Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

domingo, 29 de abril de 2012

Pérolas à Brás (iu) #2 - Vende-se gelo

Mudei de casa e comprei um frigorífico, que tem um pequeno congelador lá dentro. Pequeno congelador é um grande elogio, porque aquilo é mesmo só uma caixa aparafusada dentro do frigorífico. Quem criou este sistema tão inovador não se lembrou do gelo que os congeladores acumulam ao longo dos tempos, porque em todo o redor da pequena caixa há um espaço de cerca de 2cm. Esse espaço é óptimo para acumular gelo já que é impossível tira-lo de lá a não ser descongelando tudo. Sistema anti-roubo portanto, diria o bom vendedor...

Três meses depois de ter comprado tal obra de arte fui forçada a fazer um daqueles dias de praia em casa. Ou seja, descongelar tudo, encher tudo de água, tirar grandes carradas de gelo, chapinhar na cozinha e perder uma tarde inteira a tentar tirar tiras de 2cm de gelo dos buracos da caixa. Na altura reduzi o termostato, porque achei que fabricar aquele gelo todo em 3 meses é serviço de profissional e eu não quero vender gelo na rua (muito comum no Brasil). 

Hoje tirei no mínimo uns 10 pedaços deste tamanho... e ainda dizem que é normal acumular tudo isto em 2 meses... É normal para quem nunca viu um frigorífico decente!

Resultou? Nem por isso... Outros três meses depois o congelador está cheio de gelo outra vez e já só cabe uma ervilha lá dentro. Ligo para a assistência técnica. 

Técnico: Claro que o frigorífico está bom, ele é de alta tecnologia! Tem a certeza que o termostato não está no máximo? Ou talvez o frigorifico esteja a balançar.
Eu: Não está no máximo e não balança nada, que o chão é direito. 
Técnico: Então foi você que se esqueceu de apertar o botão sofisticado do degelo práctico. 
Eu: Eu acredito que o botão funcione, mas o que eu quero saber é porque é que um frigorífico novo acumula tanto gelo em tão pouco tempo.
T: Então... é porque não apertou o botão de degelo práctico!
Eu: Mas eu não teria que apertar esse botão de 2 em 2 meses se o frigorífico fosse bom!!!
T: Ele é bom! A senhora é que tem que apertar o botão...
Eu: Já sei... do degelo práctico.
T: Sim, aperta o botão e ele degela sozinho, a água cai para a gaveta em baixo da caixa e depois ele liga sozinho.

Decidi tentar o sistema avançado... Apertei o botão de manhã e quando voltei a casa no final do dia estava tudo descongelado menos o gelo. As coisas do frigorífico estavam quase quentes e não havia maneira de voltar a ligar o frigorífico porque o raça do botão só tem vai e não tem volta. Voltei a abrir a época balnear na minha cozinha, pois tive que acelerar o processo raspando o gelo e mesmo assim enquanto não caiu o ultimo pedacinho de gelo daqueles espaços de 2cm a porcaria do frigorifico não ligou, mesmo depois de o desligar e ligar de novo à tomada. 

Da próxima vez aproveito a piscina e faço também um piquenique para comer a comida toda do frigorífico...
Daqui a três meses... alguém se quer juntar?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!