Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Burocracia

Aqui vai a minha ultima experiência com a burocracia brasileira.

O meu visto expira em Maio, mas posso prolonga-lo por mais um ano sem ter que sair daqui. Para tentar perceber quais os documentos necessários fucei desesperadamente a página da Polícia Federal. Não encontrei nada sob o termo "prorrogação de visto", que foi o que me foi dito que eu teria que fazer. Encontrei algo parecido, como renovação de cartão de indentidade estrangeiro. Sem ter a certeza, e como o gabinete da PF fica a dois autocarros e uma manhã de trabalho perdida, decidi ligar para lá. 

Da ultima vez que lá fui (e lhes deixei muitos muitos reais) os senhores foram simpáticos e deram-me dois números de telefone. Liguei para esses e os dois já não existem. Procurei então o novo número na página deles e nada... Fiz várias pesquisas no google sem grandes frutos, até que encontrei na página da universidade um numero que poderia funcionar.

Esse número era o geral e de lá passaram-me o do setor de estrangeiros, que estava sempre ocupado. Tentei ligar várias vezes, remarcando o número continuamente, pois alguma vez haveriam de atender. Ao meio dia em ponto o telefone deixou de estar ocupado e passou a dar sinal de chamada. Chamou umas 10 vezes até que alguém do lado de lá levantou e pousou o auscultador sem falar. Tentei de novo, e aconteceu mesmo... Ahhhh, hora de almoço, só pode...

Da parte da tarde voltei à carga... O número estava sempre ocupado e tentava ligar sem parar. Ao fim de uma boa meia hora decidi ligar para o geral de novo. Lá disseram que não me podia passar informações pois não era da sua área de conhecimento. Reclamei que o número que me tinham dado mais cedo estava sempre ocupado. Qual foi a resposta? "Ah pois, eles lá têm sempre muito que fazer e tiram o telefone do descanso para não terem que o atender. Se quer informações tem mesmo que vir cá".

E amanhã lá vou eu... enfrentar mais uma vez a famosa burocracia brasileira...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!