia.
Um lugar que pelo mapa nos fez sonhar e ficar ansiosos durante os dias que antecederam a viagem. A conferência seria lá mesmo e o hotel até tinha piscina. Mas quem quer saber de piscina quando existe uma praia imensa em frente?

O que se esqueceram de incluir na descrição do hotel foi que a praia não era banhavel e era extremamente suja! Não cheguei sequer a pôr os pés na areia... bastava sentir o cheiro a esgotos do calçadão em frente. Infelizmente é assim em muitas cidades grandes do Brasil. Fortaleza podia ser um autêntico paraíso se fosse bem tratada e arranjada. Não o é porque 80% da riqueza da cidade está concentrada na mesma zona, na orla marítima de praias poluidas e cheias de hoteis e restaurantes. A maioria do que resta são casebres, velhos e todos riscados, de pessoas que mal conseguem sobreviver.

E enquanto eu estava na piscina do hotel, a beber cerveja no bar que ficava dentro de água, havia pessoas não muito longe a perguntar-se se no dia seguinte iriam conseguir enganar algum turista e vender as suas tralhas ou se iriam passar fome...

Em Fortaleza vi das mais belas praias de sempre. 
Em Fortaleza vi pobreza como jamais a tinha visto.

Ainda assim adorei e voltarei se puder. Porque é essa a verdadeira magia do Brasil. Vê-se de tudo, mas sempre fica a vontade de voltar!

Fortaleza

Só para abrir o apetite... assim que puder conto como foi.

Um avião tipo autocarro

Na semana passada fui para Fortaleza em trabalho. No bilhete electrónico constava apenas um voo de ida e dois de volta. Tendo em conta o fuso horário (em Fortaleza é 1h a menos), não percebi que o voo era mais longo que o que eu esperava. Mas era, e porque? Porque o voo fez escala em Salvador e em Recife. Atenção... eu não tive conexão nessas duas cidades. O voo pousou, alguns passageiros sairam, outros entraram, e nós dentro do avião quietinhos a observar as senhoras da limpeza a limpar as casas de banho. É um bocado chato em 5h levantar e pousar 3 vezes. Por outro lado há a vantagem de ter 3 lanchinhos (inhos mesmo!).

Como eu tinha pedido no check in para ir junto ao pessoal e já havia poucos lugares, também tive 3 lugares diferentes...

Foi a experiência do avião tipo autocarro...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Decorações de Natal? Mas estamos em Julho!!!

Hoje de manhã fui ao centro. Estava a chover, mas estava calor. Pela hora de almoço a chuva parou e deu lugar ao sol. Está calor finalmente! Sim, o Brasil tem inverno. Não, não arrefece muito, mas nota-se que este é aquele calor de verão. Suada e cansada entro no shopping. O shopping estava cheio de decorações de Natal. Já????? 

Ah ok... já estamos em Novembro. É que desde finais de Agosto que todos os dias me sabem... a Julho! Estou em Julho há quase três meses... e não me contrariem! Está calor, sol, fui à piscina e daqui a dois dias vou à praia! Estamos em Julho!!!