Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Soooo true

Guarda

Hoje dei-me conta que em mais de 3 anos de blog nunca escrevi nem postei fotos da minha própria cidade. Nunca morri de amores pela Guarda mas confesso que foi engraçado ser turista na minha própria cidade. Tive a desculpa perfeita que foi mostrar a cidade a alguém de fora e como sempre as pessoas de fora valorizam sempre mais o que nós tomamos por garantido e vemos todos os dias. A visita não se ficou apenas pela cidade mas estendeu-se à região.

Tiramos fotos fantásticas de fazer inveja a qualquer destino tropical. Até a cerejeira do meu quintal é fotogénica!

Para além disso tive que mostrar como se bebe e come por cá e sei que não desiludi ninguém. 
Foi tudo muito engraçado!


Aveiro

E porque Portugal também é mundo aqui vão algumas fotos do meu país.
Depois de uma passagem (mais) rápida pelo Porto, desta vez decidi ir conhecer melhor Aveiro. Uma cidade relativamente pequena, mas com lugares bonitos e interessantes. Gostei e valeu a pena! Principalmente pela caldeirada de peixe (fresquinho fresquinho) à beira mar que estava fantástica!
Aqui ficam algumas imagens.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aniversário

O nosso chefe fazia anos. Havia festa lá em casa dele. Modestamente, pus-me a fazer pastéis de bacalhau (ou não me deixavam entrar) e achei o máximo quando os contei e tinha 60. Não me pareceu tão fantástico quando cheguei à festa e vi que não era coisa só para o meu grupo, mas estavam lá mais pessoas que pastéis...

A festa foi fantástica. Ele adora música e toca, juntamente com o filho e outros amigos. Houve musica ao vivo a noite toda. Cada um ficava à vontade para pegar em qualquer coisa que fizesse barulho e juntar-se à festa. Houve também cantoria e até eu cantei o refrão da casa portuguesa ao microfone (a modos que correu bastante mal...). Mais uma vez bebeu-se, sambou-se, cantou-se e foi o máximo! A noite acabou às 4h da manhã a comer esparguete com molho de tomate num boteco qualquer ali perto. 

Desta vez deixo um video com boa música brasileira. O cantor é o aniversariante.


domingo, 11 de abril de 2010

Festa bota fora

Por motivos de força maior e suprema importância (basicamente porque sou burra!) vou ter que voltar a Portugal... e volto já amanhã. Como aqui qualquer desculpa serve para fazer uma festa, na sexta festejou-se o meu bota fora. Consta-me que quando voltar vai haver uma festa bota dentro, mas isso já são outras histórias.

Compramos cervejas e amendoins, fez-se paté de bacalhau (inventado à pressão mas de cada vez que há festa é-me exigido levar comida onde o bacalhau esteja presente), e levou-se tudo para o laboratório. Num dos computadores fecham-se as janelas dos gráficos e abrem-se as pastas de musica que estão ali para a ocasião e põe-se o som bem alto. Apagam-se as luzes e está a confusão montada!

Muitas conversas, brincadeiras, dança-se, canta-se, bebe-se e claro... tiram-se fotos! 
Aqui ficam algumas.

Mesa dos aperitivos

Acreditem ou não... isto é o nosso laboratório!

Para ir mudando de cor em vez de se comprar um laser sintonizavel compraram-se luzinhas de natal... bem mais baratas! (piada à físico)

É a leveza da Portuguesa, pois com certeza!

"Vamos pôr esta foto nas apresentações e mostrar que o nosso grupo está cheio de cerveja e mulher bonita" by chefe

Em Troia sê troiano...

... no Brasil... brazilian waxing!

(Yay!)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ônibus

Ainda não foi desta que atinei à primeira com os autocarros. Nunca se sabe bem a que horas passam. Nunca se sabe se passam mesmo. Mesmo que passem nunca se sabe bem se vão mesmo parar. E depois há a lógica dos numeros e das cores. Há 5 cores diferentes consoante o tipo de autocarro (circular, diametral, raial, etc.) e descobri hoje que os algarismos que compõe o numero representam os bairros de onde sai e para onde vai e coisas assim. A lógica está lá, mas é preciso tirar um curso de uma vida para se aprender e memorizar.

E depois há sempre coisas que não se entendem... Por exemplo: estavam duas paragens uma ao pé da outra. Como era uma paragem pequena nem os números dos autocarros que la passam tinha escrito. Perguntei a uma senhora "O 64 pára aqui?". A resposta foi "não, pára naquela ali ao lado". E parou e eu subi. O motorista deve ter percebido o meu ar meio perdido e perguntou:

Mot.- Quer ir para onde?
Eu- Para o centro.
Mot.- Ah, mas para o centro tem que apanhar o 64!
Eu (Com cara de parva a apontar para o número do autocarro)- E? Este não é o 64?
Mot.- É mas tem que apanhar o outro que é verde, ali na outra paragem.
Eu- Mas porque?
Mot.- Porque este é amarelo e não vai para lá.

Explicação? Não há... é uma gralha do sistema. As pessoas daqui já sabem... o verde vai ao centro o amarelo vai para o lado contrário. Quem não sabe... aprende! Nem que seja à força...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Desodorizante

Tudo nesta terra tem desodorizante. O creme de corpo, o creme de mão, o creme de pés, o próprio desodorizante e pasmem-se... o gel para o cabelo também!

Querida mãezinha,

Não te preocupes por eu ter que morar com mais dois meninos. É que na verdade eu moro com um menino e uma menina. Ele parece um menino por fora, mas apresenta vários sintomas de menina.

1) Salta, dá gritinhos e foge de cada vez que vê uma barata ou uma lagartixa.

2) Cada vez que é preciso abrir uma lata, um frasco ou carregar alguma coisa ele vai-me chamar.

3) Veste camisolas rosa e às flores.

4) Faz birrinhas para conseguir o que quer.

5) Ri-se de forma aguda e muito alto.

6) Adora chocolates mas tem medo de engordar.

7) Namora com meninos.


Mas sobretudo... ele é muuuuuiiito engraçado! É ele que anima a casa (até demais). Ouve musica árabe o tempo todo, canta alto ao mesmo tempo e ás vezes ouvem-se uns barulhos que acho que é ele a bater contra os móveis enquanto tenta dançar.
Como vez é o costume... nada é normal, mas tudo dá vontade de rir!
Beijinhos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Lagoa da Pampulha


Finalmente saí à rua de camara na mão. Não fui muito longe... Dei um passeio pela Lagoa da Pampulha. Era sexta feira santa, não havia quase ninguém na rua e soube bem ficar sentada num banco a olha para a água (verde!) e para as palmeiras (também verdes!). E tudo isto a 5 minutos de casa...
 



Palavras para quê?

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pequeno almoço - Parte II

Sim, admito passei-me... mas apeteceu-me partilhar também o pequeno almoço de hoje... Ao postar as outras fotos fiquei com saudades dos feijões, bacon e ovos mexidos da escócia e pronto... lá fui fazer ovos. Mas depois dei-lhe um toque à Brasil...




O fundo é sempre o mesmo... o meu cobertor às riscas...

Pequeno almoço

Pelo-me por um bom pequeno almoço brasileiro... agora passou a ser assim todos os dias!


Falta o suco de goiaba, acerola ou maracujá (é de propósito, só experimento sabores que aí não são tão comuns), que não ficou na foto...