Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Maceió

Para aproveitar o verão brasileiro fui passar uns dias a Maceió, no nordeste. Já tinha andado lá perto quando fui de viagem de finalistas, mas cada sitio é diferente. Maceió, é uma cidade já bastante grande que vive não só do turismo mas tem também a maior produção de cocos, dos quais saem vários produtos, pois tudo no coco é aproveitado, e uma grande produção de açucar.

Como em quase todas as cidades costeiras brasileiras, a praia em frente à cidade não é boa, sendo que os esgotos são deitados para o mar (a conduta dos esgotos é bem visivel e vêem-se os liquidos de cores suspeitas a atravessar o areal onde formam um pequeno rio. Ainda assim a cidade está bem desenvolvida turisticamente falando... não conheço mais pois fomos desde o ínicio aconselhados a caminhar sempre na orla marítima sem nos embrenharmos demasiado no centro da cidade... Estas são decididamente as maiores desvantagens de Maceió.

Como a praia da cidade não é grande coisa existem várias agências de turismo com passeios diários para outros lugares a preços muito acessiveis. Os coqueiros e campos de cana do açucar são uma constante na paisagem e fazem suspirar... Ao olhar para toda esta beleza natural faz-me recordar que apesar de toda a burocracia, diferenças culturais e desorganização, o Brasil é lindo e ainda é aqui que quero morar. 

No primeiro dia conhecemos Dunas de Marapé. Um sítio lindo, onde um pequeno rio se encontra com o mar e podemos escolher entre tomar banho num ou no outro (ou nos dois). O mar de água quente e com pequenas ondas tem peixes pequenos e a areia é branca e macia. Para completar havia  ainda uma banda ao vivo que tocou o dia todo e de tudo um pouco. Muito bom! No segundo dia fomos até à Praia do Francês, assim chamada porque no século XVII os piratas franceses vinham "comprar" coisas que os indios faziam e cultivavam convencendo-os de que as bugigangas que lhes davam em troca eram muito valiosas. A cerca de 100m da costa tem uma parede de pequenos rochedos cortam as ondas, o que faz o mar parecer uma lagoa gigante. No terceiro dia conheci a mais famosa das praias de Maceió, a praia do Gunga. Um sitio maravilhoso, onde uma grande lagoa de água salgada se encontra com o mar. A lagoa é muito limpa e a água muito transparente. Nadei imenso! A praia do lado do mar é cheia de coqueiros e de um areal branco que costumamos ver nos postais. Absoultamente fantásico!

Além de tudo isto fartei-me de comer peixe fresco. Os brasileiros não estendem a toalha na praia, mas sentam-se em cadeiras de bares que existem à beira mar. As coisas não são mais caras na praia e nem é preciso consumir constantemente. Começa-se com uma água de coco bem gelada, a seguir compram-se mangas aos vendedores ambulantes, e depois pede-se uma cerveja e um peixe grandão para petiscar. Termina-se o dia com mandioca frita e um picolé (gelado de frutas). Não se gasta muito e podem-se deixar as coisas nas cadeiras enquanto se vai ao mar sem grande preocupação, pois cada pequeno grupo de mesas tem o seu próprio garçon que anda sempre por ali. 

Agora vou parar de escrever e mostrar o que mais interessa... as fotos!


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Feliz Aniversário!

Adoras fazer anos!
Adoras crepes de chocolate!
Adoras Linkin Park!
Adoras praia!
Adoras Londres!
Adoras Friends!
Adoras os teus amigos!
Adoras morar no Porto!
Adoras o teu traje!
...
...
...
...
...
...
...
...
...
Mas não tanto quanto eu te adoro a ti!
(lamechas mas verdade!)



Feliz Aniversário Maninha!!!!!

Vou aqui...

... e já venho!

O carbono e a sociedade

A Globo News aqui do Brasil fez uma reportagem sobre os materiais de carbono descobertos mais recentemente e a sua importância no futuro. Além de ser uma reportagem muito interessante, ou não fosse exactmente sobre o que eu trabalho, é melhor ainda pois foi ainda filmada na nossa universidade... no nosso laboratório... com os nossos lasers... e com o nosso Marcos Pimenta (o chefe do laboratório).

Os mais curiosos podem ver a reportagem completa aqui: 


Outra parte muito boa é a entrevista com a mãe dos materiais de carbonos, a Millie Dresselhaus. Sobre ela escreverei mais num post futuro. 

Onde é que eu andava? Ou o resto do pessoal do laboratório? Estavamos todos na conferência que nós organizamos... o laboratório estava vazio nesse dia...

Vejam que vale a pena!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fim do horário de Verão

Já vi o dia 20 de Fevereiro mas ainda não cheguei lá...

Ou como é estranho mudar de horário agora: andar da meia noite para as onze...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Perigo, mineiros em férias!

