Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sábado, 11 de agosto de 2012

Blumenau


A cerca de 150 Km de Florianópolis fica a cidade de Blumenau. Foi-me dito que é a cidade mais Alemã do Brasil, devido às influencias alemãs trazidas pelos emigrantes, e que parece mesmo uma cidadezinha alemã, com as suas casas, restaurantes e bares. As minhas expectativas subiram ao pensar que poderia por momentos voltar à Alemanha, mesmo que fosse neste país tão distante. 

Desiludi-me completamente...

Um dos poucos prédios de origem alemã 

A cidade verdadeira tem alguns edificios de arquitectura alemã bastante bonitos, espalhados aqui e ali, no meio de outros edificios "normais", e é só isso. Perto do centro existe o famoso centro alemão (parecido a um centro de exposições) que tem 2 ruas cheias de lojas de souvenirs e restaurantes. Nesse centro, as construções são bem alemãs, mas é difícil não pensar que é tudo feito para os visitantes e não verdadeiramente alemão. Escolhemos um dos restaurantes para almoçar e o menu era rico em salsichas, batatas e outras delicias típicas alemãs. Quanto às bebidas queríamos uma boa cerveja alemã, mas o restaurante só tinha... cerveja brasileira. O empregado disse-nos que podíamos pedir cerveja no bar ao lado, que tinha vários tipos, e consumir ali sem qualquer problema. O bar ao lado também não tinha cerveja alemã, tinha sim uma cerveja brasileira que imita a alemã. Os vários tipos de cerveja prometidos, eram vários tipos diferentes mas todos da mesma marca e todos muito fraquinhos...

 Parque alemão

 Uma falsa alemã que por lá apareceu...


Então, assim nem vale a pena visitar Blumenau? Claro que vale! Só não visitem Blumenau com largas esperanças de irem passar o dia à Alemanha, principalmente se conhecem bem este país. 

 Catedral São Paulo Apostolo

 Torre do sino

 Teatro Municipal



Museu da cerveja, onde vimos quantas cores pode ter uma cerveja


Terminamos o dia com um lanchinho, que alemão ou não, era muuuuuiiiito bom!

A caminho de casa passamos ainda por Balneário Camboriú...

 Cristo de Balneário Camboriú


Resumindo, apesar de tudo divertimo-nos imenso e acredito que visitado na altura certa, Blumenau pode ser a animação total. Nós vamos dar-lhe uma segunda oportunidade e voltar lá durante o Oktoberfest, a festa alemã mais tradicional. Nessa altura iremos sem expectativas, para nos podermos surpreender e deixar levar pela festa, sem pensar se é ou não alemã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!