Santa Maria é uma cidadezinha de 270.000 habitantes situada no Rio Grande do Sul, onde passei 3 dias na semana passada. A cidade em si não tem nada muito para ver, uma praceta central e algumas ruas engraçadas. Valeu a visita pela simpatia do povo e pela comida. Os gaúchos, como também são chamados os habitantes do sul, adoram churrasco e chimarrão.
Um dos almoços foi numa churrascaria onde havia um buffet de saladas, doces e acompanhamentos e os empregados andavam de mesa em mesa com grandes espetos de diferentes carnes grelhadas (picanha, maminha, fraldinha, frango com bacon, queijo com oregãos, ananás, tudo grelhado na brasa). Foi delicioso e fiquei cheia o resto do dia. Uma coisa engraçada é ver como os sapatos de pele são mais baratos no sul. Com tanta carne grelhada têm que fazer alguma coisa com a pele dos animais...
O chimarrão (que aqui não é um restaurante!) é uma bebida que os Gaúchos bebem constantemente. Numa cuia (copo deformado feito de madeira) põe-se uma certa quantidade de erva mate (mais ou menos amarga como se gostar) e água quente e com uma bomba de metal (espécie de palhinha com um filtro no fundo) bebe-se a mistura. Eu já provei e é óptimo, para além de aquecer e ser muito saudável. O engraçado é ver as pessoas na rua a passear com a cuia na mão. Especialmente aos Domingos, toda a gente se passeia com o seu chimarrão!
Amanhã vou publicar algumas fotos de Santa Maria (isto hoje encravou e não consegui), onde também matei as saudades de dançar, pois numa das noites encontramos um barzinho com uma banda rock ao vivo que tocava rock gaúcho e alguns covers de músicas mais conhecidas. Foi óptimo e dançamos até de manhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!