Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Motivação e sucesso são directamente proporcionais à atitude... dos outros

Todo o pesquisador tem aqueles momentos emque acha que o que faz não serve para nada, não vai a lado nenhum, e nunca vai ser tão bom como quer. Então:

Na Polónia*:
Dava-me aquele desânimo e insegurança. 
Ia falar com a chefe. 
Saía de lá ainda mais desanimada e a insegurança tinha passado a certeza de que estava a fazer tudo errado.

No Brasil*: 
Dá-me aquele desânimo e insegurança. 
Vou falar com o chefe.
Saí de lá e pensei: "Hoje o sol está mais brilhante, não está?"

*Relato baseado em (várias) experiências próprias, não significa que seja assim na Polonia toda ou no Brasil inteiro.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

lyoncificaoteunome.com

 Porque é que não me chamaram assim quando nasci?????

Saronce Cykojutra

A má educação está em todo o lado

Ontem depois do teatro, estava na fila do Bob's para pedir um gelado. Já tinha pago e a fila era para receber o pedido. Uma senhora de cerca de 60 anos aproxima-se e pergunta-me "Isso aqui é fila para quê?", ao que eu respondo "É fila para gelados, milkshakes e assim, mas se ainda não pediu é só ir ao caixa pagar antes".

E a senhora foi... e voltou... e perguntou a todos os da fila se estava na fila, e foi desconsolada por-se no final da fila lá atrás. Ninguém gosta de esperar, mas no Brasil o serviço nunca é muito rápido e suponho que tal como eu já me habituei, os brasileiros sabem disso. Cinco minutos depois a senhora já está ao meu lado (eu era a 3ª) a tentar passar-me à frente. Quando a moça da frente sai a senhora põe o papelinho dela em frente à empregada e diz "quero um gelado de baunilha". A empregada olha de lado para ela, começa a atender o rapaz à minha frente e diz "mas a senhora já estava na fila?". A senhora com o seu nariz muito levantado responde "Para mim não há filas!". Como sempre fiquei sem saber o que fazer. Será que a aviso discretamente que está a ser altamente mal educada? Será que reclamo sem ser discretamente? Será que a senhora tem mais de 65 anos e tem prioridade? Mas ela não disse nada disso, não explicou nada, simplesmente foi mal educada. Decidi ficar calada. A empregada entrega-lhe o gelado e a senhora diz "o sorvete está mole, eu não quero mais ele, por favor me devolva meu dinheiro". 

Oh santa paciencia! A empregada acabou por me pedir desculpa, mas obvio que a culpa não foi dela. Infelizmente, o conceito de que a alta sociedade brasileira odeia pobres é verdade. Existem mesmo pessoas que por terem mais dinheiro e não terem que ter 3 empregos para sustentar os filhos se acham mais que os outros, e pensam que estão acima de todas as regras e leis. E isso dá-me cabo dos nervos...

Acredite, um espírito baixou em mim

Todos os verões Belo Horizonte recebe uma Campanha de Popularização do Teatro e Dança. Ou seja, durante cerca de 2 meses há mais de 100 espectáculos de teatro a 10 reais (cerca de 5 euros). Muitas delas são peças que viajam pelo país o ano inteiro e que já tornaram famosas e como tal a um preço bem mais alto quando fora da campanha. Como os brasileiros são óptimos a fazer comédia a maioria das peças é de chorar a rir do início ao fim. E haverá melhor para descontrair ao fim de semana do que rir sem parar?

Ontem fui ver a peça "Acredite, um espírito baixou em mim". É a história de um gay que morre e se recusa a viver no céu, reencarnando no corpo de um machão. Muitas das piadas eram baseadas no gay e no seu estilo bichona, mas não achei ofensivo. A parte melhor era sem dúvida quando os próprios actores se começavam a rir e não conseguiam parar... 



A campanha está só no início e espero ver outras peças. A minha próxima aposta será "Mineiros em férias", uma caricatura ao povo do interior que nas férias corre para a praia mais próxima, Vitória, no estado do Espírito Santo. Para nós povo da Guarda, também no interior de Portugal, seria como ir para a praia da Barra em Aveiro, não esquecendo o frango assado, os restos de sardinhas e o garrafão de vinho. 

Parece-me a mim que se portugal tivesse mais comédias, mais anunciadas e mais baratas os teatros também encheriam como aqui e o povo ia acabar por ganhar hábito de ir ao teatro...

domingo, 23 de janeiro de 2011

Camden - Londres

Nos primeiros dias do ano fui até Londres. Apesar de já lá ter estado várias vezes, Londres continua a surpreender-me e continuo a descobrir coisas novas sempre que lá volto. Desta vez descobri Camden, o bairro mais punk da cidade.

As ruas são muito engraçadas e cheias de feiras com roupas, acessórios e outras coisas diferentes. Um edifício que antes acomodava estábulos para cavalos foi transformado numa galeria de lojas divertidas e fora do comum. Num passeio que achamos que ia demorar não mais de duas horas, acabou por nos tomar a tarde toda. E que tarde! Uma das lojas, a maior delas todas, foi transformada numa discoteca. Musica disco altíssima, luzes negas, paredes fluorescentes e onde se podiam encontrar coisas do outro mundo. Desde jogos e brinquedos hilariantes, a roupas disco que ainda só tinha visto na tv, como vestidos cheios de arames em cores que ferem os olhos de tanto brilho. Uma loucura!

