Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

LIMA - Peru

Lima, a capital do Peru, foi a primeira cidade que visitamos. Com menos de 24h disponíveis, valeu-nos o city tour para conhecer os pontos mais importantes, porque a cidade é enorme. Lima superou todas as minhas espectativas pois não só tem uma parte mais antiga, no centro, como tem também bairros mais novos e modernos, como o Miraflores, onde se situam muitos dos hoteis. Além disso a cidade é cheia de parques e áreas verdes.

Todos os locais da cidade onde fui eram bastante limpos e organizados. A unica excepção será o transito, que é muito barulhento porque toda a gente busina constantemente. No entanto havia semáforos e passadeiras em todo o lado, o que facilita bastante a vida dos peões.

Tive pena de não poder ficar mais tempo em Lima e conhecer melhor a cidade, desta vez com tempo e a pé. Talvez para a próxima vez...

 Parque del amor, um parque à beira do oceano Pacífico. 

 Escultura no centro do parque.

 Catedral de Lima na Plaza de Armas, uma espécie de praça principal que existe em (quase) todas as cidades peruanas.

 Edifício do governo (ao fundo), também na Plaza de Armas

 Catedral vista por dentro. Imponente e muito bonita.

 Sala de reuniões dentro da Catedral. O papa João Paulo II esteve ali algumas vezes. Na mesma sala estão expostas algumas roupas (deve haver um termo mais técnico mas eu não sei...) que ele usou.

Monasterio de San Francisco, onde visitamos as catacumbas onde eram enterradas pessoas pelo que estão cheias de ossos humanos. Fez-me lembrar a capela dos ossos em Évora.


Estas duas imagens foram retiradas da internet, porque não são permitidas fotos dentro das catacumbas. 


Quem vai ao Peru não consegue vir de lá sem nutrir pelo menos um pequeno ódio pelos espanhóis. É que no século XVI, quando os espanhóis invadiram o Peru, destruíram muito e mataram muito. Esses actos foram maioritariamente executados em nome da religião católica, pois os povos que lá moravam, como por exemplo os Incas, tinham Deuses e crenças diferentes. O ódio pelos espanhóis (não pelos de agora, que há lá muitos turistas de Espanha, mas pelos de antigamente) pode ser visto no olhar magoado de cada peruano, principalmente nos guias quando falam desta parte da história. A imagem da foto acima retrata isso mesmo. Um padre espanhol, com um pé sobre uma cabeça decapitada e o seu coração "convertido" ao catolicismo na mão.

Acho importante reforçar mais uma vez, que não é nada contra os espanhóis de agora. Só contra os daquele tempo.

No Parque del Amor havia também estes "solmáforos" que indicavam qual o nivel de protecção necessária para cada dia. Acho que esta ideia deveria ser importada para Portugal e para o Brasil também, onde o sol abunda e é forte.

Durante esta curta visita a Lima os turistas são também relembrados constantemente do que ainda vão visitar (suponho que são raros os turistas que visitam Lima e não vão a Machu Picchu, a mais famosa cidade Inca do mundo)... e a excitação aumentava mais e mais a cada dia que passava...


2 comentários:

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!