Mais uma peça de teatro da campanha de popolarização do teatro. Uma familia mineira aluga uma casa e vai até à praia, mas em vez de descansar passam as férias a discutir. Bastava substituir-se o frango com farofa pelas sardinhas assadas com o garrafão do vinho, a praia de vitória pela Figueira da Foz e a peça estaria totalmente adaptada a Portugal...

Muito engraçada!


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novelas da vida real - II

O M. tal como a maioria dos brasileiros arranjou uma amiga colorida porque não queria compromissos. Quando passou um ano a moça decidiu propor-lhe que tornassem as coisas mais sérias e assumissem um compromisso. O M. ficou meio convencido já que "ficavam" à um ano, e a moça decidiu comprar bilhetes para irem juntos a um concerto e assim oficializarem a coisa entre eles. No dia do concerto caiu uma chuvada daquelas bem fortes, o palco desmanchou-se todo e o concerto foi adiado por uma semana. 

Durante essa semana, o M. descobriu uma cumplicidade especial na B. de quem já era amigo há vários anos (segundo ele, tal descoberta só aconteceu mesmo nessa semana e não antes). O M. e a B. decidiram começar a namorar imediatamente e quando a moça do concerto voltou uma semana depois, o M. já não queria nada com ela. Para piorar as coisas, o M. decidiu ir ao concerto na mesma e levou a nova namorada B. Encontraram-se todos no meio da multidão e a B. e a primeira moça olharam-se de modo que até se viram umas faíscas por perto.

Soube desta história no dia que o M. exclamou "A minha ex-namorada não gosta da minha ex-amiga colorida e eu não consigo entender porquê..." e eu lhe perguntei se ele tinha alguma suspeita.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sabonetes


No Brasil para tomar banho entre o gel de banho e o sabonete é o ultimo o preferido. Na verdade, até eu já troquei, porque além de serem bem mais baratos, o cheiro do sabonete fica na pele por mais tempo.

Por causa desse hábito encontram-se os mais diversos e exóticos sabonetes.


À base de frutas: guaraná, manga, romã, maça verde, pêssego, limão, amendoas, etc.
À base de plantas: bambu, magnólia, flor de laranjeira, camomila e flores do algodão, erva doce, aveia, etc.
Os mais exóticos: primeiro beijo, morangos com chantilly, chocolate, menta, e... adivinhem só... vinho tinto!!!

Por acaso o de vinho tinto é um dos meus preferidos. Não cheira nada a vinho, mas tem um cheiro diferente muito agradável. 

Depois há os de formato simples, os que têm uns picos salientes para fazer massagens, os de formas engraçadas, os que imitam barras de chocolate, uma autêntica loucura!
Vale a pena experimentar qualquer um deles!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novelas da vida real - I

A L. tem 22 anos. O pai e a mãe da L. têm perto de 50 anos.
Certo dia, estava o pai da L. a ler o jornal quando chegou à página dos anuncios. Reparou que havia vários de raparigas novas a anunciarem-se para fazer "amizade ou algo mais". Na brincadeira decidiu ligar para uma jovem de 20 anos que era "uma gatinha". Achou piada à coisa e foi mais longe, marcou um encontro com ela. Quando se encontraram o pai da L. apaixonou-se perdidamente e trocou a mãe da L. pela jovem de 20 anos, que hoje tem 22, tal como a L.

Segundo a L., a namorada jovem do seu pai é insuportavel, esquisita, não come nada do que a L. cozinha, e faz exigências ao pai o tempo todo. E se ela é chata porque é que o pai da L. ainda está com ela? Pergunta fácil... porque ela é jovem e "uma gatinha".

Novelas da vida real

O que vemos nas novelas para nós não passa de... uma novela, uma história, ficção!
No Brasil o que vemos nas novelas é a realidade, ou achavam que era tudo imaginação dos escritores? Pura realidade...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cachoeiras e mais cachoeiras

No fim de semana passado juntou-se a malta toda lá do laboratório e fomos todos para o sítio do chefe, que é como quem diz uma casa no meio do mato, onde caminhando pela floresta se encontram várias cachoeiras lindas. Tecnologia é proibida neste lugar. Não há TV, nem internet e os telemóveis só funcionam no cimo do telhado. Assim, dividimos o nosso tempo a comer, beber cerveja, cantar ao som da guitarra e nadar nas cachoeiras.

Desta vez dediquei-me seriamente à fotografia... tudo para vos mostrar a beleza mais pura do Brasil... Enjoy it!

 Cachoeira n.º1

 Cachoeira n.º2

 Cachoeira n.º3

 Topo da cachoeira n.º4
 (esta cai por uma altura de 1km)

 Vista do topo da cachoeira n.º4

 Depois de uma árdua descida pelo meio da mata, finalmente... cachoeira n.º4

 Corte de cana do açucar. A seguir morde-se e deixa-se o sumo escorrer dentro da boca. Muito bom!



Vá... digam lá agora... Ah e tal, BH nem tem praia!