Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Culinária Mineira

Adoro a comida Mineira! É saborosa, variada e geralmente pesada, mas dá para dar a volta e torna-la mais leve. Tinha muita vontade de aprender a fazer coisas simples como comprar uma raiz de mandioca e saber descasca-la, ou aprender a usar quiabos decentemente sem ter toda aquela baba amarga na comida, ou ainda de saber usar as diferentes farinhas tão populares por aqui (de trigo, milho, fubá, mandioca, da bahia, etc). A melhor maneira que descobri para aprender tudo isso foi inscrever-me num curso rápido de Culinária Mineira. Durou 5 manhãs seguidas, que terminaram na sexta feira passada. Fizemos 4/5 pratos por dia, doces ou salagados, que degustavamos no final. 

O Chef A., era o máximo. Ensinou-nos truques básicos na cozinha, os diferentes cortes de legumes, onde pôr os dedos para cortarmos os ingredientes e não a nossa carne, os nomes técnicos das coisas (geralmente palavras francesas), e muitas outras coisas. 

A turma, com 12 pessoas, não podia ter sido mais misturada: desde cozinheiras de restaurantes, a reformadas, passando por padeiros, estudantes que acabaram de sair de casa dos pais sem sequer saber fazer arroz, a ex-camionistas à procura de uma mudança de carreira. Não podíamos cozinhar todos ao mesmo tempo, pelo que só 3 voluntários o faziam. Tive sorte de muitos não quererem e pude faze-lo duas vezes. Decobri que é um trabalho muito duro. O calor do fogão industrial é imenso, a preparação antes de começar a cozinhar é dura e chata e deve piorar muito quando se está num restaurante a sério e se tem o chef a gritar o tempo todo. Imaginei-me muitas vezes no show de TV: Hell's Kitchen.

A degustação era sempre muito boa, e era incrível como em 4h e com um bando de amadores se consegue fazer pratos tão bons que dá vontade de comer sem parar. 

Fiquei com vontade de fazer outros cursos de culinária e sobretudo com vontade praticar muito. Querem ser minhas cobaias? Quando for a Portugal quero mostrar o melhor de Minas Gerais... o pão de queijo acabadinho de sair do forno!

Vou deixar algumas fotos!

 Costelinha com Canjiquinha, Bambá de Couve e Arroz com Ona-pro-nobis

Arroz Doce (diferente do nosso), Lombo à Mineira e Salpicão de Carne de Sol

 Eu e o Chef A. Consegue-se ainda ver o Tutu de Feijão e Polenta frita

Os grandes cozinheiros!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!