Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A minha história

Sempre gostei de desporto, mas odiava correr. Quando estava no ensino preparatório odiava aquele teste de resistência (teste de Cooper) que tínhamos que fazer. Desesperava sempre por ver o final aos interminaveis 12 minutos de corrida. Quando fui para a universidade, onde o desporto já não fazia parte do curriculo escolar, senti muita falta de exercício. Com o pouco dinheiro que tinha escolhi participar de jantares e festas em vez de me escrever no ginásio, pelo que a corrida era o modo mais barato de fazer desporto. Em cinco anos devo ter dado a volta às muralhas (cerca de 5km) umas duas vezes, chegando sempre à conclusão de que a corrida não era para mim.

Durante o meu tempo na Polónia conheci várias pessoas que corriam por gosto e porque às vezes, dessa forma, conseguiam ver as vistas de uma nova cidade mais rápido. Sempre achei isso engraçado e sempre fiquei com pena de não conseguir correr mais. Foi já no Brasil, um país com um fanatismo incrivel pelo desporto, que lentamente percebi o meu problema: falta de ritmo. Sem o ritmo certo, acabava por acelerar demasiado e cansar-me em menos de 5 minutos. Percebi isso quando me inscrevi no ginásio e a minha treinadora me "obrigava" a correr todos os dias na passadeira.  Isso ajudou-me imenso a perceber o meu próprio ritmo, pois corria sempre à mesma velocidade.

Comecei com uma velocidade baixa e apenas durante 5 minutos, todos os dias. Com o passar das semanas aumentei o tempo para 10 minutos e mais tarde a velocidade. Um ano depois, corria os 15 minutos todinhos destinados à parte aerobica do treino. Nessa altura pedi mais tempo à treinadora. Pouco tempo depois mudei de casa e passei a morar num lugar que tem um pequeno canal, com uma pista de 1.1 km quase plana. Saí das paredes fechadas do ginásio e comecei a correr ao ar livre. Todas as manhãs dava 3 voltas ao canal. Em Novembro passado alguém me falou das corridas que existem durante todo o ano em BH. Procurei informação e decidi levar a corrida mais a sério, sem ser apenas um aquecimento para o ginásio. Inscrevi-me para a primeira corrida para ter um objectivo e uma motivação maior. Comecei a ir ao ginásio e a correr em dias alternados e 3 voltas ao canal começaram a parecer muito pouco, além de serem chatas por ser sempre a mesma coisa. Assim, comecei a ir para o lago correr e aí sim, dei largas à minha energia e comecei a correr bem mais. 

Nunca corri mais de 9km porque queria precisamente correr os primeiros 10k da minha vida num evento oficial (coisas de gaja!). Acabou por ser bom, pois fiquei muito surpresa com o tempo que fiz. O fisioterapeuta do ginásio, que também corre, sugeriu que eu me inscrevesse para a meia-maratona em Abril, pois isso iria me obrigar a treinar ainda mais. Não o vou fazer, vou antes tentar melhorar os meus 10km. No entanto, o meu grande obejctivo final é correr a volta da lagoa no final do ano (18km). Vamos ver o que acontece até lá...

Por enquanto continuo a correr, por aí, e a esperar ansiosamente a minha próxima corrida, que será em Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!