Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma noite com os Maori

Os Maori são o povo de indígenas da Nova Zelândia e foram um dos últimos povos do mundo a receberem a influência europeia. Viveram durante séculos isolados do mundo e desenvolveram uma cultura muito própria. Adoram tatuagens, e fazem-nas no rosto como sinal de nobreza, cozinham em buracos na terra, que por causa da actividade geotérmica da região está quente o suficiente, fazem arte com madeira e são óptimos guerreiros. Foi precisamente destes nativos que surgiu o Haka, uma especie de dança guerreira feita para amedrontar os inimigos, que ficou conhecida no mundo inteiro por ser feita pela selecção nacional de Rugby da Nova Zelândia.

Hoje em dia ainda existem descendentes Maori e apesar de já não viverem em tendas, em Rotorua existe uma montagem de uma aldeia nativa para que os turistas possam passar pela experiência de viver ao estilo Maori por um serão.

 Detalhe artesanal de uma casa Maori

 Uma lição de Haka. As caretas com a lingua de fora são uma constante e diz-se que quanto mais comprida for a lingua do guerreiro, mais medo mete ao inimigo.

 Casal Maori. Estavam 10º C na rua e eles assim, descalços e cobertos por peles, e sem frio nenhum...


 O buraco no chão que serve de forno

 O jantar: frango e batatas assados pelo calor da terra

Acompanhado de alguns vegetais, saladas e um pão fresco caseiro que era de chorar por mais.


A experiência foi terminada com uma demonstração de vários cantos e danças Maori. Mesmo no final fizeram o Haka. Foi tão contagiante que passei o resto da noite aos hurros! 
Apesar de ser um serão planeado e feito para turistas, está muito bem feito. Não é só uma forma de ganhar dinheiro, mas principalmente é uma forma de transmitirem a sua cultura e de não a deixarem morrer. A vontade de ali estarem vê-se em cada um deles e por uma noite todos nós nos sentimos parte daquela tribo tão especial. 

A noite terminou em grande com o motorista do nosso autocarro, completamente doido com uma gargalhada que nos fazia rir mesmo que não houvesse piada, a cantar uma musica infantil e a dar 3 voltas a cada rotunda...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!