Pelotas é uma cidade pequena, no estado do Rio Grande do Sul, não muito longe do Uruguai. A cidade é pequena, com uma rua fechada ao trânsito e cheia de lojas e pouco mais. Tem um jardim/mini parque simpático onde musicos de rua tentam ganhar uns trocos.
Tinham-me dito que no sul se nota uma influência europeia muito maior. No sul existem vilas que tirando pelo calor que faz, poderiam levar qualquer pessoa a pensar que está na Alemanha, na Itália ou até em Portugal. Não vi nenhuma dessa vilas, mas percebi a influência europeia nas ruas, no tipo de casas e até nos costumes.
Tive a sorte da minha estadia em Pelotas coincidir com a Fenadoce, a maior feira anual de doces do Brasil. A feira em si era uma imensidão de barraquinhas, das quais a maioria só vendia doces. A variedade de doces era enorme e todos eles tinham, a meu ver, açucar a mais (como tantas outras coisas no Brasil). Quando cheguei ao hotel deram-me doces. No quarto tinha doces. No coffee break da conferência serviam doces. Depois do almoço comiam-se doces. A maioria eram doces tipo bombom, deliciosos, mas que não se conseguia comer mais do que um. Na Fenadoce escolhi o doce com menos açucar que encontrei: mousse de limão. Foi o melhor mousse que alguma vez comi! Indescritivel!
O melhor de Pelotas, e de Porto Alegre também foi a simpatia e hospitalidade das pessoas. Desde o motorista de taxi, ao recepcionista do hotel, passando pelo motorista do autocarro, toda a gente era não só extremamente prestável, como também gostavam de conversar (sem bisbilhotar!) e de apontar/mostrar o que de melhor tem a sua terra.
Coisas de cidade pequena...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!