Florianopolis, conhecida como Floripa, é a capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. Florianópolis é uma ilha com 42 praias oficiais (os nativos afirmam que há muitas mais). No verão a sua população triplica, por toda a sua popularidade não só entre brasileiros, mas também entre argentinos e outros povos da América do Sul. Eu fui passar 6 dias a Floripa, incluindo a passagem de ano. Nos três primeiros dias choveu quase sem parar. O hotel era no centro da cidade, o que deu para conhecer o centro, com o seu mercado de peixe, ruas empedradas e árvores centenárias.
Vista nocturna da janela do quarto
Vista diurna do restaurante do hotel
Avenida Beira-mar
Avenida Beira-mar
Ponte Hercílio Luz
Figueira centenária - a iluminação é fantástica! Parece uma árvore de conto de fadas!
A passagem de ano é geralmente passada na Av. Beira-mar, que fica cheia de gente, e de onde é lançado o fogo de artifício. Como estava a chover ficamos apenas pela festa do hotel, que tinha comida, bar aberto e banda ao vivo.
Jantar de passagem de ano
Fui a primeira a entrar, por isso tive direito a uma foto só minha. O pior de se ter um namorado fotógrafo é que ele desaparece mal entramos só para poder tirar fotos à sala antes de mais alguém entrar. O mais engraçado foi um dos garçons, que me viu sentada sozinha, e que com um ar preocupado me veio perguntar se estava tudo bem.
Apetece comer, não apetece?
Fogo de artifício, que durou cerca de 18 minutos, e foi um dos melhores que já vi. Havia em forma de corações, smiles, multicoloridos, e muitos outros.
Como o mundo é pequeno, um dos meus ex-colegas de projecto, que mora na Alemanha, é de Florianopolis e estava por lá a passar férias. Assim, apesar da chuva fomos de carro dar uma volta pelos principais pontos da ilha. As paisagens dos miradouros devem ser lindas num dia de sol, mas nós vimos maioritariamente nuvens...
As praias estavam todas vazias, um cenário bem diferente dos dias de sol.
Peixe balão
Santo Antonio de Lisboa - um dos bairros da cidade
Ribeirão da Ilha - zona sul da ilha
O que se vê no meio do mar são cultivos de ostras, muito populares na ilha. São aos milhares...
Comemos ostras ao natural (cruas só com sumo de limão), cozidas ao vapor e gratinadas com queijo. As que eu gostei mais foram as naturais, pois são as unicas que se sente realmente o sabor da ostra. As gratinadas, por exemplo, só sabem a queijo...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!