Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Circuito do Fogo - Não, obrigada!

Ontem foi dia de mais uma prova, a última do ano no Brasil, o circuito do fogo, organizada pelo corpo de bombeiros. Infelizmente, foi a corrida mais mal organizada em que já participei. As falhas foram tantas, que nem sei por onde começar. 

O site da corrida era o mais simples que havia e não continha informação nenhuma. O percurso nunca foi publicado e até as informações sobre o local e a hora da partida estavam perdidas num enorme ficheiro pdf com o regulamento. Decidiram separar a partida entre 5km e 10km, o que também ninguém sabia. Os atletas de 5km partiram com 20 minutos de atraso!!! Os atletas de 10km saíram menos de 10 minutos depois (ou seja com quase 30 min. de atraso do que constava no dito regulamento). Como se não bastasse todo o atraso e a ansiedade acumulada, que a mim me afecta muito, porque fico nervosa e com as pernas a tremer (logo as pernas que é o que eu preciso mais), sair tão pouco tempo depois dos 5km significou ter que contornar mares de familias que apenas vão fazer caminhada. Tive que furar entre familias inteiras de mãos dadas, a ocupar metade da estrada, senhoras gaiteiras com os seus caezinhos pela trela, pais com carrinhos de bebé, etc.

Tudo isso passou 3km depois da partida e eu até já tinha esquecido todos esses defeitos. Estava sol, mas eu começava a aproveitar a corrida. Não sabia bem até que ponto do lago eu tinha que ir, e não sabia bem se ia haver surpresas como rampas inclinadas ou não, e isso mantinha a minha mente ocupada. 

Quando cheguei à parte crítica da corrida, que é sempre entre o km 7 e 9, estava tanto calor que eu só queria chegar ao posto de água, beber e molhar-me e ganhar força para o último quilometro. Tentando não abrandar, cheguei ao posto, para o encontrar... vazio! Como, mas como, é que pode faltar água numa corrida ao sol com quase 30ºC??? Quase desesperei, mas chapinhei alguma água pelo corpo e aguentei-me firme até ao fim. Cheguei à meta e nem falava, só arfava. Foi a prova em que me esforcei mais, não tenho duvida. Mesmo assim não superei o meu melhor tempo, feito na semana passada (tempo feito à chuva, o que ajuda muito!). Feliz por ter terminado, só queria beber água! Mas ainda não podia... antes disso era preciso entrar na fila e esperar uns bons 10 minutos para chegar a minha vez de receber a medalha e água! 

Quando chegou a hora da entrega dos prémios cometeram vários erros. O mais grave foi terem entregue os trofeus femininos a pessoas erradas... Chamaram 5 pessoas, das quais uma não estava e entregaram os prémios. As meninas desceram do pódio e 2 minutos depois pediram-lhe para devolver os trofeus e chamaram 5 nomes dos quais 2 eram diferentes dos anteriores. Imaginem a alegria da moça que recebeu o prémio, e a tristeza depois quando lho tiraram...

 Pódio n.º 1 de 10km

Pódio n.º 2 de 10km, o verdadeiro 

A única parte boa foi haver premiação por faixa etária, na qual fiquei em 2º lugar. Ganhei uma medalha extra, mas até nos resultados publicados falharam... publicaram o tempo bruto em vez do tempo liquido. Ou seja, uma pessoa que tenha saído mais atrás, e tenha começado a prova 1 minuto depois da partida, vê o seu tempo adicionado em 1 minuto...

2º lugar, com 50:03 (2/14 em categoria e 13/88 no geral)

Algumas pessoas quiseram desculpar a organização dizendo que era a primeira vez que faziam aquela corrida, mas não acho que isso seja válido. Belo Horizonte tem corridas todas as semanas, que podem servir como bons exemplos. Além disso, se nunca organizaram um evento destes antes, contratem alguém que saiba para ajudar. A verdade é que hoje acordei adoentada e desidratada. Se foi por isso ou não, não sei. Talvez tenha puxado por mim demasiado. Talvez tenha sido a falta daquelas gotas de água no ultimo posto, afinal fiquei mais de 4km sob o sol quente e sem beber água nenhuma! O que sei é que apesar de no final ter tido a alegria de subir ao pódio e de ganhar uma medalha extra, neste circuito não me apanham outra vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!