Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Pérolas à Brás(iu) #6 - A imprensa

Sempre achei a imprensa brasileira muito mais sensacionalista que a portuguesa. Claro que há de tudo um pouco, mas no geral as notícias são mais bombásticas. Há jornais que todos os dias colocam fotos sangrentas na primeira página, e há jornais que colocam sempre uma foto de uma mulher nua. O que importa é vender e se são mamas que dão lucro, são mamas que se vêm na capa do jornal.

Não tenho costume de comprar jornais ou revistas aqui. As únicas excepções são uma revista de gastronomia de um certo supermercado, porque cada mês se foca na gastronomia de um país diferente, que é exactamente o que eu gosto, e uma revista de corrida que assinei, para poder ter desconto na maioria das corridas. Ao ler os textos destas revistas sempre achei que havia muito pouco trabalho por detrás das reportagens, principalmente na de corrida. Se eu leio um título que diz por exemplo "leia aqui 10 dicas para melhorar a sua performance", eu não espero que sejam coisas obvias e para mim dadas, como treine muito e beba água. 

Não sei porquê, mas ao ler textos como este sempre imagino um homem com os pés na secretária, que lentamente vai vendo websites na internet, vai partilhando coisas no facebook, e chega à sexta feira à tarde, 2h antes do deadline e escreve o que lhe vem à cabeça e já está.

Ontem encontrei um exemplo de um texto assim, num número dessa revista de corrida. Um texto que até tinha tudo para ser um sucesso, mas cujas falhas o tornaram num texto, na minha opinião, inútil. Deixo em baixo apenas três exemplos.

Controle o apetite para não perder o treino 
Bom titulo, que chamou a minha atenção, que às vezes fico com uma fome de leão a seguir ao treino. 

É preciso tomar cuidado para que a ingestão calórica não seja maior que o gasto com a corrida — todo o esforço pode ser jogado fora em uma única refeição. A conta é simples: o gasto do metabolismo basal (quantidade de calorias que o organismo gasta para manter suas funções em repouso) mais o gasto com qualquer atividade física (correr, andar, subir escadas, coçar a cabeça etc.)...

Atenção que isto também é para atletas do coçamento de cabeça, essa actividade física de alto gasto energético!


A seguir segue a descrição do que se comer e quando.

Antes da corrida, ingestão adequada de carboidratos complexos (...) são eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho e pão. Ok, essa eu até sabia.

No pós-treino, a refeição deve ser primeiro proteica (queijo, atum ou peito de peru, por exemplo). Ok, esta também já sabia.

ou suplemento como whey protein (???), e carboidratos de rápida assimilação pelo organismo, assegurando a manutenção e o aumento de massa muscular. Ok, esta é nova. Quais são os carboidratos de rápida assimilação? Porque é que este, menos comum, não tem exemplos de alimentos? Fiquei na mesma... se queres saber mais, vai perguntar à net (coisa que o autor não se deu ao trabalho).

Depois de 30 minutos, é recomendável fazer uma refeição sólida com proteínas, carboidratos e Ž bras. Ok, estou haver que houve ali uma falha e o texto tem uma gralha. Mas o que será que falta ali? Z e depois bras... só pode ser Zebras! Descodifiquei o código! É recomendável fazer uma refeição com proteínas, carboidratos e zebras!


E como este há milhentos outros textos, cheios de gralhas, de falhas e com falta de informação. Estou a falar de imprensa, seja ela online ou em papel. São pessoas que são pagas para escrever reportagens e que por isso deixam tudo muito aquém das expectativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!