Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Burocracia II

As coisas são tão desorganizadas neste país, que graças a isso não tenho mais problemas... Eu explico.

Quando tirei o visto em Portugal, este custou-me não só muitos euros, como muitas horas de preocupação, muitos documentos inuteis (como uma carta da minha mãe a responsabilizar-se por mim...) e sobretudo muita raiva. As pessoas que atendem atrás do vidro no consulado procuram desesperadamente uma falha nossa, um documento em falta, e quando não encontram o que procuram, arranjam outra forma de nos fazer a vida negra. Eu pedi visto para 2 anos, pois segundo as informações que consegui o poderia prolongar por mais 2 anos aqui no Brasil. O senhor simpático do consulado, pelo qual ainda hoje nutro uma raiva que só visto, achou por bem dar-me só um ano, que poderia ser prolongado por igual tempo, e depois "se for preciso vem cá e pede mais um". 

Quando cheguei ao Brasil e fui registar o visto à Policia Federal onde tive que deixar muitos reais fiquei ainda com mais raiva. Pedindo dois vistos de 1 ano cada em vez de um visto de 2 anos iria custar-me o dobro do preço. Além disso, de cada vez que pensava que ia ter que encarar o senhor simpático do consulado outra vez e levar-lhe uma nova pilha de papéis ficava com arrepios e cheguei a ter pesadelos com isso.

Na sexta feira fui enfrentar a fila da PF novamente. O telefone não funciona lá e a informação é escassa. Perguntei à rapariga que sempre por ali anda a entrar e a sair, o que era preciso para prolongar o meu visto. Ela pegou no meu documento da universidade e desapareceu por 45 minutos. A seguir aparece para me dizer que estou errada, o meu visto não é o II mas estou registada como I. Quase a entrar em pânico digo que não pode ser, que eu juro que sou legal! Ela vai confirmar e desaparece mais 30 minutos...

Volta com o chefe dela e pergunta-me se sou estudante ou trabalhadora, ao que eu respondo que sendo posdoc sou o que ela quiser que eu seja... Ao ver-me nervosa o chefe leva-me até ao seu gabinete e explica-me tudo. Eu estou registada como I mas não há problema algum, é o visto certo, o II é que não era, até porque não existe II que dure 1 ano. Ou seja, cheguei ao Brasil com o visto errado, mas os senhores foram fofinhos e registaram-me no certo, só se esqueceram de me avisar... A seguir o senhor pergunta-me "e quer prolongar o visto por quanto tempo?". Já que parece que a sorte está comigo hoje, vou arriscar... "2 anos, se puder". O senhor sem piscar os olhos diz, claro que pode, vou mostrar-lhe o que precisa. Depois de me explicar um por um os 10 documentos que preciso arranjar, não resisto e pergunto-lhe... "mas não posso so extender o visto pelo mesmo tempo de validade dele?". A sua resposta foi "no caso do I não, pode extender por 2 anos de cada vez. Se vier aqui de novo quando os 2 anos acabarem com os mesmos documentos pode extender mais 2 anos".

Na minha cabeça só passou uma coisa... NUNCA mais vou ter que ver aquele ser que trabalha no consulado do Porto! Ou pelo menos, não tão cedo!

Fiquei feliz o resto do dia, pois apesar de me terem tudo feito errado no consulado em Portugal, a burocracia actuou a meu favor e fez com que estivesse tudo certo! Agora é só arranjar os tais 10 documentos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!