Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Pérolas à Brás(iu) #9 - Falhas na electricidade

Aqui de vez em quando a electricidade vai abaixo e fica tudo às escuras. 
Às vezes é só durante 1 ou 2h, mas já cheguei a ficar sem luz durante mais de 24h.
Umas vezes é porque houve trovoada e caiu uma chuva tropical daquelas. Outras é porque a chuva fez cair uma árvore em cima de um poste de electricidade. Outras é porque há manutenção na zona e até recebemos um aviso a dizer "no Domingo não haverá luz das 9h às 17h". Porquê ao Domingo e não durante a semana que não há ninguém em casa porque vai tudo para o trabalho, não sei...

Hoje em dia já tenho o meu próprio ritual... sei onde estão as velas e os fósforos de cor. Corto frango e cenouras quase às escuras como ninguém. Ainda hoje, por exemplo, o jantar foi todo feito à luz das velas. Mas a luz veio rápido demais (só demorou 1h) e tivemos que apagar as luzes para comer com a mesma atmosfera com que cozinhamos. Ainda bem que o fogão é a gás e mesmo sem luz não morremos à fome. 

No trabalho as coisas pioram. Se estiver a trabalhar com lasers vai tudo abaixo e tenho que voltar a ligar tudo e nem sempre está tudo como antes. Às vezes, em vez de cortes de luz há picos de luz, ou seja, a luz falha momentaneamente mas o suficiente para se desligar tudo. Esses geralmente vêm em bandos como os pássaros e nesse caso o melhor é arrumar as trouxas e ir para casa, porque ligar e desligar os aparelhos não lhes faz muito bem à saúde. Assim que ouço trovoada, automaticamente salvo o que estou a fazer... já fui apanhada desprevenida demasiadas vezes. 

Mas acontece assim tantas vezes? Citando um professor, com o qual conversámos durante um almoço sobre o assunto: "não acontece assim tantas vezes". Não... 1 ou 2 vezes por mês em casa e 4 ou 5 vezes por mês na universidade. Quase nunca...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!