Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Brasília




Antes de ir para a Grécia, passei um fim de semana em Brasília, a capital do Brasil. Brasília é uma cidade muito nova, que foi construída e planeada para concentrar todos os órgãos governamentais numa área central do Brasil. A cidade é dividida em sectores e as avenidas têm números em vez de nomes. Dois dias foram mais do que suficientes para ver tudo, pois os monumentos estão bastante próximos uns dos outros.




À esquerda a torre de TV e à direita a esplanada dos ministérios. Cada edifício que se vê é um ministério diferente.


Museu Nacional


Dentro do Museu Nacional o que mais impressiona não são as exposições, mas sim a arquitectura moderna e criativa.

Tal como Curitiba e a região da Pampulha em Belo Horizonte (já relatado em outros posts), Brasília também tem a mão do Óscar Niemeyer. Entre outras coisas destaco a catedral e o parlamento que têm arquitecturas únicas.

Catedral de Brasília e campanário

Entrada da Catedral

Catedral por dentro

O altar da Catedral

 Palácio da Justiça

 Congresso Nacional

 Congresso Nacional por dentro

 Sala do Senado Federal

Uma das surpresas de Brasília foi o facto de podermos visitar o Congresso Nacional. Como era de esperar, além do seu exterior de arquitectura muito moderna, por dentro o espaço também é fantástico. A sala do Senado, onde se reúnem os senadores da nação brasileira, é toda em tons de azul, para se distinguir da sala onde se reúnem os ministros. Cada lugar está equipado com um computador portátil, microfone e afins.



                          No interior do Congresso Nacional

 Numa vitrine cheia de presentes de presidentes de outros países, descobri esta caixa de jóias oferecida por Portugal.



A torre à direita é um pombal... 

 A arquitectura moderna está presente em toda esta área


A estátua "Os Guerreiros" ou "Os Candangos", situada na Praça do Três Poderes, que é um dos símbolos de Brasilia. A estátua foi erguida em homenagem aos operários que trabalharam na construção da cidade.

Santuário Dom Bosco



 Por dentro do santuário. Os vidrais dão-lhe um ar muito especial.


Para aproveitarmos ainda mais a viagem, escolhemos este fim de semana porque havia uma corrida. O inicio foi fácil porque o céu estava coberto de nuvens e estava mais fresco. Na segunda metade da corrida as nuvens desapareceram, a temperatura subiu demasiado e foi bastante duro. É que Brasília fica assim mais ou menos no meio do nada. A cidade é relativamente plana, e tem aquele ar de deserto, com o solo avermelhado e sempre aquela nuvem de calor no horizonte. Sendo assim, apesar de ter passado o quilometro 5 aos 23 minutos (muito bom para o calor que ainda assim fazia), nos outros 5 quilometros o meu corpo aqueceu como uma máquina a vapor e acabei por terminar os 10km em 52 minutos.

Ainda assim foi bom e aprendi com a experiência de fazer uma corrida com um sol tão forte. Além disso, o J. firmou a sua posição no pelotão da frente, passando a meta aos 44 minutos. 



Parque da Cidade

Numa cidade tão quente devia ter mais árvores, mas acho que o parque é recente e as plantas ainda estão a crescer. Parecia mesmo um deserto e o calor não se aguentava...

Apesar do calor havia gente a jogar futevólei e jogavam bastante bem!

Gostei de visitar Brasília, por todos os edifícios estranhos e modernos, mas é o tipo de cidade que se visita uma vez e pronto. Ou pelo menos assim o é para mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!