O resto das lojas eram mais normais, mas sempre com coisas diferentes das ditas "normais". Para quem procura um estilo diferente, sendo muito diferente ou pouco diferente, Camden é o sítio certo para ir fazer compras! Eu prometi a mim mesma, que no próximo casamento/festa/whatever que tiver, o vestido será de Camden...




quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saudades do Verão?

Eu não :p
Por aqui continua a ser Julho!

Não resisti...

... e fui a Londres de novo! Londres faz-me sempre bem! A mistura cultural é agradável. Adoro ouvir 300 lingues diferentes quando ando na rua e adoro poder pensar que posso comer qualquer tipo de comida do mundo, porque em Londres há de tudo! Além disso há os musicais! São viciantes. 



Fui ver o Thriller, baseado nas músicas do Michael Jackson e... não resisti... fui ver o We Will Rock You pela 3ª vez!!! O Ricardo Afonso, português, voltou ao papel de Galileo, o personagem principal, e adorei vê-lo mais uma vez. Conseguimos bilhetes na 5ª fila e quase me senti em palco. 

O ponto alto foi quase no final, antes da última musica, quando o pessoal aplaude os actores todos. Desta vez ninguém se levantou e eu pensei "bom, alguém tem que ser o primeiro e depois os outros vêm atrás. Vou-me levantar!". E levantei... e bati muitas palmas... e fiquei assim em pé SOZINHA por 2 minutos!!!!! Ninguém se levantou! O J. que estava comigo só se ria e achou tanta graça que também não se levantou! A seguir lá se levantou uma outra rapariga a uns 10 lugares de mim e ficamos assim as duas, em pé, por mais uns dois minutos, até ao resto do público se ter decidido levantar todo!

Só a mim...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Edimburgo

Edimburgo em fotos mais uma vez, mas é uma cidade que não cansa.


 Castelo de Edimburgo ao pôr do sol

 Mercado de Natal alemão

 Carlton Hill

 Craigmillar Castle

 Vista do castelo sobre a cidade

Os rochedos de Arthur's Seat

New Year's Eve
O que me faz perder a cabeça nem é este chocolate de caramelo quente, é o triple chocolate muffin do Costa e o Chai Tea Latte do Starbucks...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Edinburgh Hogmanay

Em Edimburgo a passagem de ano passa-se na rua. Há concertos, DJ's e fogo de artificio às 22h, 23h e à meia noite. O frio é muito mas as pessoas também e por isso nem se sente. Na cidade ainda está o mercado de natal alemão, que cada vez são mais conhecidos e instalam-se em vários países. Por lá bebe-se vinho quente, cerveja quente, ou ponche quente. Pode não parecer mas são todos deliciosos e numa noite bem fria sabem muito bem.

Senti um pouco a falta das badaladas à meia noite mas em compensação canta-se a canção abaixo, desejando a todos um grande ano. Foi um momento engraçado com todos a darem as mãos e assim. Melhor que isso só mesmo a distribuição de abraços e desejos de ano novo a desconhecidos.
Depois da cantoria o povo começa a dispersar e metade vai para casa. Ficam só os mais jovens que dançam ao som da musica até... à 1h da manhã. Depois disso a festa na rua acaba, mas os bares estão todos abertos. As ruas ficam muito engraçadas nessa noite... decoradas com todos os tipos de bêbedos... alguns andam, outros já não, alguns ainda bebem, outros já não conseguem, mas todos gritam e cantam e têm aquele ar de felicidade que só um bêbedo consegue ter. 

Vale a pena experimentar! Edinburgh rules!



Choque de temperatura

Era 1h da manhã quando saí de Belo Horizonte. No caminho para o aeroporto os termometros mostravam 28ºC. Esta temperatura sobre-nos à cabeça e achamos que por muito frio que esteja, não há-de ser assim tão mau. Assim, desci as escadas do avião, já em Lisboa, de manga curta. Pois... abri a mala de mão logo ali e vesti 2 camisolas num instante. Estavam 5ºC. No mesmo dia rumei à Guarda onde encontrei temperaturas perto de 0ºC. 

Até doeu!

Da segunda vez foi muito melhor... deixei Lisboa com 12ºC e três camisolas, que tirei (quase todas) assim que entrei no aeroporto aqui!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Voltei!!!

Há exactamente um mês que não escrevo...

Se por um lado me sinto culpada por não alimentar o meu querido blog, por outro tenho a certeza que não tive como o fazer...

A seguir a uma fase tão intensa em termos de trabalho tive o grande prazer de ter tido uma fase intensa de férias. Merecidas, muito merecidas! Agora estou de volta, com mais curiosidades e aventuras para contar.

Prometo!

Desejo um ano fantástico a todos os meus leitores!