Ouro Preto é um município no interior de Minas Gerais (escrevi anteriormente sobre O. P. aqui). O nome foi dado devido às várias minas de ouro ali exploradas pelos Portugueses há cerca de 3 séculos atrás. As suas estreitas calçadas, cheias de subidas e descidas muito ingremes facilmente me lembram das ruas da Guarda ou da Covilhã.
A quantidade de igrejas também é impressionante. Em cada esquina há uma igreja, geralmente construídas nos sitios mais altos. Um guia contou-me que as famílias mais ricas gostavam de mostrar as suas posses ofertando grandes somas de dinheiro à igreja, usado para a construção de igrejas. Numa espécie de competição as igrejas eram construídas sempre mais alto que as anteriores na ambição cega de mostrar mais poder e riqueza.
Não deixa de ser engraçado, porque vendo a igreja mais distante, ela parece estar já ali, no entanto para lá chegar é preciso descer muito e subir ainda mais e mais devagar...
Além das vistas, a comida em Ouro Preto é bem mineira e muito boa. Principalmente os doces. A viagem de Belo Horizonte não é longa (de autocarro são cerca de 1h 45 min.) . No entanto vale a pena dormir em Ouro Preto pelo menos uma noite, pelo prazer de se acordar ao som de passarinhos e aproveitar os encantos das pousadas ainda do tempo colonial que lá se encontram.
A porta da direita é o elevador, e a janela é a do meu quarto com visto para as montanhas, a piscina com relvado e parte da vila.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!